sábado, 22 de fevereiro de 2014

Quarto Mandamento

Êxodo 20.8-11

Em nosso estudo anterior:

ð  Vimos sobre o terceiro mandamento um nome para ser honrado”.
ð  Destacamos três maneiras de usar impropriamente o nome de Deus, que estão proibidas neste mandamento: 1ª) Conduta profana; 2ª) Obras ímpias; e 3ª) Juramento falso.
ð  Observamos alguns motivos para não tomarmos o nome de Deus em vão: 1º) Deus é o Juiz; e 2º) Deus ama o seu povo.
ð  Terminamos afirmando que: Jesus, por meio do ministério do Espirito Santo, nos ajuda a tomar o nome de Deus e honrá-lo. Pois, o Espírito Santo aplica as virtudes de Jesus em nosso coração.

Nosso estudo de hoje é sobre o quarto mandamento – Êxodo 20.8-11 – Lembra-te do dia de sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro; porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o SENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou.

No início dos nossos estudos sobre o Decálogo vimos que, nele, há deveres para com Deus e para com os homens. Por isso, eles podem ser agrupados em duas categorias gerais: a verticalprincípios para o relacionamento do ser humano com Deus (vv.3-11) e a horizontalprincípios para o relacionamento do ser humano com o seu próximo ou com a comunidade (vv.12-17).

Assim, estudando a categoria vertical ‘princípios para o relacionamento do ser humano com Deus’ (vv.3-11), vimos que “nos primeiros dois mandamentos o foco é Deus no centro do coração. O terceiro estabelece uma linguagem que reflete o amor. Agora, o quarto abre espaço para a devoção. Um dia dentre sete deve ser separado para  deixar-se de lado todo o resto a fim de deleitar-se em Deus”.[1]

Vejamos o que consta no quarto mandamento: 1º) O sábado deve ser lembrado (v.8a) – o termo usado por Moisés tem um sentido mais extenso do que meramente recordar esporadicamente, ele significa estabelecer um memorial ou manter na lembrança, ou seja, algo que não deve ser esquecido; e 2º) O sábado deve ser santificado (v.8b) – a afirmação da Escritura é separar, consagrar ou tratar como sagrado, e a base para essa santificação é o registro da Criação (v.11) – Gn 2.3; Êx 31.17.

Mas, para entendermos melhor o quarto mandamento, que talvez seja o mais controverso dentre os dez, vamos observar o que o Antigo Testamento tem a dizer, que leitura faz o Novo Testamento e como o cristão, que assume a Bíblia como única regra de fé e prática e é apegada à herança da Reforma Protestante do século 16, deve cumprir esse mandamento.

I. O que o Antigo Testamento tem a dizer sobre o 4º Mandamento

1. Êxodo 16 – Antes da promulgação da Lei, nesse texto onde Deus é destacado como a fonte e garantidor do sustento, o povo de Israel é ensinado a guardar o sétimo dia, como dia de descanso – vv.4, 5, 22-27.

2. Êxodo 23.12 (cf. Lv 23.3) – Aqui temos uma nota importante para a guarda do sábado, tanto pessoas como animais precisam de um dia para tomar alento, ou seja, revigorar-se para uma nova semana de trabalho.

3. Êxodo 31.12-18 – O sábado é apresentado aqui como sinal da relação do povo com o Deus que santifica (v.13) em uma grande solenidade. É para ser guardado como aliança perpetua em cada geração do povo de Israel – v.16.

4. Levítico 16.31 – O Dia da Expiação é um sábado de descanso solene.

5. Deuteronômio 5.11-15 – Repetição das palavras de Êxodo 20, com um acréscimo: o descanso relaciona-se ao alívio da escravidão sob os egípcios (v.15).

6. Em Neemias 9.4-6, 14 temos dos piedosos do povo, um louvor a Deus que lhes havia feito conhecer o santo sábado.

7. Isaias 56.1-8 – Para o profeta era bem aventurado o que guardava o sábado.

8. Jeremias, Ezequiel e Amós também mencionam o sábado em seus escritos – Jr 17.27; Lm 2.6; Ez 46.1, 4, 12; Am 8.4-7.

A inserção da guarda do sábado à lista de mandamento de Êxodo 20 simplesmente corrobora as ordenanças criacionais do Redentor de Israel e a expectativa dos profetas é de um tempo em que, sob o domínio messiânico, todos os povos adorem o Senhor, de um sábado a outro sábado[2]Is 66.23.

