domingo, 17 de fevereiro de 2013

Três coisas confiáveis – o servo, o Senhor e a sua Palavra.


Salmo 119.153-160

Em nosso estudo anterior, vimos a décima nona estrofe do Salmo 119, 145-152, que começa com a décima nona letra do alfabeto hebraico koph (Cof) e significa “prisão” ou “capacete”. Essa letra era usada para indicar o numeral 100 e é transliterada em português como a letra k. Nosso tema foi: Perto do Senhor (em oração) que está perto (Sua providência)

Hoje, nossa estrofe do Salmo 119 é 153-160, que começa com a vigésima letra do alfabeto hebraico resh e significa “cabeça”. Esta letra era usada para indicar o numeral 200 e é transliterada em português pela letra R.

Nosso tema de hoje é “Três coisas confiáveis”.

De modo geral, a estrofe mostra o salmista como um servo confiável que não se esquece, não se desvia e ama as Escrituras (153, 157, 159a), o Senhor confiável em suas promessas, misericórdia e bondade (154, 156, 159) e a Palavra confiável que nunca muda (160).

I. Um servo confiável que não se esquece, não se desvia e ama as Escrituras – v.153, 157b, 159a

1. v.153 – embora vivendo em um ambiente hostil aos princípios de vida da Palavra de Deus, a fidelidade do salmista à Palavra permanece firme.

2. v.157b – o salmista se mostra confiável porque em meio a essa situação de perseguição, ele afirma “não me desvio, porém, dos teus testemunhos”.

3. v.159a – num mundo onde as pessoas não estão interessadas em procurar e guardar a Palavra de Deus (vv.155, 158), o salmista reafirma o seu amor por ela em oração – “Considera em como amo os teus preceitos...”.

A vida humana é marcada por aflições e a presença corrosiva de pessoas ímpias e infiéis (traidoras), torna necessário a constante renovação que vem do amor, das promessas e da providência de Deus.

II. O Senhor confiável em suas promessas, misericórdia e bondade vv.154, 156, 159b

1. v.154 – a palavra livra, assim como perto do v.151, pertence ao vocabulário do parente mais próximo: o resgatador que se identifica com o seu parente atribulado e o livra completamente. Para o salmista, Deus é o resgatador confiável.

2. v.156, 157a – A misericórdia e o amor de Deus que se comove prontamente e corre ao encontro do seu servo é equivalente à dimensão de cada ameaça.

3. v.159b – O salmista sabe que a renovação das suas forças para continuar vivendo em fidelidade é fruto exclusivo da bondade divina!

III. Palavra confiável que nunca muda (160)

1. v.160a – O salmista reafirma a confiabilidade da Palavra de Deus porque a sua verdade é absoluta e isso desde o princípio de tudo.

2. v.160b – O salmista, acrescenta que ela é confiável por que dura para sempre, isto é, ela nunca deixará de ser a verdade de Deus revelada soberanamente.

Concluindo

Vimos na estrofe de hoje: um servo confiável que não se esquece, não se desvia e ama as Escrituras, o Senhor confiável em suas promessas, misericórdia e bondade e a Palavra do Senhor que é confiável e que nunca muda.

Pr. Walter Almeida Jr.
CBL Limeira - 17/02/13

Nenhum comentário:

Postar um comentário