domingo, 28 de abril de 2013

Enfrentado a crise com oração e confiança no Senhor


Salmo 31

Na semana passada, em nosso estudo do Salmo Messiânico, o Salmo 24, nosso tema foi: “Princípios para Adoração Pessoal e Comunitária”. 1º) Deus é adorado corretamente por quem sabe quem Ele é – vv.1, 2; 2º) Deus é adorado corretamente quando suas exigências mínimas são observadas vv.3-6; 3º) Deus é adorado corretamente quando somente ele é o objeto da adoração – vv.7-10.

Hoje, o nosso Salmo é o 31 e a referência messiânica que o identifica como Salmo Messiânico é: Salmo 31.5 – Lucas 23.46 (At 7.59). A diferença entre a afirmação de Davi e a de Jesus, “é que Davi orou estas palavras para não precisar morrer, enquanto Jesus orou assim porque queria morrer”[1].

O Salmo 31 mostra mais uma vez a caminhada de Davi por uma estrada da vida que o leva da angústia à segurança. Vemos por duas vezes ele afirmar como, “em meio a uma terrível provação, recorreu à oração e ao compromisso confiante (vv.1-8, 9-17), e de como o Senhor ouviu e agiu a seu favor (vv. 21, 22), dando-lhe motivo para incentivar outros a terem esperança semelhante”[2] (vv.23, 24).

Norbert Lieth afirma que, o salmista só alcançou o encorajamento total diante de sua situação naquele momento da vida, porque manteve sete verdades diante de seus olhos: 1ª) a justiça de Deusv.1; 2ª) a rocha do Senhorv.2, 3a; 3ª) o nome do Senhorv.3; 4ª) a fidelidade de Deusv.5; 5ª) a graça de Deusv.7-10; 6ª) o Deus salvadorv.14; 7ª) a oração a Deusv.17.

Nosso tema de hoje é “Enfrentado a crise com oração e confiança no Senhor”. O salmo ensina aos servos de Deus a enfrentar a crise com oração (vv.1-18), e garante a eficácia dessa atitude (vv.19-24).

I. Enfrentando a crise com oração e confiança – vv.1-18

Aqui temos um duplo testemunho do salmista: 1º) um testemunho de segurança e salvaçãovv.1-8; e 2º) um testemunho sobre sua real situaçãovv.9-18.

1. Um testemunho de segurança e salvaçãovv.1-8

a. v.1 – na hora das crises da vida, o Senhor é o refúgio de seus servos.

b. vv.2, 3 – aqui o salmista dá a receita vitoriosa para passar pelas crises na vida – buscar a Deus com oração, confiança e devoção.

c. v.4 – o salmista sabe que os inimigos lhe preparam armadilhas, mas ele encontra confiança e total lealdade no Deus que é a sua fortaleza.

d. vv.5, 6 – a oração confiante se baseia em tudo o que Deus revelou de si mesmo – ... Senhor, Deus da verdade. Por isso ele diz: ... confio no Senhor. “Fé verdadeira e lealdade única ao Senhor são inseparáveis”[3].

e. vv.7, 8 – Essa combinação de fé e oração, faz nascer a confiança no Deus onisciente – ... pois tens visto a minha aflição, conheceste as angústias de minha alma e não me entregaste nas mãos do inimigo; firmaste os meus pés em lugar espaçoso. Por isso eu me alegrarei e regozijarei na tua benignidade...

2. Um testemunho sobre sua real situaçãovv.9-18

Agora, o salmista, descreve em detalhes a sua real situação:

a. vv.9, 10 – esgotamento físico e psicológico; pecado e confissão;

b. v.11 – desprezado por seus adversários e abandonado pelos amigos;

c. v.12 – esquecido e ultrapassado;

d. v.13 – envolvido por uma conspiração assustadora;

Mas, ele reage e a sua resposta diante disso é a mesma dos vv.1-8:

a. vv.14, 15confiança – ... confio em ti, SENHOR. Eu disse: tu és o meu Deus. Nas tuas mãos, estão os meus dias...

b. vv.16, 17aoração – ... salva-me por tua misericórdia. ... SENHOR, pois te invoquei...

c. vv.17b, 18 – os salmos rejeitam a ação vingativa, mas permite orações pela intervenção divina contra os inimigos dos servos de Deus – Sl 25.1-3. Em situações como essa devemos observar – Lv 19.18; Pv 20.22; 25.21, 22; Rm 12.18-21.

A mão de Deus não é um lugar onde estamos imunes aos problemas da vida; é o lugar onde eles nos acontecem; nossa proteção não é dos problemas, mas nos problemas[4].

II. Desfrutando da eficácia da oração e confiança no Senhor – vv.19-24

Agora, Davi, retrospectivamente, olhando para a crise e sua vitória sobre ela, tira suas conclusões e faz algumas aplicações:

1. vv.19, 20 – O Senhor abriga os que confiam nele;

2. vv.21, 22 – O Senhor responde aos que o invocam em oração;

3. vv.23, 24 – O Senhor está acessível a todos os seus santos, preservando-os e garantido esperança. No v.24b – ... vós todos que esperais no SENHOR. “Esperar na Bíblia é confiar no que vai acontecer sem saber quando vai acontecer[5].

Concluindo

O Salmo 31 é uma prova de que podemos orar a Jesus sob as situações mais difíceis, que não precisamos ocultar nada diante dEle, mas que podemos trazer-Lhe tudo. Sim, podemos trazer diante dEle, em oração, até as coisas que absolutamente não entendemos e que nos causam incômodo, que talvez até nos causam dúvidas[6].

Pr. Walter Almeida Jr.
CBL Limeira – 28/04/13



[1] Lieth, Norbert. Salmos Messiânicos, Actual Edições, 2010, p. 99.
[2] Carson, D. A. Comentário Bíblico Vida Nova, Vida Nova, 2009, p. 763.
[3] Ibid., p. 763.
[4] Ibid., p. 764.
[5] Ibid., p. 764.
[6] Lieth, p. 109.

Nenhum comentário:

Postar um comentário