domingo, 20 de janeiro de 2013

Vivendo na dependência de Deus por sua Palavra


Salmo 119.121-128

A semana passada, estudamos a décima quinta estrofe do Salmo 119, 113-120, que começa com a décima quinta letra do alfabeto hebraico Sâmed e não tem um significa conhecido. Essa letra era usada para identificar o numeral 60 e é normalmente transliterada como a letra S em português. Nosso tema foi: Buscando integridade diante de Deus por sua Palavra.

Hoje, nossa estrofe do Salmo 119 é 121-128, que começa com décima sexta letra do alfabeto hebraico Áin e significa “olho ou fonte”. Esta letra era usada para indicar o numeral 70. Dependendo de como soa no hebraico pode ser representada em português pelas letras “g” ou “r” como soam em sons guturais produzidos no fundo do palato.

Nosso tema de hoje é: Vivendo na dependência de Deus por sua Palavra.

Em linhas gerais, na estrofe, o salmista percebe e vivência uma situação em que mesmo sendo ele obediente a Deus e buscando a excelência da vida na perfeição da Palavra de Deus, as pessoas opressivas e arrogantes parece que aumentam em número e predominam no mundo. O que ele mostra aqui, é a verdade absoluta da Palavra de Deus sendo desprezada pelo mundanismo e o resultado final é que só a ação divina poderá resolver isso. (vv.12e, 126)

Assim, o salmista, procura viver na dependência de Deus por sua Palavra, no meio do caos estabelecido pela pecaminosidade humana na sociedade. E ele faz isso orando (vv.121-125) e declarando a sua fidelidade a Deus (vv.126-128).

I. Vivendo na dependência de Deus em oração constante – vv.121-125

1. vv.121, 122 – em seu cotidiano, o salmista, vive pela Palavra de Deus, mas como os opressores e soberbos se multiplicam, ele busca a Deus em oração para que o livre deles em suas ações maléficas.

2. v.123 – temos aqui um típico clamor, de um servo de Deus, que já não aguenta mais a multiplicação da iniquidade e o esfriamento do amor. Mas, é alguém que está esperando confiantemente pela salvação e justiça divina.

3. v.124 – o salmista pede um tratamento misericordioso da parte de Deus, ele sabe que não é perfeito; e ensino da Palavra para não se desviar do caminho da obediência.

4. v.125 – aqui temos o salmista reafirmando, diante de Deus, sua postura de servo e mais uma vez a petição por compreensão da verdade divina.

II. Vivendo na dependência da Palavra de Deus em fidelidade vigilante – vv.126-128

1. v.126 – temos aqui, da parte do salmista, a afirmação da necessidade de ação divina diante de tanta iniquidade. Diariamente ele via os mandamentos de Deus sendo pisoteados por uma humanidade enlouquecida pelo frenesi do pecado. E é isso mesmo que vemos em nossos dias.

2. v.127 – a declaração de fidelidade do salmista, aqui, é de amor a Palavra de Deus como o seu principal tesouro.

3. v.128 – e a declaração de fidelidade, aqui, é primeiro, de aceitar a total correção da Palavra (v.128a) e, segundo, de aversão aos caminhos errados (v.128b).

Concluindo

O que o salmista nos ensina, aqui, no seu contexto, que está bem parecido com o nosso, é que para termos uma vida de obediência a Deus é necessário depender dele de modo integral, com tudo o que somos e temos. Para isso precisamos de comunhão constante com Ele, em oração, de conhecimento e amor por sua Palavra e total aversão aos caminhos mundanos.

Pr. Walter Almeida Jr.
CBL Limeira 2013 

Nenhum comentário:

Postar um comentário