Em nosso estudo anterior vimos décima sétima
estrofe do Salmo 119, 129-136, que começa com a décima sétima letra do alfabeto
hebraico Pê que significa boca. Esta letra era usada para indicar
o numeral 80 e é normalmente transliterada como as letras P ou F em português,
dependendo do caso. Nosso tema foi: A
Palavra de Deus para a edificação plena e libertadora.
Hoje, nossa estrofe do Salmo 119 é 137-144, que
começa com a décima oitava letra do alfabeto hebraico tsade e significa armadilha ou anzol. Esta letra era usada para
indicar o numeral 90 e é normalmente transliterada como as letras com um som parecido
com t+s em português.
Nosso tema de hoje é “O Deus justo e a sua Palavra perfeita”.
De modo geral a estrofe mostra que Deus “se
expressa e se torna conhecido de modo perfeito e eterno em sua Palavra”[1].
Deus é justo (137) e sua Palavra expressa a sua justiça (144); os testemunhos
divinos são estabelecidos com justiça (138, 142). A união entre os dois é
perfeita.
Assim vamos estudar a estrofe em quatro pontos: 1º) A
palavra perfeita expressa o Senhor justo e fidedigno – vv.137, 138; 2º) A
palavra perfeita cativa o servo do Senhor – vv.139, 140; 3º) A
palavra perfeita ocupa a mente do servo do Senhor – vv.141, 142; 4º) A
palavra perfeita traz vida ao servo do Senhor – vv.143, 144.
I. A
palavra perfeita expressa o Senhor justo e fidedigno – vv.137, 138
1. v.137 – A justiça de Deus é a sua
perfeição, pela qual ele se manifesta ativamente contra todo o pecado e mostra
que é totalmente santo. (Conf.: Sofonias 3.1-5)
a. A justiça de Deus também “significa que ele é justo na aplicação da
sua Lei. Ele não mostra favoritismo ou parcialidade”[2].
(Conf.: Salmo 11.4-7)
b. Ele é justo na punição dos pecadores – Dn
9.12, 14; Sl 5.4-6; 2Co 12.5, 6; Ap 16.5, 6.
c. Ele é justo no perdoar os pecados confessados – 1Jo 1.9.
2. v.138 – Deus revela sua vontade
que é justa e fiel para a humanidade, através da sua perfeita Palavra.
II. A
palavra perfeita cativa o servo do Senhor – vv.139, 140
1. v.139 – no confronto diário
com os ímpios que se esquecem da Palavra de Deus, o salmista se mantém firme no
seu zelo pela revelação do Senhor.
2. v.140 – A Palavra,
extraordinariamente refinada, cativa o coração do servo do Senhor e o estimula
a amá-la mais ainda.
III. A
palavra perfeita ocupa a mente do servo do Senhor – vv.141, 142
1. v.141 – não é o que tem ou a
sua posição na sociedade que ocupa a mente do salmista, mas sim a puríssima
Palavra de Deus.
2. v.142 – Deus não muda, por
isso sua justiça é eterna. Sua justiça proclamada por sua Palavra é a verdade
absoluta.
IV. A
palavra perfeita traz vida ao servo do Senhor – vv.143, 144
1. v.143 – a qualidade de vida do
servo do Senhor por ser ameaçada pelas adversidades e as pressões do cotidiano,
mas a Palavra do Senhor é um refrigério para ele em tas situações.
2. v.144 – o salmista, certo de que a Palavra de Deus,
pela qual Deus estabelece a Sua justiça eterna, ora para que receba Dele
discernimento “porque este é o caminho para a vida de verdade”.[3]
Concluindo
A Palavra de Deus, em dois textos, expressa muito
bem a justiça divina em relação ao salvo e ao não salvo:
ð
Salmo 37.28 – Pois o SENHOR ama a
justiça e não desampara os seus santos; serão preservados para sempre, mas a
descendência dos ímpios será exterminada.
ð
Romanos 3.23-26 – Mas agora, sem lei, se
manifestou a justiça de Deus testemunhada pela lei e pelos profetas; justiça de
Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos e sobre todos os que crêem;
porque não há distinção, pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, sendo
justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo
Jesus, a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para
manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os
pecados anteriormente cometidos; tendo em vista a manifestação da sua justiça
no tempo presente, para ele mesmo ser justo e o justificador daquele que tem fé
em Jesus.
Deus tem manifestado de forma prática a sua retidão e justiça em seu
relacionamento com os homens sejam eles justos ou injustos. E isto está muito
claro em sua Palavra.
Pr. Walter Almeida Jr.
CBL Limeira – Janeiro de
2013
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