II. A leitura do Novo Testamento do 4º Mandamento

O Senhor Jesus, no que falou e no que fez, não revogou o quarto mandamento. Antes, tanto cumpriu quanto atualizou as promessas do AT – Mt 5.17, 18; 2Co 1.20. “Ele trouxe a novidade do reino, que não foi crida nem abraçada pelos religiosos do seu tempo”[3]Mc 2.18-22.

Jesus declarou: Porque o Filho do Homem até do sábado é Senhor – Mt 12.8 (acf). “Além disso, Jesus acentuou que a guarda do Dia do Senhor, bem como todos os regulamentos religiosos de Israel deve ir muito além do apego a regras legalistas”[4]o sábado é uma instituição divina para beneficiar o homem, abençoar o próximo e para aproximar-se de DeusMt 12.1-14; Mc 2.27; 1.21; Lc 4.16.

Uma coisa importante para considerar no NT é “a menção da consumação do trabalho de Jesus em uma sexta-feira, o descanso de seu corpo na sepultura no sábado e sua ressurreição no domingo (Jo 19.30, 31; 38-42; 20.1, 19). Esses dados bíblicos preparam o terreno para uma mudança completada no restante do NT.”[5]

A novidade trazida pela ressurreição do Senhor Jesus no domingo toma lugar não apenas na mente e no coração dos crentes, mas também no calendário cristão. Os irmãos, agora, se reúnem para partir o pão no primeiro dia da semana – At 20.7.

Assim, da criação à ressurreição, o dia designado para descanso e devoção era o sétimo. A partir da ressurreição, os cristãos passaram a reunir-se para cultuar a Deus no primeiro dia da semana. Para esclarecer, o termo sábado não significa sétimo, e sim, descanso.[6] (Jo 20.1; At 20.7)

III. Como o cristão deve cumprir esse mandamento

Esse dia, para o cristão, prefigura o descanso eterno. “A busca de Deus no domingo é propicia para refletirmos em nossa vida futura, e na necessidade de caminharmos com o Senhor todos os dias da semana, com fé e santificação”[7] – Cl 3.1-3.

Vejamos o que diz o Catecismo de Heidelberg e o Breve Catecismo de Westminster:

Catecismo de Heidelberg – Pergunta 103: O que Deus ordena no quarto mandamento?

“... Que eu, especialmente no domingo, ou seja, no dia de descanso, devo ir à igreja de Deus para ouvir a sua Palavra, participar dos sacramentos, invocar o nome de Deus publicamente e contribuir para aliviar a situação dos necessitados.
Em segundo lugar, devo, todos os dias de minha vida, desistir das más obras e entregar-me ao Senhor, para que ele atue em mim pelo seu Santo Espírito, e assim, começar nesta vida o descanso eterno.”

 Breve Catecismo de Westminster – Pergunta 60: De que modo o domingo deve ser santificado?

“O domingo deve ser santificado como um santo repouso durante todo esse dia, até mesmo das ocupações e recreações temporais que são permitidas nos outros dias, empregando todo o tempo em exercícios públicos e particulares de adoração a Deus, exceto o tempo suficiente para as obras de pura necessidade de misericórdia.”
Concluindo

É impressionante como Deus exige poucas coisas de nós: Que o amemos acima de tudo, que o amemos como ele é e não a um ídolo forjado por nossa imaginação, que falemos dele com amor e respeito e, por fim, que dediquemos tempo a ele e ao seu reino. Observe comigo a progressão: Coração, fala e tempo santificados.

Somos bem-aventurados e livres na medida em que reconhecemos ao Senhor como centro, relacionando-nos com ele intensa e verdadeiramente. Os cristãos antigos chamavam isso de deleitar-se na glória de Deus. Tudo o mais é passageiro e ilusório.[8]

Pr. Walter Almeida Jr.
CBL Limeira, 22/02/14



[1] Nascimento, Misael Batista do. Os primeiros passos do discípulo, Editora Cultura Cristã, 2011, p. 13.
[2] Lição “Os Dez Mandamentos – Os Preceitos do Deus da Aliança”, Editora Cultura Cristã, 1º Trimestre de 2014, Lição 6, p. 27.
[3] Ibid., p. 27.
[4] Ibid., p. 27.
[5] Ibid., p. 27.
[6] Nascimento, p. 13.
[7] Ibid., p. 14.
[8] Ibid., p. 14.

Nenhum comentário:

Postar um comentário