domingo, 3 de fevereiro de 2013

O Deus justo e a sua Palavra perfeita


Salmo 119.137-144

Em nosso estudo anterior vimos décima sétima estrofe do Salmo 119, 129-136, que começa com a décima sétima letra do alfabeto hebraico que significa boca. Esta letra era usada para indicar o numeral 80 e é normalmente transliterada como as letras P ou F em português, dependendo do caso. Nosso tema foi: A Palavra de Deus para a edificação plena e libertadora.

Hoje, nossa estrofe do Salmo 119 é 137-144, que começa com a décima oitava letra do alfabeto hebraico tsade e significa armadilha ou anzol. Esta letra era usada para indicar o numeral 90 e é normalmente transliterada como as letras com um som parecido com t+s em português.

Nosso tema de hoje é “O Deus justo e a sua Palavra perfeita”.

De modo geral a estrofe mostra que Deus “se expressa e se torna conhecido de modo perfeito e eterno em sua Palavra”[1]. Deus é justo (137) e sua Palavra expressa a sua justiça (144); os testemunhos divinos são estabelecidos com justiça (138, 142). A união entre os dois é perfeita.

Assim vamos estudar a estrofe em quatro pontos: 1º) A palavra perfeita expressa o Senhor justo e fidedigno – vv.137, 138; 2º) A palavra perfeita cativa o servo do Senhor – vv.139, 140; 3º) A palavra perfeita ocupa a mente do servo do Senhor – vv.141, 142; 4º) A palavra perfeita traz vida ao servo do Senhor – vv.143, 144.

I. A palavra perfeita expressa o Senhor justo e fidedigno – vv.137, 138

1. v.137 – A justiça de Deus é a sua perfeição, pela qual ele se manifesta ativamente contra todo o pecado e mostra que é totalmente santo. (Conf.: Sofonias 3.1-5)
a. A justiça de Deus também “significa que ele é justo na aplicação da sua Lei. Ele não mostra favoritismo ou parcialidade”[2]. (Conf.: Salmo 11.4-7)
b. Ele é justo na punição dos pecadores – Dn 9.12, 14; Sl 5.4-6; 2Co 12.5, 6; Ap 16.5, 6.
c. Ele é justo no perdoar os pecados confessados – 1Jo 1.9.

2. v.138 – Deus revela sua vontade que é justa e fiel para a humanidade, através da sua perfeita Palavra.

II. A palavra perfeita cativa o servo do Senhor – vv.139, 140

1. v.139 – no confronto diário com os ímpios que se esquecem da Palavra de Deus, o salmista se mantém firme no seu zelo pela revelação do Senhor.

2. v.140 – A Palavra, extraordinariamente refinada, cativa o coração do servo do Senhor e o estimula a amá-la mais ainda.

III. A palavra perfeita ocupa a mente do servo do Senhor – vv.141, 142

1. v.141 – não é o que tem ou a sua posição na sociedade que ocupa a mente do salmista, mas sim a puríssima Palavra de Deus.

2. v.142 – Deus não muda, por isso sua justiça é eterna. Sua justiça proclamada por sua Palavra é a verdade absoluta.

IV. A palavra perfeita traz vida ao servo do Senhor – vv.143, 144

1. v.143 – a qualidade de vida do servo do Senhor por ser ameaçada pelas adversidades e as pressões do cotidiano, mas a Palavra do Senhor é um refrigério para ele em tas situações.

2. v.144 –  o salmista, certo de que a Palavra de Deus, pela qual Deus estabelece a Sua justiça eterna, ora para que receba Dele discernimento “porque este é o caminho para a vida de verdade”.[3]

Concluindo

A Palavra de Deus, em dois textos, expressa muito bem a justiça divina em relação ao salvo e ao não salvo:

ð Salmo 37.28 – Pois o SENHOR ama a justiça e não desampara os seus santos; serão preservados para sempre, mas a descendência dos ímpios será exterminada.

ð Romanos 3.23-26 – Mas agora, sem lei, se manifestou a justiça de Deus testemunhada pela lei e pelos profetas; justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos e sobre todos os que crêem; porque não há distinção, pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos; tendo em vista a manifestação da sua justiça no tempo presente, para ele mesmo ser justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus.

Deus tem manifestado de forma prática a sua retidão e justiça em seu relacionamento com os homens sejam eles justos ou injustos. E isto está muito claro em sua Palavra.

Pr. Walter Almeida Jr.
CBL Limeira – Janeiro de 2013


[1] Carson, D. A. – Comentário Bíblico Vida Nova, Vida Nova, 2009, p. 863.
[2] Erickson, Millard J. – Introdução a Teologia Sistemática, Vida Nova, 2008, p. 120.
[3] Carson, p. 863.

Nenhum comentário:

Postar um comentário