domingo, 13 de janeiro de 2013

Buscando integridade diante de Deus por sua Palavra


Salmo 119.113-120

Em nossa primeira reunião de ensino dominical de 2013, estudamos a décima quarta estrofe do Salmo 119, 119.105-112, que começa com a décima quarta letra do alfabeto hebraico Nun e significa peixe. Essa letra era usada para identificar o numeral 50 e é normalmente transliterada como a letra N em português. Nosso tema foi: A Palavra de Deus e os desafios do dia a dia.

Hoje, nossa estrofe do Salmo 119 é 113-120, que começa com a décima quinta letra do alfabeto hebraico Sâmed e não tem um significa conhecido. Essa letra era usada para identificar o numeral 60 e é normalmente transliterada como a letra S em português.

Nessa estrofe o salmista faz um contrate entre o que busca servir a Deus com integridade e “com os indecisos, os malfeitores, os que se desviam e os ímpios”[1]. Os pontos que os distinguem são: 1º) de modo visível, a Palavra – amada (v.113, 119), guardada (v.115), lugar de refúgio e base para esperança (v.114) e foco no que se deve atentar com firmeza (v.117); 2º) interiormente, o Senhor – “pois esperar na Palavra é refugiar-se no Senhor”[2] (v.114); a Palavra são os mandamentos de Deus (do meu Deus – v.115); e, o “temor da Palavra e o temor do Senhor andam juntos (120). Por outro lado, os que procuram meio termo e os ímpios, ao rejeitarem a palavra, são rejeitados pelo Senhor (118)”[3].

Nosso tema de hoje é: Buscando integridade diante de Deus por sua Palavra

Para o salmista, aquele que busca integridade diante de Deus, primeiro, deve ser uma pessoa diferente (vv.113-115); segundo, tem sua vida amparada por Deus (vv.116, 117); terceiro, sabe que Deus é santo (vv.118, 119); e quarto, ama e teme a Palavra e o Deus da Palavra (vv.119b, 120).

Assim, aquele que busca integridade diante de Deus por sua Palavra:

I. Primeiro – Deve ser uma pessoa diferente – vv.113-115

1. v.113 – diferente, porque aborrece uma vida dupla, isto é, uma vida hipócrita e pretenciosa. E opta por amar a Palavra de Deus, que, para ele, significa obedecê-la. Ele sabia que, obedecer aos mandamentos de Deus é um modo de demonstrarmos que o amamos (Conf.: Jo 14.15).

2. v.114 – diferente, porque faz da Palavra seu lugar de refúgio e base para esperança e entende que esperar nela significa refugiar-se no Senhor.

3. v.115 – diferente, porque guarda a Palavra e afasta-se da comunhão com os malfeitores. Ele sabe que, segundo as Escrituras, não tem como existir comunhão entre o que serve a Deus e o que não serve. (Conf.: Sl 6.8)

a. Infelizmente, a cristãos que advogam que podemos ter comunhão com os não cristãos sem sofrermos as consequências deletérias da mesma – 1Co 15.33.
b. No NT, há uma advertência séria sobre isso – 2Co 6.14-18; Tg 4.4-10.
c. Os não cristãos observam a diferença entre eles e os cristãos – 1Pe 4.1-6.

II. Segundo – Tem sua vida amparada por Deus – vv.116, 117

A ajuda divina é indispensável para aquele que busca ser integro diante de Deus,
pela sua Palavra. Sabedor disso, o salmista, ora diante do Senhor por amparo e sustento psicológico e espiritual.

1. v.116 – o amparo que o salmista pede a Deus, é de acordo com as promessas Dele.

2. v.117 – A palavra hebraica usada aqui, pelo salmista, para pedir a Deus que o sustente é sa’ad, que também significa apoiar, permanecer, estabelecer, fortalecer e confortar. O Salmista contava com a força de Deus para manter-se firme na fé e obediência a Deus. Para não ter do que se envergonhar.

III. Terceiro – Sabe que Deus é santo – vv.118, 119

As palavras santo e santidade, na Bíblia, significam separado e separação. As Escrituras falam da santidade de Deus em dois sentidos: 1º) No que se refere ao fato de Deus estar separado de todas as suas criaturas e exaltado acima delas – Êx 15.11. 2º) No que se refere a separação de Deus de todo o mal e de todo pecado – Isaías 59.2.

Deus é santo e a sua santidade é a perfeição divina, pela qual ele eternamente  mantém sua excelência moral, aborrece o pecado, e exige pureza moral em suas criaturas.

A santidade de Deus é manifesta em tudo o que ele faz – nas sua obras, em sua Palavra e na sua ação redentora da humanidade por Jesus Cristo, nosso Senhor!

1. v.118, 119 – o salmista sabe que, embora sejam alvos da graça de Deus, os que se afastam deliberadamente Dele e de sua Palavra, e se entregam à falsa ilusão do pecado, sofrerão as consequências do desprezo e rejeição do juízo divino. (Sl 9.17)

IV. Quarto – Ama e teme a Palavra e o Deus da Palavra – vv.119v, 120

1. v.119b – No v.113, vimos que o salmista optou por amar a Palavra de Deus, que, para ele, significava obedecê-la. E que, obedecendo ao ensino da Escritura, é uma demonstração de que ele ama a Deus. (Conf.: Jo 14.15).

2. v.120 – Em sua consideração sobre o fim dos que se esquecem de Deus, por ignora-lo e também a sua Palavra, o salmista, reverencia o Senhor com temor e também expõe o seu temor em relação aos Seus juízos, Sua Palavra.

Concluindo

Em sua busca da excelência da vida na perfeição da Palavra de Deus, o salmista, procurar servir a Deus com integridade amando, guardando, tendo como lugar de refúgio, como base para esperança e como foco no que se deve atentar com firmeza, a Palavra de Deus. Que o Senhor no ajude a buscar o mesmo!

Pr. Walter Almeida Jr.
CBL Limeira – 01/2013


[1] Carson, D. A. – Comentário Bíblico Vida Nova, Vida Nova, 2009, p. 861.
[2] Ibid., p. 861.
[3] Ibid., p.861.

Nenhum comentário:

Postar um comentário