Em nosso estudo anterior, vimos a vigésima estrofe do Salmo 119, 161-168, que começa com a vigésima letra do alfabeto hebraico resh e significa “cabeça”. Esta letra era usada para indicar o numeral 200 e é
transliterada em português pela letra R. Nosso tema foi: Três coisas confiáveis – um servo, um Senhor
e a sua Palavra.
Hoje,
nossa estrofe do Salmo 119 é a vigésima primeira, 161-168, que começa com a vigésima
primeira
letra do alfabeto hebraico Sin ou Shin que significa dente. Esta letra era usada para indicar o numeral 300 e é
transliterada em português pela letra S
e também pelo som composto pela combinação das letras Sh. A diferença no som é causada pela colocação do ponto sobre a
letra à esquerda como acima ou à direita.
Nosso tema de hoje é coração fiel, vida fiel e observância fiel.
Para efeitos de estudo podemos dividir a estrofe
em três partes: 1ª) vv.161-163 que mostra o coração fiel – o que ele teme, o que ele valoriza e o que
ele ama; 2ª) vv.164-166 que mostra uma vida fiel – louvor constante, sem tropeço e obediente;
e 3ª) vv.167-168 que mostra a observância fiel – obediência que nasce do amor e cujo objetivo é agradar.
I. Coração
fiel – o que ele teme, o que ele valoriza
e o que ele ama – vv.161-163
1. v.161 – independentemente da
sua situação momentânea, o salmista, teme (guarda) a Palavra de Deus – ...
porém o que o meu coração teme é a tua palavra.
2. v.162 – o que o salmista
valoriza de verdade e alegra o seu coração está na Palavra do Senhor –
Alegro-me nas tuas promessas, como quem acha grandes despojos.
A
linguagem usada neste verso é militar. Despojos
eram os benefícios que se colhiam somente após tremendas lutas e muitas vezes,
grandes sacrifícios. “O mesmo é verdade com nossa relação com a Palavra de
Deus. Dúvidas, indolência, distrações, amor ao pecado, o clamor do mundo e
outras coisas mais, precisam ser encaradas e vencidas mediante a fé e uma
atitude incessante de combate por parte dos nossos corações e mentes. Os que se
aplicam desta maneira têm garantida a promessa de que as Escrituras se abrirão
como se fossem grandes riquezas”[1].
3. v.163 – do mesmo modo como ama
a Escritura, o salmista abomina e detesta o pecado.
II. Vida
fiel – louvor constante, sem tropeço e
obediente – vv. 164-166
1. v.164 – A palavra hebraica shebá que significa sete, não indica uma
quantidade literal de vezes. Por isso, “a intensão do salmista, ao citar o
número que representa a perfeição na cultura judaica, era indicar que sua
disposição de louvar a Deus era constante durante todo o dia. Precisamos aprender
com o Salmista: Porque a tua graça é melhor do que a vida; os meus lábios te
louvam”[2]
(Sl 63.3).
2. v.165 – O salmista afirma que resultado imediato do amor a
Palavra de Deus é a paz. Para Paulo, essa é a paz que excede todo entendimento
– Fp 4.7! Aquela paz que nos foi dada pelo próprio Jesus – Jo 14.27. Uma paz
que não é abalada pelos muitos altos e baixos da vida humana.
3. v.166 – Para o salmista, a perseverança e a obediência à
Palavra do Senhor devem ser o motivo diário da vida do servo de Deus.
III. Observância
fiel – obediência que nasce do amor e
cujo objetivo é agradar – vv.167, 168
1. v.167 – O salmista considera que a busca intensa pela
observância dos princípios da Palavra de Deus vem do amor profundo por ela.
2. v.168 – O salmista não está falando aqui de conformidade externa aos
mandamentos, e sim de verdadeira obediência. Esta é a obediência que começa no
coração e se manifesta em atos que refletem o verdadeiro temor do Senhor. Ele
não escolhia, entre os mandamentos do Senhor, aqueles que ele desejava
obedecer. Todos lhe eram igualmente importantes. Assim, ele, não moldava sua
vida de acordo com suas próprias conveniências ou definições e sim de acordo
com a Palavra de Deus.[3] Além do
que, ele, afirma: “... pois na tua presença estão todos os meus caminhos”.
Concluindo
O verbo amar
aparece nas três partes em que dividimos a estrofe – vv. 163, 165 e 167. O
ensino disso é: “o coração fiel guarda
seu amor pelo ensino do Senhor por meio da correspondente aversão pelo que é
falso (163); a vida fiel desfruta de
paz em consequência de amar o ensino do Senhor (integridade; paz com Deus,
com as pessoas, e paz de espírito; um vida completa e equilibrada) (165); o observador fiel é motivado por amor pelo
que o Senhor testificou a respeito de si mesmo (167)”[4].
Pr. Walter Almeida Jr.
CBL Limeira – 24/02/2013
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