sábado, 1 de março de 2014

Quinto Mandamento

Êxodo 20.12

Em nosso estudo anterior:

ð  Vimos que, o quarto mandamento abre espaço para a devoção. Um dia dentre sete deve ser separado para deixar-se de lado todo o resto a fim de deleitar-se em Deus.
ð  O Senhor Jesus, no que falou e no que fez, não revogou o quarto mandamento. Antes, tanto cumpriu quanto atualizou as promessas do AT.
ð  A novidade trazida pela ressurreição do Senhor Jesus, no domingo, toma lugar não apenas na mente e no coração dos crentes, mas também no calendário cristão. Os irmãos, agora, se reúnem para partir o pão no primeiro dia da semana – At 20.7.
ð  Assim, da criação à ressurreição, o dia designado para descanso e devoção era o sétimo. A partir da ressurreição, os cristãos passaram a reunir-se para cultuar a Deus no primeiro dia da semana. Para esclarecer, o termo sábado não significa sétimo, e sim, descanso. (Jo 20.1; At 20.7)
ð  Terminamos meditando que é impressionante como Deus exige poucas coisas de nós: Que o amemos acima de tudo, que o amemos como ele é e não a um ídolo forjado por nossa imaginação, que falemos dele com amor e respeito e, por fim, que dediquemos tempo a ele e ao seu reino.

Nosso estudo de hoje é sobre o quinto mandamento – Êxodo 20.12 – Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá.

Deus, no quinto mandamento, faz exigências a dois grupos de pessoas: filhos e pais. Essa referência à esfera familiar deve-se “ao fato de que a família é a célula mais básica da vida social humana e o modo como vivenciamos os relacionamentos nela afetam nossos relacionamentos nas demais esferas”.[1]

Mas, as orientações aqui, não se restringem apenas à família e podemos ampliar o significado dos termos pais e filhos, atribuindo as eles a ideia de sujeição e exercício de autoridade. Assim, o quinto mandamento, reforça o valor e importância da autoridade.[2]

O mandamento enfatiza que a honra devida é a ambos – Honra teu pai e tua mãe. (v.12) Como o termo honrar é geral e abrangente, quero citar ações práticas, que creio, estão inclusas nessa exigência:

1ª) Honrar aos pais ouvindo – Honramos alguém quando o ouvimos e honrar pai e mãe significa desejar ouvi-los e fazer deles nossos principais conselheiros. Provérbios 1.8 diz: “Filho meu, ouve o ensino do teu pai...”.

2ª) Honrar aos pais considerando – Filhos honram seus pais quando além de escutá-los, consideram e levam a sério as suas opiniões. Por isso, o restante de Provérbios 1.8 diz: “... e não deixes a instrução de tua mãe”.

3ª) Honrar aos pais obedecendo em submissão – “A ausência de cláusulas de exceção e qualificativos aponta para a ideia de que não há tempo em que pai deixe de ser pai e filho deixe de ser filho. Essa ausência mostra que a obediência é a regra geral”.[3] Paulo em Efésios 6.1, ao citar o quinto mandamento, mostra que os filhos devem obedecer aos pais por causa de Deus e não apenas pelos pais. Por ser a obediência a regra geral, “apenas a obediência a Deus pode justificar a desobediência aos pais”.[4]

Mas, como fica o papel dos pais? Mais por implicação do que por afirmação direta, o mandamento faz também exigências aos pais. Pois, ao exigir dos filhos a honra aos pais, o mandamento pressupõe que os pais são responsáveis pelos filhos.[5] As Escrituras, tanto do Antigo como do Novo Testamento, deixam isso claro – Dt 6.1-9; Ef 6.1-4.

Então, a Palavra de Deus mostra que, se por um lado, filhos devem honrar seus pais, devotando-lhes a obediência devida, por outro, os pais, investidos de autoridade, devem exercê-la de modo responsável e respeitoso, cuidando para não abusarem dela, provocando os filhos a ira.[6]

Embora as primeiras implicações do quinto mandamento digam respeito à vida familiar, ele expressa a necessidade, o valor e a importância da autoridade de um modo geral e exige daqueles que estão investidos ou sujeitos à autoridade, que se portem como pais e filhos.[7] O Catecismo Maior de Westminster, na pergunta 124, sustenta essa ideia do seguinte modo:

As palavras pai e mãe, no quinto mandamento, abrangem não somente os próprios pais, mas também todos os superiores em idade e dons, especialmente todos aqueles que, pela ordenação de Deus, estão colocados sobre nós em autoridade, quer na família, quer na Igreja, quer no Estado.

O Catecismo de Heidelberg, na pergunta 104, caminha nessa mesma direção:

Que devo prestar toda honra, amor e fidelidade ao meu pai, à minha mãe e a todos que tem autoridade sobre mim; que eu devo submeter-me à boa instrução e disciplina deles com a devida obediência; e também pacientemente suportar os seus defeitos e as suas fraquezas, porque Deus se agrada em nos governar pelas mãos deles.
Concluindo

Citando o quinto mandamento (v.12b) em Efésios 6.2, o apóstolo Paulo, relaciona a honra aos pais e “consequentemente à autoridade, de modo geral, a uma vida sábia, feliz e longeva”.[8]

A correta relação entre pais e filhos é fundamental para o bem estar da alma. Por meio de Cristo, pais e filhos, podem reaproximar-se uns dos outros. O poder de Deus, pela sua Palavra, é suficiente para encher de amor a ambos, para perdão e restauração. Um dos profetas do AT enxergou o dia em que Deus enviaria o precursor do Senhor Jesus, abrindo caminho para essa reaproximação[9]Malaquias 4.6.

Pr. Walter Almeida Jr.
CBL Limeira, 28/02/14



[1] Lição “Os Dez Mandamentos – Os Preceitos do Deus da Aliança”, Editora Cultura Cristã, 1º Trimestre de 2014, Lição 7, p. 30.
[2] Ibid., p. 30.
[3] Ibid., p. 31.
[4] Ibid., p. 31.
[5] Ibid., p. 31.
[6] Ibid., p. 32.
[7] Ibid., p. 32.
[8] Ibid., p. 33.
[9] Nascimento, Misael Batista do. Os primeiros passos do discípulo, Editora Cultura Cristã, 2011, p. 15.

Nenhum comentário:

Postar um comentário