domingo, 12 de maio de 2013

Louvor, ensino e bênçãos


Salmo 34

No estudo anterior dos salmos messiânicos, o Salmo 31, nosso tema foi: “Enfrentado a crise com oração e confiança no Senhor”. O salmo ensina aos servos de Deus a enfrentar a crise com oração (vv.1-18), e garante a eficácia dessa atitude (vv.19-24).

No Salmo 31 vemos por duas vezes Davi afirmar, como, “em meio a uma terrível provação, recorreu à oração e ao compromisso confiante (vv.1-8, 9-17), e de como o Senhor ouviu e agiu a seu favor (vv. 21, 22), dando-lhe motivo para incentivar outros a terem esperança semelhante”[1] (vv.23, 24).

Nosso Salmo, de hoje, o 34, tem como referência messiânica, o que o identifica como Salmo Messiânico: Salmo 34.19, 20 – João 19.31-37 (Êxodo 12.46; Números 9.12).

O Salmo 34, com seus 22 versos, é um acróstico muito semelhante ao Salmo 25 “não apenas na forma, mas, também, nos grandes temas”[2]. Em todo o conteúdo do salmo temos aplicações pessoais e coletivas do livramento do Senhor.

O contexto do Salmo 34 é 1Samuel 21.10-15, onde Davi fugindo de Saul cai nas mãos de Aquis (Abimeleque) rei dos filisteus de Gate e fingindo-se de louco garantiu sua libertação e escapou. Davi, aqui, em retrospecto reconhece que não foi a sua astúcia que o libertou, mas, o segredo de sua fuga foi ele ter buscado o Senhor (v.4) e o Senhor o ouviu e o livrou de todas as suas tribulações (v.6).

Assim, Davi, testemunha e louva a Deus por sua bondade para com ele (vv.1-7), estimula e instrui o povo a provar que o Senhor é bom (vv.8-16), e a desfrutar diariamente da sua maravilhosa bondade (vv.17-22).

Nosso tema de hoje é “Louvor, ensino e bênçãos”. Para compreendermos melhor o salmo, vamos dividi-lo em três partes: 1ª) vv.1-7Louvor e testemunho a Deus por Sua bondade; 2ª) vv.8-16Incentivo e instrução à provar a bondade do Senhor; 3ª) vv.17-22 Desfrutando da bondade do Senhor.

I. Louvor e testemunho a Deus por sua bondade – vv.1-7

1. v.1 – O louvor do servo de Deus deve ser diário e ininterrupto. Mesmo diante das aflições da vida presente, assim como foi com Davi.

2. v.2 – O louvor continuo do servo do Senhor é um testemunho vivo da bondade dEle para os humildes que ouvem e se alegrarão.

3. v.3, 5 – um convite à louvar e a confiar no Senhor, para aqueles que ouvem e se alegram com o testemunho e o louvor do salmista.

4. v.4, 6 – testemunho da resposta e livramento do Senhor em uma situação desesperadora – temores e tribulações.

“O testemunho de uma pessoa só é útil para os outros se estiver alicerçado numa verdade imutável a respeito de Deus”.[3]

5. v.7 – Essa afirmação de Davi sobre a proteção constante de Deus mostra que o anjo do Senhor é o agente protetor do povo de Deus sempre presente. Assim, o testemunho de Davi pode ser o testemunho de qualquer crente, porque o anjo do Senhor acampa-se com todos os que o temem.

II. Incentivo e instrução a provar a bondade do Senhor – vv.8-16

1. v.8-10 – Agora o salmista convida a todos os servos de Deus a provar, ver, se refugiar e encontrar suficiência nEle.

2. v.11-14 – Davi instrui o povo de Deus a reverenciá-lo e como ser bem- aventurado: refrear a língua, estabelecer e seguir padrões morais determinados. “Uma vida de reverente temor do Senhor respeita a verdade divina e honra seus valores”[4]. Pedro faz uso dessa parte do salmo para ensinar os cristãos – 1Pe 3.8-12.

3. v.15, 16 – Deus, em sua bondade, ouve os justos, isto é, aqueles que são retos com Deus e comprometidos com uma vida de retidão. Mas, por sua justiça, Deus, pune os ímpios.

III. Desfrutando da bondade do Senhor – v.17-22

Aqui nos verso finais, o salmista, realisticamente reconhece que ser justo não é garantia de uma vida sem problemas. A mão de Deus não é um lugar onde estamos imunes aos problemas da vida; é o lugar onde eles nos acontecem; nossa proteção não é dos problemas, mas nos problemas[5].

1. v.17, 18 – o Senhor escuta, livra, está perto e salva o justo – de todas as suas tribulações e de espirito oprimido.

2. v.19 – Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor de todas o livra.

3. v.20-22 – Em sua proximidade com os seus servos, o Senhor livra, preserva, fica do lado contra os adversários, “paga o que for necessário para suprir nossa necessidade e se oferece a si mesmo como refúgio”[6]. O Senhor faz tudo isso porque ele é bom!

Concluindo

Cabe aqui as maravilhosas palavra de Jesus e as afirmações de Paulo:

Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.
João 16.33
 
Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós.
Romanos 8.18 (vv.28-34)

Pr. Walter Almeida Jr.
CBL Limeira 12/05/13


[1] Carson, D. A. Comentário Bíblico Vida Nova, Vida Nova, 2009, p. 763.
[2] MacArthur, John. Bíblia de Estudo MacArthur, SBB, 2010, p. 704.
[3] Carson, p. 767.
[4] Ibid., p. 767.
[5] Ibid., p. 764.
[6] Ibid., p.767.

Nenhum comentário:

Postar um comentário