sábado, 31 de janeiro de 2015

Estudos no Credo Apostólico (3) - Deus Espírito Santo

João 14.16, 17

No estudo anterior do Credo Apostólico com o tema Deus Filho, vimos:

ü  A segunda parte do Credo: Deus Filho – a história da redenção em três pontos: 1º) Jesus Cristo nosso Redentor; 2º) Jesus Cristo verdadeiro Deus e verdadeiro homem; 3º) Jesus Cristo que morreu, ressuscitou e voltará.

ü  Terminamos com a convicção de que o Credo confirma a centralidade do Senhor Jesus Cristo na obra de salvação. Como Profetaaquele que traz a Palavra do Pai, como Sacerdoteaquele que se oferece como sacrifício e intercede por nós, e como Reiaquele que é a cabeça da igreja, ele consuma a nossa redenção. (1Timóteo 2.5)

Nosso estudo de hoje é sobre a terceira parte do Credo: Deus Espírito Santo (Creio no Espírito Santo). Veremos isso em dois pontos: 1º) A Obra do Espirito Santo e o Evangelho; 2º) A Obra do Espírito Santo na Regeneração.

I. A Obra do Espirito Santo e o Evangelho

Como vimos no estudo da primeira parte do Credo sobre o movimento da Trindade: O Pai envia o Filho para realizar a obra da redenção e o Pai e o Filho enviam o Espírito Santo para realizar a obra da aplicação da salvação.

A obra da aplicação da salvação segue uma dinâmica ou ordem: ouvir a mensagem do Evangelho as verdades bíblicas da salvação, arrepender-se dos seus pecados e confessa-los abandonar a autossuficiência e voltar-se para Deus, crer em Cristo e recebe-lo invocá-lo de coração, reconhecendo-o como autoridade máxima e Salvador único e suficiente). Aqueles que são salvos passam por essa experiência que chamamos de conversão. A conversão é justamente a resposta do homem ao evangelho. (Cf. Ef 1.13; Rm 10.8-10, 13; At 2.38; Jo 3.16; Hb 3.7, 8; Sl 119.59; Jr 33.3)

Que o homem deve responder a Deus após ouvir o evangelho está claro na Bíblia, “o problema é que, por causa da queda ele não consegue fazer isso”[1]. O homem que está morto em suas ofensas e pecados não consegue compreender o evangelho, arrepender-se de seus pecados e crer em Jesus Cristo como seu Salvador Suficiente. (Cf. 1Co 2.14; 2Co 4.3, 4; Rm 3.10-12)

É aqui que entra a obra do Espírito Santo no Evangelho, Jesus afirmou: E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo. Do pecado, porque não crêem em mim; Da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais; E do juízo, porque o príncipe deste mundo está julgado. (João 16.8-11)

Paulo esclarece esse processo em Efésios 1.13, 14 – Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa; O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória.

II. A Obra do Espírito Santo na Regeneração

“O Espírito Santo ilumina nossa mente (assim compreendemos sua mensagem), amolece o nosso coração (assim nos arrependemos). A própria fé que colocamos em Cristo é um presente que dele recebemos.”[2] (Cf. Jr 31.18, 19a; 2Co 4.6; Hb 12.2)

O Espírito Santo como aquele que aplica a salvação na vida do pecador é o cumprimento das promessas e garante o desfrute da redenção Ez 36.26, 17; Jo 16.7, 8.

Assim, “pelo Espírito Santo nascemos de novo, ou seja, recebemos uma nova vida. O novo nascimento, que a Bíblia também chama de regeneração, é uma aplicação da Palavra em nossos corações.”[3] (Cf. Jo 3.5-8; Ef 2.4-7; 1Ts 1.5; 1Pe 1.23)

A obra de regeneração produzida pela Palavra de Deus na instrumentalidade do Espírito Santo confirma uma verdade fundamental do cristianismo bíblico: a salvação é unicamente pela graça mediante a fé. Deus opera no homem de tal modo que somente ele é glorificado pela salvação. (Cf. Ef 2.8-10; Is 45.15)

Greg L. Hawkins e Cally Parkinson no livro Siga-me: O que vem a Seguir, p. 64, dizem:

Sem aceitar inteiramente a convicção de que a salvação pela graça e a Trindade são verdadeiras, é difícil imaginar alguém experimentando o crescimento espiritual autêntico de um cristão”.

Concluindo

Veja comigo a pergunta 53 do Catecismo de Heidelberg (CH):

O que você crê sobre o Espírito Santo?
Primeiro: creio que ele é verdadeiro e eterno Deus com o Pai e com o Filho. Segundo: que ele foi dado também a mim. Por uma verdadeira fé, ele me torna participante de Cristo e de todos os seus benefícios. Ele me fortalece e fica comigo para sempre.

Pr. Walter Almeida Jr.
IBL Limeira 31/01/15




[1] Nascimento, Misael Batista do. Os primeiros passos do discípulo, Editora Cultura Cristã, 2011, p. 49.
[2] Nascimento, p. 49.
[3] Ibid., p. 50.

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