sábado, 15 de fevereiro de 2014

Terceiro Mandamento

Êxodo 20.7

Em nossos estudos anteriores vimos que:

ð  O primeiro mandamento nos ensina que “nada deve ser considerado como mais amável ou importante do que Deus. Colocar qualquer coisa à sua frente é idolatria”. E idolatria “é inventar ou ter alguma coisa em que se deposite confiança, em lugar ou ao lado do único e verdadeiro Deus, que se revelou na sua Palavra”.
ð  O segundo mandamento proíbe a idolatria, isto é, a fabricação de imagens para a adoração. O texto contém duas ordens: não faras imagens (v.4) e não as adorarás (v.5).
ð  O segundo mandamento está intimamente ligado ao primeiro, por isso deve ser compreendido à luz dele. “No primeiro mandamento, Deus proíbe que o povo tenha outros deuses, que não o Senhor. No segundo, ele proíbe que o povo cultue ou revele sua devoção a qualquer outro deus, se curvando diante de uma imagem de escultura”.
ð  No segundo mandamento, Deus, proíbe tanto a idolatria como o culto falso e, também, “exige a exclusividade de nossa adoração e a pureza de nosso serviço cúltico”.
ð  “O segundo mandamento nos ajuda a manter nossa visão sobre nós mesmos, livrando-nos de pensar de nós além do que convém, o que está diretamente relacionado à moderação e, consequentemente, à sabedoria (Rm 12.3)”.

O nosso estudo de hoje é sobre o terceiro mandamento um nome para ser honrado”: Não tomarás o nome do SENHOR, teu Deus, em vão, porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão. (Êxodo 20.7)

[1]Dentre os nomes da Bíblia, o nome de Deus é o que melhor define o caráter de seu possuidor. Deus é um só, contudo, revelou-se por meio de vários nomes. Esses nomes indicam a sua natureza e também as obras que faz. Os nomes de Deus são eternos e foram revelados para nos ensinar sobre o seu caráter, poder, natureza e atributos – Êx 3.15b. Assim, quando Deus anuncia seus nomes, está dizendo algo sobre si mesmo ou sobre o que está disposto a fazer por nós. Vários dos nomes de Deus são bem conhecidos pelos leitores da Bíblia: Elohim (Gn 1.1), El Shaday (Gn 28.3) e Adonai (Dt 10.17), por exemplo.

A palavra nome no mandamento, não tem o propósito de apontar para um nome específico, mas para o próprio Deus. É nosso dever reverenciar e temer a Deus por tudo o que ele é e faz. Mas, pelo contexto da passagem aponta para o nome Yahweh como o primordial para o entendimento da Lei.

Esse nome foi revelado a Moisés no meio da sarça ardente em Êx 3.1-6. Ele é o tetragrama YHWH e é a representação do nome Iavé ou Yahweh, ou mesmo Jeová. Ele representa a fidelidade de Deus e o seu propósito de cumprir todas as promessas feitas a Abraão e aos patriarcas.

Os judeus ortodoxos não pronunciam o nome YHWH. Eles o substituem por Adonai (Senhor), ou por Ha Shem (O Nome) ou ainda por El Olam (O Eterno). Duas razões eles usam para esse procedimento: primeira, o nome YHWH é considerado impronunciável, pois não existe uma verbalização para o tetragrama; segunda, o fato de esse nome ser considerado santíssimo, o que de fato é.

A relação entre Deus e o povo que recebeu o Decálogo foi fortemente dirigida pelo entendimento de que quem os resgatava era o Eu Sou. Este nome foi anunciado no preâmbulo dos mandamentos (Êx 20.2) e em todo o seu transcorrer – Êx 20.5, 7, 10-12. Aqui no terceiro mandamento, é esse o nome usado para se referir a Deus, tanto quanto para se referir ao vingador daquele             que tomar o seu nome em vão – Êx 20.7.

A palavra hebraica usada por vão é Shaw e literalmente significa irreal. Em outros textos essa palavra é traduzida por falsidade – Êx 23.1; Sl 24.4. Assim, tomar o nome de Deus em vão é o mesmo que usá-lo de maneira imprópria, vazia de sentido, insincera, frívola, ou para finalidades que nada têm a ver com o verdadeiro propósito de Deus nos ter dado o seu nome.

Podemos, aqui, destacar três maneiras de usar impropriamente o nome de Deus, que estão proibidas neste mandamento.

1ª) Conduta profana – Tomar o nome de Deus em vão, entre outras coisas, é fazer uso equivocado deste nome, desprezando sua majestade e pureza. Deus proibia toda a conduta que profanasse o seu nome – Êx 36.20-22; Lv 19.11-12; 22.32.

2ª) Obras ímpias – o mandamento também proíbe o uso do nome de Deus para aquilo que não é justo e santo ou para levar outros a se desviarem. Deus proíbe que o seu nome seja usado para enganar, roubar e desviar o seu povo do caminho reto. Este é um problema que tem acompanhado a historia da Igreja de Cristo. (Jr 23.25-27; Mt 7.22, 23)

3ª) Juramento falso – Deus proíbe o juramento falso e em particular quando é feito em seu nome – Zc 5.3, 4. Deus nos ensina que é melhor não prometer do que prometer e não cumprir – Ec 5.4, 5; Mt 5.33-37.

Podemos, ainda, observar alguns motivos para não tomarmos o nome de Deus em vão:

1º) Deus é o Juiz – Tomar o nome de Deus em vão é provocar o zelo de Deus e se colocar em uma condição de reprovação diante do Juiz – Ez 36.21-23. O julgamento daquele que tomar o nome do Senhor em vão será segundo as bases formais do seu pacto, isto é, a sua Lei – Is 42.6-8. (cf. Mq 6.1-5)

2º) Deus ama o seu povo – Aqui temos o lado positivo da Lei, o amor de Deus para com o seu povo. Deus deseja que vivamos em plena comunhão com ele. Tomar o seu nome com amor, reverência e temor é o princípio de uma vida consagrada e santa ao Senhor. Isto é um grande privilégio que Deus nos concede – Ez 39.25-29.

Concluindo

A lei de Deus não pode ser ignorada e seremos honestos se reconhecermos que, por causa de nossa natureza pecaminosa, não conseguimos guarda-la perfeitamente. Mas, Deus, por sua graça, nos socorre em Jesus Cristo, cujo nome, ele exaltou acima de todo o nome – Ef 1.21.

Quando Deus exalta o nome de Jesus acima de todo om nome e a ele conduz todos os homens para o adorarem, está nos dizendo que Jesus é o Senhor do pacto, nele é que nossas almas realmente encontrarão o descanso prometido. Assim, cumprimos o mandamento de honrar o nome de Deus, honrando o nome de Jesus – Fp 2.10, 11.

Deus veio em nosso socorro ao enviar Jesus Cristo, o único capaz de honrar o seu nome de maneira perfeita. A santidade e obediência de Jesus nos abençoaram e nos deram vida – Rm 8.3, 4.

Jesus, por meio do ministério do Espirito Santo, nos ajuda a tomar o nome de Deus e honrá-lo. Pois, o Espírito Santo aplica as virtudes de Jesus em nosso coração – Ez 36.27; Jo 16.14; Rm 8.14-17.

Pr. Walter Almeida Jr.
CBL Limeira, 14/02/14



[1] A parti daqui faço uma transcrição direta, com interpretações, modificações e cortes pessoais, da lição “Os Dez Mandamentos – Os Preceitos do Deus da Aliança”, Editora Cultura Cristã, 1º Trimestre de 2014, Lição 5, p. 20-24.

Nenhum comentário:

Postar um comentário