quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Conduzindo pessoas ao conhecimento de Deus


João 14.4-11

Em nosso estudo anterior vimos, em João 14.1-3, as três seguintes lições: 1ª) Desfrutar da eficaz consolação de Jesus – v.1; 2ª) Confiar na promessa consoladora de Jesus – v.2; e 3ª) Apreciar biblicamente o nosso lugar de consolo eterno com Jesus – v.3. O nosso tema foi: Encorajamento Restaurador (consolador).

Jesus havia acabado de explicar que o seu destino era o céu (vv.2, 3). Agora, ele faz uma afirmação para provocar uma resposta dos discípulos (v.5). Ele queria, neste momento de ensino e aprendizado, fazer uma verificação e tirar as dúvidas que os seus discípulos ainda tinha sobre sua Ele e sobre Deus, o seu Pai.

Desse contexto de afirmações, perguntas, pedidos e respostas, aprendemos duas lições espirituais importantes: 1ª) A Primeira lição vem da resposta à pergunta de Tomé: Disse-lhe Tomé: Senhor, não sabemos para onde vais; como saber o caminho? (v.5); 2ª) A segunda lição vem da resposta ao pedido de Filipe: Replicou-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta. (v.8).

I. Primeira lição – Só há um caminho, uma verdade e uma vida – v.6

A resposta de Jesus a Tomé que, na verdade, estava representando os discípulos, foi simples, reveladora e objetiva. Jesus revelou ali, não somente a Tomé, mas, a todos os discípulos, “três conceitos ativos e dinâmicos que são chaves na formação espiritual de um discípulo: O caminho que leva a Deus, a verdade que torna o homem livre e a vida eterna que produz comunhão[1].

Aqui, o caminho recebe mais ênfase que a verdade e a vida. Isto, porque, sem Jesus “não pode haver nenhuma verdade redentora e nenhuma vida eterna”[2]. Vemos, assim, três destaques na afirmação de Jesus sobre o caminho:

1. O caminho para Deus é pessoal – o pronome eu indica que somos salvos por uma pessoa.

Thomas Kempis refletindo sobre esse versículo escreve: “Sem o caminho não há como ir; sem a verdade não há saber; sem a vida não há viver. Eu sou o caminho que você deve seguir; a verdade que você deve crer; a vida pela qual você deve esperar. Eu sou o caminho inviolável; a verdade infalível, a vida sem fim[3].

2. O caminho para Deus é exclusivo – o artigo definido masculino “o” mostra que Jesus é o caminho e não um caminho. (At 4.12; 1Tm 2.5)

3. O caminho para Deus é Jesus – Por causa da predominância, no versículo, de que Jesus é o caminho, William Hendriksen, em seu comentário de João, afirma que a melhor tradução para o v.6 seria: “Eu sou o caminho porque eu sou a verdade e a vida”. “Jesus é a verdade que revela o Pai, que liberta o homem e que santifica o crente (Jo 8.32; 17.17)”[4].

II. Segunda Lição – O conhecimento de Deus está revelado em Jesus – v.7-11

A filosofia apresenta cinco fontes ou origens para as crenças e o conhecimento humano: o racionalismo, o subjetivismo, o empirismo, o pragmatismo e a fé ou o autoritarismo. A Bíblia ensina que o nosso conhecimento de Deus e a nossa fé nele, resultante desse conhecimento, origina-se na revelação divina – 1Co 2.6-16; Jo 17.3.

Nos vv.7-11, onde Jesus conversa com os discípulos sobre o conhecimento que eles tinham de Sua pessoa e de seu Pai, temos três afirmações:

1ª) É impossível conhecê-lo sem conhecer ao seu Paiv.7 – o verbo conhecer aqui é usado no duplo sentido de conhecer por informação e conhecer por experiência de relacionamento íntimo – Jo 1.10, 31; 3.11; 8.28; 17.3.

2ª) Ele, Jesus, é a revelação perfeita e pessoal de Deus vv.8, 9 – Em tudo o que fez e ensinou enquanto esteve aqui no mundo, revelava a sua ligação intratrinitariana com o Pai – Jo 3.33-36; 5.18-20; 10.37, 38.

 3ª) O verdadeiro conhecimento dele e do Pai fundamenta-se na v.10, 11 – Jesus, com paciência, ensinou a Filipe e aos outros, que eles precisam aprender a viver pela fé e não pelo que viam. Eles precisavam urgentemente crer nele pelas suas palavras e pelas suas obras. “Quem olha com fé para Jesus é persuadido intimamente da realidade da existência de Jesus no Pai e da presença do Pai em Jesus”[5].

ConcluindoComo podemos conduzir pessoas ao conhecimento de Deus?

1º) Anunciando-lhes que só há um caminho que se deve seguir; uma verdade que se deve crer; e uma vida pela qual se deve esperar Jesus! Ele é o caminho inviolável; a verdade infalível e a vida sem fim!

2º) Ensinando-lhes que conhecendo Jesus, que é a revelação perfeita e pessoal de Deus, pela fé, se conhece o único Deus Vivo e Verdadeiro!

Pr. Walter Almeida Jr.
CBL Limeira – 14/02/2013


[1] Lima, Josadak. O Padrão do Mestre, AD Santos, 2012, p. 62.
[2] Ibid., p. 62.
[3] Ibid., p. 63.
[4] Casimiro, Arival Dias. Estudos Bíblicos no Evangelho de João, Z3, p. 19.
[5] Josadak, p. 67.

Nenhum comentário:

Postar um comentário