domingo, 30 de junho de 2013

O noivo-rei (Jesus) e a noiva-princesa (Igreja)


Salmo 45

Em nosso estudo anterior dos salmos messiânicos, vimos o Salmo 41 e o tema foi: Bem-aventurança, consciência e gratidão. Para uma compreensão mais proveitosa do salmo, estudamo-lo em três pontos: 1º) A bem-aventurança da misericórdiavv.1-3; 2º) Consciência – pecados pessoais e luta espiritualvv.4-10; e 3º) Gratidão e Louvorvv.11-13.

No salmo messiânico de hoje é o Salmo 45. A referência messiânica direta, que o identifica como salmo messiânico, é: Salmo 45.6, 7 – Hebreus 1.8, 9.

O Salmo 45 foi composto pelos filhos de Corá. Aqueles que não morreram na rebelião que o levita Corá e outras pessoas influentes do povo de Israel, levantaram contra Moisés e Arão. (Conf.: Números 16.11, 31-33; 26.9-11) A esses filhos de Corá são atribuídos a autoria de onze salmos bíblicos, entre os quais está o Salmo 45, “no qual transparece a estreita comunhão deles com Deus”[1]. Uma curiosidade bíblica é que o profeta Samuel veio da descendência de Corá – 1Cr 6.16-23.

Esse salmo foi composto para um casamento real, possivelmente o de Salomão, e motivado pela dedicação a um rei terreno, mas, como todos os outros salmos reais, “ultrapassa o que qualquer rei terreno poderia ser e chega até ao tão esperado Messias, em que todas as glórias são verdadeiras. Do mesmo modo, ele fala de forma impressionante à Noiva de Cristo a respeito de sua verdadeira posição, beleza e dedicação (2Co 11.2; Ef 5.27; Ap 14.4; 19.7; 21.9)”[2].

Nesse salmo, composto para um casamento real, o salmista fala do noivo-rei (Jesus)suas qualidades, seus feitos, sua grandeza, e eminência (vv.1-9); e da noiva-princesa (Igreja) seu desafio, seu cortejo seus futuros filhos (vv.10-17).

I. O noivo-rei – suas qualidades, seus feitos, sua grandeza, e eminência (vv.1-9)

1. Suas qualidades – formosura e graça (bondade)

v.1 – temos nessas palavras o entusiasmo do salmista pelo rei. Ele “está absolutamente emocionado por causa da circunstância do casamento do rei”[3].

v.2 – No AT um dos pré-requisitos para ser rei era ser formoso, ou a beleza física – Conf.: 1Sm 9.2; 10.23; 16.2; 2Sm 14.25; 1Rs 1.6; Ct 5.10; Is 33.17. Mas essa característica deveria ser evidenciada principalmente na bondade de suas palavras. Em Jesus Cristo temos tudo isso, ele supera “em muito a todas as pessoas, de todos os tempos, em qualquer sentido, tanto no que se refere à Sua personalidade como à Sua beleza”[4] – Lc 4.22; Jo 1.17; 7.46; Sl 21.6; Dn 7.24.

2. Seus feitos – domínio mundial

vv.3-5 – Nesses versos, “o salmista deseja ao rei vitória nas futuras batalhas”[5]. Os reis da época conquistavam pela guerra, daí o salmista usar termos militares aqui. Observar Is 9.1-7. Em relação ao Rei dos reis, conferir – Ap 1.16; 19.11-16.

v.4 – justiça aqui, no hebraico é “humildade-justiça”, ou seja, justiça em sua humildade essencial – Conf.: Zc 9.9; Mt 11.29; 2Co 10.1; Fp 2.7, 8.

3. Sua grandeza e eminência

v.6 – natureza divina; v.7 – governo justo e superioridade; v.8 – opulência, magnificência; v.9 – reconhecimento de sua nobreza.

Carson chama os vv.6-9 de as sete glórias do rei e enfatiza que a sétima glória é a sua noiva. A lista das sete glórias começa “com o rei em seu trono (6) e termina com o trono compartilhado, a noiva ao lado do rei (9)”[6].

II. A noiva-princesa – seu desafio, seu cortejo seus futuros filhos (vv.10-17)

1. vv.10, 11 – o desafio da noiva-princesa está em que ela como filha e noiva de rei, será esposa de rei. Gn 2.24 exige que, do casamento em diante, o filho passe a ser em, primeiro lugar, marido e a filha, esposa. “Agora toda a sua devoção deve ser para o rei, correspondendo ao seu amor, sensível à sua dignidade e aceitando seu status”[7].

2. vv.12-15 – O cortejo da noiva até o palácio real é muito significativo para o casamento real. Os súditos do rei, agora são súditos dela, ela desfruta de glória e esplendor, mas, acima de tudo, ela está intimamente ligada ao rei e passará a morar com ele no palácio.

3. vv.16, 17 – “O poeta alegre e leal fala, agora, das bênçãos dos filhos esperados como fruto dessa união”[8].

Concluindo – Esse salmo messiânico fala do que Cristo fez por nós, seu povo, sua igreja, e como ele está preparando-nos para sua vinda no arrebatamento da noiva (a Igreja) como também no retorno visível de Jesus para Israel.

Pr. Walter Almeida Jr.
CBL Limeira - 30/06/13

[1] Lieth, Norbert. Salmos Messiânicos, Actual Edições, 2010, p. 162.
[2] Carson, D. A. Comentário Bíblico Vida Nova, Vida Nova, 2009, p. 779.
[3] MacArthur, John. Bíblia de Estudo MacArthur, SBB, 2010, p. 714.
[4] Lieth, p. 164.
[5] MacArthur, p. 714.
[6] