segunda-feira, 15 de abril de 2013

Lições da ressurreição da filha de Jairo


Lucas 8.40-42, 49-56

Quando Jesus voltou da terra dos gerasenos, que fazia fronteira com a Galileia, para Cafarnaum, o texto afirma que: ... a multidão o recebeu com alegria, porque todos o estavam esperando. (v.40) Ao contrário da atitude dos habitantes de Gerasa, que rejeitaram o Senhor, aqui uma grande multidão esperava por ele com grande expectativa.

Mas, da multidão veio um homem chamado Jairo, que era chefe da sinagoga. (v.41a) – Duas perguntas podemos fazer aqui: 1ª) O que era uma sinagoga? 2ª) Quem era e o que fazia um chefe da sinagoga?

1ª) O que era uma sinagoga?

A palavra “sinagoga” é usada com vários significados. 1ª) Era a designação da casa em que acontecia a reunião de culto (local de oração); 2ª) Um lugar para uma reunião dos representantes dessa comunidade; 3ª) Um lugar para educação formal das crianças.

Parece que antes do cativeiro babilônico não havia ainda sinagogas. No NT a sinagoga era conhecida como uma “instituição muito antiga”. No tempo de Jesus havia sinagogas em todos os lugares, mesmo nos menores (Nazaré, Mc 6.2). Em Jerusalém deve ter havido sinagogas em grande número (400 a 500). Cada clã tinha a sua. Mesmo no monte do templo menciona-se a existência de uma sinagoga. A isso se somavam diversas sinagogas na diáspora (At 14.21).

As organizações comunitárias tinham a obrigação de construir sinagogas. Os moradores eram obrigados a participar na construção. Tampouco era proibido a pagãos e prosélitos apoiarem a sinagoga financeiramente (Lc 7.5) e participar dos cultos.

O estilo arquitetônico das sinagogas via de regra era de três naves. Cafarnaum até possuía uma de cinco naves. Presume-se que havia várias entradas, cada nave com a sua própria.

Depois da entrada havia as fileiras de assentos, as quais dirigiam o olhar da comunidade para o interior da sinagoga (o lado oposto da porta). Geralmente era ali que se localizava, atrás de uma cortina, o sagrado. Era uma arca com um rolo da Torá e os demais textos sagrados. Todos eram escritos sobre pergaminho e igualmente enrolados. Durante o culto o sagrado era colocado à mostra.

Na direção do olhar da comunidade também se encontrava um local elevado, com um púlpito para o leitor e o orador.

O culto na sinagoga era formado pela leitura da Escritura, oração e pregação. Ao ser proferida a leitura as pessoas permaneciam em pé, na pregação ficavam sentadas. Até meninos de 12 anos podiam participar da leitura. Uma pregação podia ser feita por qualquer pessoa que tivesse mais de 30 anos e se anunciava previamente junto ao chefe. O Senhor Jesus e seus discípulos usaram com frequência essa oportunidade para anunciar o Evangelho.

2ª) Quem era e o que fazia um chefe da sinagoga?

O presidente da sinagoga, sempre um dos homens mais respeitados, era eleito entre os anciãos da comunidade. Era tarefa dele zelar pela ordem do culto, convidar leitores e pregadores para o serviço, censurar e barrar desordens.

Subordinado ao presidente da sinagoga, estava o zelador ou servidor da sinagoga. Ele chamava por nome os leitores, oradores e pregadores que lhe haviam sido indicados pelo presidente, para desempenharem sua função. Trazia-lhes os escritos sagrados e os guardava novamente com cuidado na arca sagrada após o uso. Ele também executava o castigo dos açoitamentos na sinagoga.

Nas portas de entrada da sinagoga recolhiam-se as esmolas, administradas por um tesoureiro nomeado para tal. Esse cargo também era muitas vezes ocupado pelos mais famosos rabinos e pelas pessoas mais respeitadas, embora no cargo fossem subordinadas ao presidente da sinagoga.

Então o nosso texto diz que veio a Jesus um dos presidentes da sinagoga de Cafarnaum, portanto, uma pessoa de prestígio na cidade. Os evangelhos de Marcos e Lucas se referem ao seu nome, Mateus o chama apenas de chefe: Jairo era o nome desse chefe de uma das sinagogas em Cafarnaum e significa: “o que traz luz”. Ele tem uma filha única de doze anos de idade e é por causa dela que ele vem a Jesus.

Esse fato miraculoso da ressurreição da menina é especial e nos ensina três lições: 1ª) Jesus ouve ao desesperado, seja ele quem for – v.40-42; 2ª) Jesus tem um objetivo primário no que faz – salvaçãov.49-53; e 3ª) Jesus realiza atos miraculosos naturalmentev.54-56.

Primeira LiçãoJesus ouve ao desesperado, seja ele quem for – v.40-42

Ao regressar Jesus, a multidão o recebeu com alegria, porque todos o estavam esperando. Eis que veio um homem chamado Jairo, que era chefe da sinagoga, e, prostrando-se aos pés de Jesus, lhe suplicou que chegasse até a sua casa.
Pois tinha uma filha única de uns doze anos, que estava à morte.
Enquanto ele ia, as multidões o apertavam.

1. ... homem chamado Jairo... chefe da sinagoga... (40, 41) – uma pessoa importante! Mas, inimigo religioso de Jesus. Pois Jesus contrariava muitos dos seus costumes religiosos. Um deles era a cura no sábado!

2. ... prostrando-se aos pés de Jesus, lhe suplicou... tinha uma filha única de uns doze anos, que estava à morte. (42a) – uma suplica desesperada!

Escute o que diz o livro dos salmos:

ð Salmos 12.5 – Por causa da opressão dos pobres e do gemido dos necessitados, eu me levantarei agora, diz o SENHOR; e porei a salvo a quem por isso suspira.

ð Salmos 69.33 – Porque o SENHOR responde aos necessitados e não despreza os seus prisioneiros.

ð Salmos 72.4 – Julgue ele os aflitos do povo, salve os filhos dos necessitados e esmague ao opressor.

3. Enquanto ele ia, as multidões o apertavam. (42b) – Jesus não se intimidou com a multidão para ir à casa de Jairo! Não há obstáculos que possam impedir Jesus de cumprir a sua missão!

Segunda LiçãoJesus tem um objetivo primário no que faz – salvação – v.49-51

 O texto mostra, além do objetivo de Jesus, algumas coisas interessantes:

1ª) Vozes contrarias

ð v. 49 – Falava ele ainda, quando veio uma pessoa da casa do chefe da sinagoga, dizendo: Tua filha já está morta, não incomodes mais o Mestre.

ð v.53 – E riam-se dele, porque sabiam que ela estava morta.

ð A resposta de Jesus as vozes contrariasv.50, 52 – Mas Jesus, ouvindo isto, lhe disse: Não temas, crê somente, e ela será salva. E todos choravam e a pranteavam. Mas ele disse: Não choreis; ela não está morta, mas dorme.

2ª) O milagre foi realizado apenas na presença de um grupo seleto – (v.51)

ð v.51 – Tendo chegado à casa, a ninguém permitiu que entrasse com ele, senão Pedro, João, Tiago e bem assim o pai e a mãe da menina.

O objetivo principal de Jesus em tudo o que ele fez e faz é a salvação eterna!

ð v.50 – Mas Jesus, ouvindo isto, lhe disse: Não temas, crê somente, e ela será salva.

ü  Não temas – não temer a morte e as suas consequências finais;
ü  crê somente – crer em Jesus é a única solução para a todos os efeitos funestos da morte;
ü  será salva –  salva da morte física e do inferno!

Terceira Lição Jesus realiza atos miraculosos naturalmente – v.54-56.

1. v.54 – Entretanto (naturalmente) tomando-a pela mão, disse-lhe, em voz alta: Menina, levanta-te!

2. v.55 – O mandar dar-lhe comida, significa que a menina estava não somente ressuscitada mas em perfeita saúde!

3. v.56 – Seus pais ficaram maravilhados – metaforicamente aqui os pais representam a religião que diante da tragédia não sabe o que faz e cria um ambiente pior do que o ocorrido. Eles se maravilharam de que Jesus não precisasse de mais nada além de falar para a menina voltar a vida.

Concluindo

 Três lições:

ð 1ª) Jesus ouve ao desesperado, seja ele quem for – v.40-42;
ð 2ª) Jesus tem um objetivo primário no que faz – salvaçãov.49-53;
ð 3ª) Jesus realiza atos miraculosos naturalmentev.54-56.

Pr. Walter Almeida Jr.
IBLB Araras – 14/04/13

9 comentários:

  1. aprendi muito com esse texto.. gostei quero aprender mas . e essa pagina nos propociona isso .. exclarecimento

    ResponderExcluir
  2. muito bom gostei.
    A multidão que esperava Jesus estava em carfanaum?

    ResponderExcluir
  3. Na trilha do milagre nada resiste o poder operado por Jesus. Nem.um obstáculo pode em pedir do milagre acontecer .

    ResponderExcluir
  4. Eu gostaria de saber c o Príncipe da Cinagoga acredacreditavam em ressureição? Pq no versículo 52 da uma impressão q Jesus n queria declarar para eles q a menina estava realmente morta, para n causar ali um tumulto entre o povo.

    ResponderExcluir
  5. Uma reflexão maravilhosa que podemos ver nessa passagem vários pregadores interpretam de várias formas essa passagem tão maravilhosa da palavra de Deus o meu ponto de vista de interpretar concorda ou não concordo também interpreta dessa forma que o chefe da Sinagoga estava ali representando a lei no caso a lei no antigo testamento era para mostrar o pecado do povo então a lei por si própria não salva ninguém então o chefe da Sinagoga não poderia salvar a sua filha pois só quem pode ter o poder da salvação é Jesus e ele foi até Jesus e Jesus chegando lá tirou todos que estavam naquele local e só entrou apenas com 3 discípulos representando Deus pai Deus filho e deus espírito santo só através de Jesus Cristo e que pode ser obtida a salvação Então é isso é meu ponto de vista eles representavam a lei não poderia salvar só Jesus que pode ser unico e suficiente Salvador.

    ResponderExcluir
  6. Os três discípulos estavam ali,não representando a santíssima Trindade,eles estavam ali para serem testemunhas oculares do milagre e para verem o que iriam fazer quando Jesus não estivessem mais com eles,porque seriam cheios de poder,com a decida do Espírito Santo sobre a vida deles.

    ResponderExcluir