Em
nosso estudo anterior vimos, em João
14.1-3, as três seguintes lições: 1ª)
Desfrutar da eficaz consolação de Jesus
– v.1; 2ª) Confiar na promessa consoladora de Jesus – v.2; e 3ª) Apreciar
biblicamente o nosso lugar de consolo eterno com Jesus – v.3. O nosso tema
foi: Encorajamento Restaurador
(consolador).
Jesus
havia acabado de explicar que o seu destino era o céu (vv.2, 3). Agora, ele faz uma afirmação para provocar uma resposta
dos discípulos (v.5). Ele queria,
neste momento de ensino e aprendizado, fazer uma verificação e tirar as dúvidas
que os seus discípulos ainda tinha sobre sua Ele e sobre Deus, o seu Pai.
Desse
contexto de afirmações, perguntas, pedidos e respostas, aprendemos duas lições
espirituais importantes: 1ª) A Primeira lição vem da resposta à pergunta
de Tomé: Disse-lhe Tomé: Senhor, não sabemos para onde vais; como saber o
caminho? (v.5); 2ª) A segunda lição vem da
resposta ao pedido de Filipe: Replicou-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o
Pai, e isso nos basta. (v.8).
I. Primeira lição – Só há um caminho, uma
verdade e uma vida – v.6
A
resposta de Jesus a Tomé que, na verdade, estava representando os discípulos,
foi simples, reveladora e objetiva. Jesus revelou ali, não somente a Tomé, mas,
a todos os discípulos, “três conceitos ativos e dinâmicos que são chaves na
formação espiritual de um discípulo: O
caminho que leva a Deus, a verdade que torna o homem livre e a vida eterna que
produz comunhão”[1].
Aqui,
o caminho recebe mais ênfase que a
verdade e a vida. Isto, porque, sem Jesus “não pode haver nenhuma verdade
redentora e nenhuma vida eterna”[2]. Vemos,
assim, três destaques na afirmação de Jesus sobre o caminho:
1. O caminho para Deus é pessoal
– o pronome eu indica que somos salvos por uma pessoa.
Thomas
Kempis refletindo sobre esse versículo escreve: “Sem o caminho não há como ir; sem a verdade não há saber; sem a vida
não há viver. Eu sou o caminho que você deve seguir; a verdade que você deve
crer; a vida pela qual você deve esperar. Eu sou o caminho inviolável; a
verdade infalível, a vida sem fim”[3].
2. O caminho para Deus é exclusivo
– o artigo definido masculino “o” mostra que Jesus é o caminho e não um
caminho. (At 4.12; 1Tm 2.5)
3. O caminho para Deus é Jesus
– Por causa da predominância, no versículo, de que Jesus é o caminho, William
Hendriksen, em seu comentário de João, afirma que a melhor tradução para o v.6
seria: “Eu sou o caminho porque eu sou a
verdade e a vida”. “Jesus é a verdade que revela o Pai, que liberta o homem
e que santifica o crente (Jo 8.32; 17.17)”[4].
II. Segunda Lição – O conhecimento de
Deus está revelado em Jesus – v.7-11
A
filosofia apresenta cinco fontes ou origens para as crenças e o conhecimento
humano: o racionalismo, o subjetivismo, o
empirismo, o pragmatismo e a fé ou o autoritarismo. A Bíblia ensina que o
nosso conhecimento de Deus e a nossa fé nele, resultante desse conhecimento,
origina-se na revelação divina – 1Co 2.6-16; Jo 17.3.
Nos
vv.7-11, onde Jesus conversa com os discípulos sobre o conhecimento que eles
tinham de Sua pessoa e de seu Pai, temos três afirmações:
1ª) É impossível conhecê-lo sem
conhecer ao seu Pai – v.7
– o verbo conhecer aqui é usado no duplo sentido de conhecer por informação e
conhecer por experiência de relacionamento íntimo – Jo 1.10, 31; 3.11; 8.28;
17.3.
2ª) Ele, Jesus, é a revelação
perfeita e pessoal de Deus – vv.8,
9 – Em tudo o que fez e ensinou enquanto esteve aqui no mundo, revelava a
sua ligação intratrinitariana com o Pai – Jo 3.33-36; 5.18-20; 10.37, 38.
3ª)
O verdadeiro conhecimento dele e do Pai
fundamenta-se na fé – v.10,
11 – Jesus, com paciência, ensinou a Filipe e aos outros, que eles precisam
aprender a viver pela fé e não pelo que viam. Eles precisavam urgentemente crer
nele pelas suas palavras e pelas suas obras. “Quem olha com fé para
Jesus é persuadido intimamente da realidade da existência de Jesus no Pai e da
presença do Pai em Jesus”[5].
Concluindo – Como podemos
conduzir pessoas ao conhecimento de Deus?
1º) Anunciando-lhes que só há um
caminho que se deve seguir; uma verdade que se deve crer; e uma vida pela qual
se deve esperar – Jesus! Ele é o caminho inviolável; a verdade
infalível e a vida sem fim!
2º) Ensinando-lhes que conhecendo
Jesus, que é a revelação perfeita e pessoal de Deus, pela fé, se conhece o
único Deus Vivo e Verdadeiro!
Pr. Walter Almeida Jr.
CBL Limeira – 14/02/2013
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