sábado, 14 de setembro de 2013

O Processo Bíblico da Frutificação


João 15.4-11

No estudo anterior vimos que, um dos mais belos ensinos do NT é o da união espiritual do pecador remido com o Salvador Jesus Cristo e que somente através desta união os crentes tem acesso aos benefícios da obra salvadora de Jesus.

Vimos, também, que o significado da metáfora da videira e os ramos se torna claro quando consideramos os personagens do drama daquela noite: A videira – Jesus; O agricultor – Deus, o Pai; O ramo frutífero – os onze discípulos; e O ramo infrutífero – Judas Iscariotes.

Concluímos afirmando que, o princípio da frutificação está em que a videira tem que ser a verdadeira – Jesus, o agricultor tem que ser Deus – o Pai, e o ramo tem que ser um crente verdadeiro – uma nova criatura.

Hoje, nosso tema é: O Processo Bíblico da Frutificação – João 15.3-8.

Quando o Senhor Jesus começa a explicar sobre frutificação ele usa uma escala progressiva: v.2anenhum fruto; v.2bfruto; v.2cmais fruto; vv.5, 8muito fruto. Isso indica que o verdadeiro seguidor de Jesus é alguém que cresce espiritualmente produzindo cada vez mais frutos espirituais. A vida cristã autentica está em constante desenvolvimento e crescimento espiritual – Fp 2.12; 2Pe 1.3-11; 3.18.

O Senhor Jesus usa a palavra fruto para falar do resultado do amadurecimento da vida cristã. Um fruto é o resultado natural de um organismo vivo. A igreja de Deus é um organismo vivo e dinâmico, pois se trata do corpo de Cristo – Rm 7.4; 1Co 12.27; Ef 4.12.

O fruto de que trata Jesus é de natureza espiritual, mas pode ser visualizado muitas vezes. A Bíblia fala de vários tipos de fruto espiritual: Os frutos do arrependimentoMt 3.8-10; o fruto de levar pessoas a CristoRm 1.13; o fruto do EspíritoGl 5.22, 23; o fruto do louvorHb 13.15; o fruto da oferta missionáriaFp 4.17. O fruto, aqui, envolve o caráter e o serviço a Deus, tudo como resultado da nossa comunhão com Ele!

O processo de frutificação eficaz é simples e está em permanecer em Cristo (no amor de Deus) (vv.3, 4, 8-10), depender totalmente de Jesus (vv.5, 6), orar continuamente (v.7), e viver contente (alegria completa) (v.11). É sobre esse processo que queremos meditar hoje!

I. Permanecer em Cristo – no amor de Deus (vv.3, 4, 8-10)

O termo grego traduzido por “Estai em” na ACF e “Permanecei” na ARA aparece onze vezes nesses onze versículos e significa manter, continuar, progredir, fazer parte, criar raízes, preservar, alimentar. Tudo isso em relação a nossa comunhão com Jesus que começou no dia da nossa conversão – João 15.16; 2Co 5.17-19.

Permanecer em Cristo inclui a oração – Ef 6.18; 1Ts 5.17, 18; Jd 20; obediência à Palavra – vv.9, 10; Jo 14.15; 1Pe 1.22-25; 1Jo 2.3-6; e confissão de pecados – 1Jo 1.4-2.2.

O fruto ou evidência de estar em Cristo é a continuidade no serviço a Cristo e no seu ensino – Jo 8.31; Cl 1.23; 1Jo 2.24.

II. Depender totalmente de Jesus (vv.5, 6)

v.5 – esse versículo é um lembrete para nunca esquecermos, os discípulos primeiramente e nós, de quem realmente é autosuficiente – Jesus. (Rm 13.36)

v.6 – Este versículo fala sobre a inutilidade de qualquer ramo que deixa de dar fruto. Temos aqui as consequências da não frutificação: 1) será lançado fora – fala da perda de comunhão como Senhor; 2) secará – fala de perda de vitalidade espiritual; 3) lançam no fogo, e ardem – fala de perda de recompensa (galardão).

Por isso o cristão deve depender totalmente de Jesus na sua vida, em todos os sentidos. Atentemos para as advertências em Hb 2.1-4 e 12.1-3.

III. Orar continuamente (v.7)

Como já enfatizamos, a vida cristã inclui a oração – Ef 6.18; 1Ts 5.17, 18; Jd 20. O que entendo sobre orar continuamente, vejo claramente em Efésios 6.18 na NTLH:

Façam tudo isso orando a Deus e pedindo a ajuda dele.
Orem sempre, guiados pelo Espírito de Deus. Fiquem alertas.
Não desanimem e orem sempre por todo o povo de Deus.”

IV. Viver contente (alegria completa) (v.11)

Lendo os vv.9-11, vemos em especial o estreito relacionamento entre Jesus e seus discípulos e as lições que podemos aprender: 1ª) o amor do Pai pelo Filho é o padrão para o amor do Filho pelos seus discípulosv.9; 2ª) a obediência do Filho ao Pai é o padrão para a obediência dos discípulos ao Filhov.10; 3ª) a necessidade de que os discípulos permaneçam no amor do Pai é destacada pela repetição do verbo permanecervv.9, 10; e 4ª) a alegria do Filho é a base para a alegria dos discípulosv.11.[1]

O contentamento no servir ao nosso Senhor Jesus está no seu próprio contentamento em servir ao seu amado Pai. E isso está claro, não só aqui, mas em toda a Bíblia – Ef 5.1, 2; 1Jo 1.3, 4; Hb 12.2.

Creio que “assim como Jesus sustentou que o fato de obedecer ao Pai era a base de sua alegria, do mesmo modo também os crentes que são obedientes aos mandamentos de Cristo sentirão a mesma alegria”[2]. (Jo 16.24; 17.13)

Concluindo

Portanto, para que haja fruto em nossa vida cristã é necessário que permaneçamos em Cristo (no amor de Deus) (vv.3, 4, 8-10), dependamos totalmente Dele (vv.5, 6), oraremos continuamente (v.7), e vivamos contente com o que Deus tem nos dado e nos ajudado a alcançar em nossa vida pessoal e na sua obra (v.11).


Pr. Walter Almeida Jr.
CBL Limeira – 12/09/13


[1] Carson, D. A. Comentário Bíblico Vida Nova, Vida Nova, 2009, p. 1589.
[2] MacArthur, John. Bíblia de Estudo MacArthur, SBB, 2010, p. 1419.

Um comentário:

  1. gostei muito desse comentário, pois foi muito esclarecedor, que Deus continue te abençoando

    ResponderExcluir