sábado, 6 de abril de 2013

Cinco razões porque creio na ressurreição de Jesus


1Coríntios 15.1-11

Neste texto, o apóstolo Paulo, trata de um dos mais gloriosos temas de todos os seus escritos – a certeza da ressurreição de Jesus Cristo e a dos crentes.

Primeiro ele examinou a certeza da ressurreição, desenvolvendo a necessária conexão entre a ressurreição de Cristo e a dos crentes (vv. 1-34). Depois fez um exame de certas objeções (vv. 35 -57). E concluiu com um apelo extraordinário (vv. 58).

Paulo argumenta que a ressurreição é parte integral do Evangelho, observe comigo o que chamo de pontos cardeais:

1) O Evangelho! – v.1, 2 – Irmãos, venho lembrar-vos o evangelho que vos anunciei, o qual recebestes e no qual ainda perseverais; por ele também sois salvos, se retiverdes a palavra tal como vo-la preguei, a menos que tenhais crido em vão.

2) Que Evangelho? – v.3, 4 – Antes de tudo, vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras.

Para Paulo, a morte, o sepultamento e a ressurreição de Cristo ao terceiro dia, formam o evangelho que ele mesmo recebeu do próprio Cristo ressurreto!

Mas, mesmo assim, ele apresenta um argumento de cunho apologético incontestável da ressurreição de Jesus Cristo nos versículos seguintes:

v.5-8 – E apareceu a Cefas e, depois, aos doze. Depois, foi visto por mais de quinhentos irmãos de uma só vez, dos quais a maioria sobrevive até agora; porém alguns já dormem. Depois, foi visto por Tiago, mais tarde, por todos os apóstolos e, afinal, depois de todos, foi visto também por mim, como por um nascido fora de tempo.
 
Esta passagem é a declaração escrita mais antiga que possuímos da evidência histórica da ressurreição de Cristo. A relação das testemunhas oculares parece estar em ordem cronológica.

Os Evangelhos registam nove aparições distintas do Senhor ressuscitado.

v.9, 10 – Porque eu sou o menor dos apóstolos, que mesmo não sou digno de ser chamado apóstolo, pois persegui a igreja de Deus. Mas, pela graça de Deus, sou o que sou; e a sua graça, que me foi concedida, não se tornou vã; antes, trabalhei muito mais do que todos eles; todavia, não eu, mas a graça de Deus comigo.

Ele termina seu prólogo à certeza da ressurreição ligando a ressurreição com a mensagem apostólica. E assim tomando a fé deles, dos coríntios, na ressurreição do Senhor como ponto de partida, Paulo, prova agora que isto logicamente envolve a fé na ressurreição física de todos os outros, que estão nele (vs. 12-19).

v.11 – Portanto, seja eu ou sejam eles, assim pregamos e assim crestes.

Pensando nisso, quero apresentar cinco razões por que creio na ressurreição de Jesus Cristo no texto de 1Coríntios 15.

1ª) A existência da igreja – v.1, 2;

2ª) As Escrituras – v.3, 4;

3ª) As testemunhas oculares – vv.5-7;

4ª) O próprio apóstolo Paulo – vv.8-10;

5ª) A mensagem que pregamos – v.11.

Que Deus nos ajude a crermos que assim como Jesus ressuscitou ele nos ressuscitará também!

Um comentário: