Nosso Salmo Messiânico anterior foi o Salmo 102 e
o tema foi: O pedido de um aflito ao Deus eterno e
imutável. Nós o estudamos em três pontos: 1º) O pedido de um aflito por
ele mesmo e a sua cidade – vv.1-11;
2º) A confiança de um aflito no Deus eterno – vv.12-24; e 3º) A confiança de um aflito no Deus imutável
– vv.25-28.
O Salmo Messiânico de hoje é o Salmo 110. As referências messiânicas
que o identificam como salmo messiânico são: 1ª) Salmo 110.1 (este verso é o mais citado dos textos do AT no NT) – Mt 22.44; 26.64; Mc 12.36; 14.62; 16.19; Lc
20.42-44; 22.69; At 2.34-35; Rm 8.34; 1Co 15.25; Ef 1.20; Cl 3.1; Hb 1.3; 8.1;
10.12; 1Pe 3.22; 2ª) Salmo 110.4 –
Hb 6.20; 7.17, 21.
Esse salmo contém uma das mais exaltadas porções
proféticas das Escrituras que apresentam Jesus como um rei santo e um sumo
sacerdote real, algo que nenhum monarca humano de Israel já havia
experimentado. Enquanto retrata o perfeito rei, o perfeito sumo sacerdote e
perfeito governante, o Salmo 110 declara o papel atual de Cristo nos céus, como
Salvador ressurreto (v.1), e seu futuro papel na terra, como monarca em
exercício (vv.2-7). O salmo é claramente messiânico e milenar quanto ao seu
conteúdo.[1]
O nosso tema de hoje é “O Messias – um Rei, um Sumo Sacerdote e um Governante Perfeito”.
Vamos estudá-lo em três pontos: 1º) O Messias – Um Rei Perfeito – vv.1-3; 2º) O Messias – Um Sumo
Sacerdote Perfeito – v.4; e 3º) O
Messias – Um Governante Perfeito – vv.5-7.
I. O
Messias – Um Rei Perfeito – vv.1-3
1. v.1 – Um Rei perfeito
assentado no trono e prestes a reinar sobre os seus inimigos.
2. v.2 – Um Rei perfeito com
domínio e força universal.
3. v.3 – Um Rei Perfeito que é
servido espontaneamente pelo seu povo.
II. O
Messias – Um Sumo Sacerdote Perfeito – v.4
1. v.4a – Prometido por Deus,
que não muda – Nm 23.19; Zc 6.12, 13. “Será a primeira vez na história de Israel
que um rei servirá ao mesmo tempo como sumo sacerdote”[2].
2. v.4b – Eternidade é uma
característica desse Sumo Sacerdote. “Cristo será o último e o maior sumo
sacerdote da história de Israel”[3].
3. v.4c – De uma ordem superior
de sumos sacerdotes – “Melquisedeque, que significa “rei de justiça”, servia
como sacerdote/rei de Salém em Gn 14.17-20, e nos fornece uma ilustração da
ordem do sacerdócio de Cristo – Hb 5.6; 7.17, 20”[4].
III. O
Messias – Um Governante Perfeito – vv.5-7
1. v.5 – Deus, o Pai, estabelece
o governo perfeito do Messias, seu Filho amado Jesus, para o cumprimento
literal das promessas feitas a Abraão a respeito da terra prometida (Gn 12.1,
2) e as feitas a Davi a respeito do reinado (2Sm 7.12-16).
Esse verso também é uma referência direta ao
Milênio – Dn 9.24-27; Jl 2.1, 11, 31; 3.14; Ap 6.16, 17; 14.19; 19.15.
2. v.6 – Esse verso é uma
referência à Batalha do Armagedom, cujo clímax será a segunda vinda de Cristo –
Ap 16.12, 16; 19.15.
3. v.7 – Aqui temos uma
ilustração do governo perfeito e pacifico do Messias e seu poder e vitória – Sl
3.3; 27.6; 75.10; 22.28; Zc 14.9.
Concluindo
Como Igreja de Jesus, aguardamos o arrebatamento
e depois da Grande Tribulação, que ocorrerá depois do arrebatamento, o
estabelecimento do Milênio onde nosso Salvador Jesus, o Messias, conduzirá
todas as coisas como o Rei, o Sumo Sacerdote e o Governante Perfeito. Porque dele e
por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.
(Rm 11.36)
Pr. Walter Almeida Jr.
CBL Limeira – 20/09/13
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