segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

A Palavra de Deus para a edificação plena e libertadora


Salmo 119.129-136

A semana passada, estudamos a décima sexta estrofe do Salmo 119, 121-128, que começa com a décima sexta letra do alfabeto hebraico Áin e significa “olho ou fonte”. Esta letra era usada para indicar o numeral 70. Dependendo de como soa no hebraico pode ser representada em português pelas letras “g” ou “r”. Nosso tema foi: Vivendo na dependência de Deus por sua Palavra.

Hoje, nossa estrofe do Salmo 119 é 129-136, que começa com a décima sétima letra do alfabeto hebraico e significa boca. Esta letra era usada para indicar o numeral 80 e é normalmente transliterada como as letras P ou F em português, dependendo do caso.

Nosso tema de hoje é: A Palavra de Deus para a edificação plena e libertadora.

A estrofe mostra a convicção do salmista sobre o caráter sobrenatural da ação da Palavra do Senhor (129) para a edificação plena e libertadora do servo de Deus (130, 135) e seu profundo desapontamento e tristeza pelas atitudes daqueles que não tem temor à Palavra de Deus (136).

Então, vamos estudar a estrofe em dois pontos principais: 1º) A ação da Palavra do Senhor para a edificação plena – vv. 129-132 e; 2º) A ação da Palavra do Senhor para a edificação libertadora – vv. 133-136.

I. A ação da Palavra do Senhor para edificação plena – vv. 129-132

1. v.129 – o salmista expressa aqui a sua opinião sobre o caráter sobrenatural da ação da Palavra de Deus.
a. Ele usa uma palavra hebraica, que foi traduzida por admiráveis, que é semelhante a nossa palavra sobrenatural. E também usa uma palavra hebraica, que foi traduzida por observa, que significa, também: guardar, proteger, manter intacta.
b. Creio que ele quer dizer que, a ação divina admirável ou sobrenatural da Palavra do Senhor é eficaz na edificação completa, quando é aceita, observada ou guardada pelo servo de Deus.

2. v.130 – Ele esclarece melhor sua convicção aqui, mostrando que a luz da Palavra do Senhor, sua ação sobrenatural, ilumina ou dá compreensão adequada aos simples, pessoas que precisam de orientação, para um viver diário de obediência ao Senhor.

3. v.131, 132 – após afirmar sua convicção na ação poderosa da Palavra, para a edificação plena do servo de Deus, o salmista clama em oração por essa ação em sua vida. Ele diz: “... anelo os teus mandamentos. Volta-te para mim e tem piedade de mim...”. E porque ele ora desse modo? Porque sabe que Deus age dessa forma: “... segundo costumas fazer aos que amam o teu nome”.

II. A ação da Palavra do Senhor para a edificação libertadora – vv. 133-136

1. v.133, 134 – Em sua oração, o salmista, mostra que a edificação plena pela instrumentalidade da Palavra, não somente firma os passos do servo de Deus, na Palavra, mas, livra do domínio do pecado e da opressão mundana, e estimula-o a um viver segundo a Escritura.

2. v.135 –  Aqui, no final de sua oração ele, expõe a necessidade pessoal da iluminação diária da Palavra pelo seu ensino que vem do próprio Senhor.

3. v.136 – Ele termina sua décima sétima estrofe intercedendo contritamente diante de Deus pelos homens – “porque os homens não guardam a tua lei”.

Concluindo

A ação sobrenatural da Palavra do Senhor para a edificação plena e libertadora do servo de Deus vem pelo contato direto com a Palavra e com o Deus da Palavra diariamente.

Por isso as afirmações: “A explicação das tuas palavras ilumina e dá entendimento aos inexperientes. Faze o teu rosto resplandecer sobre o teu servo, e ensina-me os teus decretos”. (vv. 130, 135 – NVI)

Pr. Walter Almeida Jr.
CBL Limeira – 27/01/13

Nenhum comentário:

Postar um comentário