No
estudo anterior do Credo Apostólico com o tema Deus Filho, vimos:
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A segunda parte
do Credo: Deus Filho – a história da redenção em três pontos: 1º) Jesus Cristo nosso Redentor; 2º) Jesus Cristo verdadeiro Deus e verdadeiro
homem; 3º) Jesus Cristo que morreu,
ressuscitou e voltará.
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Terminamos com a
convicção de que o Credo confirma a centralidade do Senhor Jesus Cristo na obra
de salvação. Como Profeta – aquele que traz a Palavra do Pai,
como Sacerdote – aquele que se oferece como sacrifício e
intercede por nós, e como Rei – aquele
que é a cabeça da igreja, ele consuma a nossa redenção. (1Timóteo
2.5)
Nosso
estudo de hoje é sobre a terceira parte do Credo: Deus Espírito Santo (Creio no Espírito Santo). Veremos isso em dois
pontos: 1º) A Obra do Espirito Santo e o
Evangelho; 2º) A
Obra do Espírito Santo na Regeneração.
I. A Obra do Espirito Santo e o
Evangelho
Como
vimos no estudo da primeira parte do Credo sobre o movimento da Trindade: O Pai envia o Filho para realizar a obra da
redenção e o Pai e o Filho enviam o Espírito Santo para realizar a obra da
aplicação da salvação.
A
obra da aplicação da salvação segue uma dinâmica ou ordem: ouvir a mensagem do Evangelho –
as verdades bíblicas da salvação, arrepender-se
dos seus pecados e confessa-los –
abandonar a autossuficiência e voltar-se para Deus, crer em Cristo e recebe-lo – invocá-lo de coração, reconhecendo-o como autoridade máxima e Salvador
único e suficiente). Aqueles que são salvos passam por essa experiência que
chamamos de conversão. A conversão é justamente a resposta do homem ao
evangelho. (Cf. Ef 1.13; Rm 10.8-10, 13;
At 2.38; Jo 3.16; Hb 3.7, 8; Sl 119.59; Jr 33.3)
Que
o homem deve responder a Deus após ouvir o evangelho está claro na Bíblia, “o
problema é que, por causa da queda ele não consegue fazer isso”[1]. O homem
que está morto em suas ofensas e pecados não consegue compreender o evangelho,
arrepender-se de seus pecados e crer em Jesus Cristo como seu Salvador Suficiente.
(Cf. 1Co 2.14; 2Co 4.3, 4; Rm 3.10-12)
É
aqui que entra a obra do Espírito Santo no Evangelho, Jesus afirmou: E, quando ele vier, convencerá o mundo do
pecado, e da justiça e do juízo. Do pecado, porque não
crêem em mim; Da justiça,
porque vou para meu Pai, e não me vereis mais; E do juízo, porque
já o
príncipe deste mundo está julgado. (João 16.8-11)
Paulo
esclarece esse processo em Efésios 1.13,
14 – Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o
evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o
Espírito Santo da promessa; O qual é o penhor da nossa herança, para redenção
da possessão adquirida, para louvor da sua glória.
II. A Obra do Espírito Santo na
Regeneração
“O
Espírito Santo ilumina nossa mente (assim
compreendemos sua mensagem), amolece o nosso coração (assim nos arrependemos). A própria fé que colocamos em Cristo é um
presente que dele recebemos.”[2] (Cf. Jr 31.18, 19a; 2Co 4.6; Hb 12.2)
O
Espírito Santo como aquele que aplica a salvação na vida do pecador é o
cumprimento das promessas e garante o desfrute da redenção – Ez 36.26, 17; Jo 16.7, 8.
Assim,
“pelo Espírito Santo nascemos de novo, ou
seja, recebemos uma nova vida. O novo nascimento, que a Bíblia também chama de
regeneração, é uma aplicação da Palavra em nossos corações.”[3] (Cf. Jo 3.5-8; Ef 2.4-7; 1Ts 1.5; 1Pe 1.23)
A
obra de regeneração produzida pela Palavra de Deus na instrumentalidade do
Espírito Santo confirma uma verdade fundamental do cristianismo bíblico: a
salvação é unicamente pela graça mediante a fé. Deus opera no homem de tal modo
que somente ele é glorificado pela salvação. (Cf. Ef 2.8-10; Is 45.15)
Greg L. Hawkins e Cally Parkinson no livro
Siga-me: O que vem a Seguir, p. 64, dizem:
“Sem aceitar
inteiramente a convicção de que a salvação pela graça e a Trindade são
verdadeiras, é difícil imaginar alguém experimentando o crescimento espiritual
autêntico de um cristão”.
Concluindo
Veja comigo a pergunta
53 do Catecismo de Heidelberg
(CH):
O que você crê sobre o Espírito Santo?
Primeiro: creio que ele é verdadeiro e eterno Deus com
o Pai e com o Filho. Segundo: que ele foi dado também a mim. Por uma verdadeira
fé, ele me torna participante de Cristo e de todos os seus benefícios. Ele me
fortalece e fica comigo para sempre.
Pr. Walter Almeida Jr.
IBL Limeira 31/01/15
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