domingo, 10 de fevereiro de 2013

Perto do Senhor (em oração) que está perto (Sua providência)


Salmo 119.145-152


Em nosso estudo anterior, vimos a décima oitava estrofe do Salmo 119, 137-144, que começa com a décima oitava letra do alfabeto hebraico tsade e significa armadilha ou anzol. Esta letra era usada para indicar o numeral 90 e é normalmente transliterada como as letras com um som parecido com T + S em português. Nosso tema foi: O Deus justo e a sua Palavra perfeita.

Hoje, nossa estrofe do Salmo 119 é 145-152, que começa com a décima nona letra do alfabeto hebraico letra koph (Cof) que significa “prisão” ou “capacete”. Essa letra era usada para indicar o numeral 100 e é transliterada em português como a letra k.

Nosso tema de hoje é “Perto do Senhor (em oração) que está perto (Sua providência)”.

De modo bem simples, a estrofe mostra a vida devocional do salmista, mais especificamente sua vida de oração. Aqui vemos como ele orava (145), pelo que orava (146), quando orava (147), por quanto tempo orava (148), baseado em que orava (149), o que aconteceu quando orava (150), como foi socorrido em resposta as suas orações (151) e que testemunho ele podia dar de todo este processo (152).

Essa estrofe tem coisas interessantes, como:

1º) As duas partes dela correspondem a Tiago 4.8 – “Chegai-vos a Deus...” (v.8a) – vv.145-148; “... e ele se chegará a vós outros.” (v.8b) – vv.149-152.

2º) Os vv.145 e 146 são ligados pela palavra clamo (invoco); os vv.147 e 148 começam com o mesmo verbo (lit.) antecipo-me e antecipam-se, e juntos formam um período de 24 horas de oração e meditação; o v.149 esclarece que a oração não está baseada em compromissos humanos, mas no amor do Senhor; o vv.150 e 151 fazem um contraste entre duas extremidades e; o v.152 encerra a estrofe com a verdade da Palavra eterna do Deus eterno.

Assim, vamos estudar a estrofe em dois pontos: 1º) Perto do Senhor (em oração) – vv.145-148 e; 2º) O Senhor que está perto (Sua providência) – vv.149-152.

I. Perto do Senhor (em oração) – vv.145-148

Da vida de oração do salmista, expressa aqui, aprendemos três lições:

1. A oração é inseparável da vida obediênciav.145 – “... invoco... ouve-me... observo...” – “Sem um compromisso moral sério a intercessão é meramente egoísta”.[1]

2. A oração é inseparável da autonegaçãovv.146, 147a – “não que a nossa urgência torne a oração eficaz, mas na verdadeira oração existe um elemento de compromisso sacrificial”.[2]

3. A oração é inseparável da Palavra de Deusvv.147, 148 – Sem a Escritura, “não temos condições de saber o que esperar ou pedir”[3].

Quando se tem sede verdadeira de Deus, quando Ele e buscado de todo o coração, então, encontra-se o caminho para se estar frente a frente com Ele. “A oração sincera tem um objetivo e aqueles que se dedicam a orar desta maneira aguardam um resultado concreto. O Salmista busca a resposta de Deus porque todas as suas expectativas estão exclusivamente em Deus. O Salmista sabe que só poderá ser ouvido por Deus se ele mesmo estiver ouvindo a Deus [4].

II. O Senhor que está perto (Sua providência) – vv.149-152

1. v.149 – o salmista confia que Deus ouve suas orações por Sua bondade e que renova a sua vida pela Sua Palavra.

O Salmista descarta completamente a possibilidade de ser ouvido por méritos próprios. Ele confia na bondade de Deus. Quando Deus ouve uma oração baseada em Sua bondade Ele: ignora qualquer imperfeição que possa existir na oração; perdoa os pecados daquele que está orando; e garante a satisfação do pedido feito, mesmo que o ofertante da oração não mereça absolutamente nada.[5]

2. vv.150, 151 – os inimigos do salmista estão se aproximando dele com intenções malignas, porque se afastam da Palavra de Deus. Mas, ele, sabe que o Senhor está perto!

A palavra perto, aqui no v.151, está “ligada ao ‘resgatador’, o parente mais próximo.   O Senhor se comprometeu a ser o nosso parente mais próximo, aquele que quando estamos desamparados, assumi a responsabilidade pelo suprimento de todas as nossas necessidades”[6].

3. v.152 – o salmista conhece ao Deus eterno e imutável, por isso fez essa afirmação. Um Deus eterno e imutável tem e estabelece soberanamente Sua Palavra para sempre.

Concluindo – algumas perguntas para nossa reflexão e aplicação:

1)  Como está nossa vida de oração? Quanto tempo temos investido em oração? Qual é nossa atitude quando estamos orando?

2) Temos certeza que somente Deus é poderoso o suficiente para nos ajudar verdadeiramente?

3)  Quando oramos, descansamos no fato de que Deus nos ouve baseado exclusivamente em Sua bondade? (Rm 8.26).

4) Temos convicção e coragem de afirmar que o Deus eterno e imutável está perto de nós?

Pr. Walter Almeida Jr.
CBL Limeira – janeiro de 2013


[1] Carson, D. A. – Comentário Bíblico Vida Nova, Vida Nova, 2009, p. 863.
[2] Ibid., p. 863
[3] Ibid., p. 863.
[4] Meimaridis, Rev. Alexandros – Apostila de Exposição do Salmo 119, p. 48.
[5] Ibid., p. 48
[6] Carson, p. 863.

Um comentário:

  1. Bom dia que explicação maravilhosa me ajudou muito nos meus estudos
    Muito obrigada

    ResponderExcluir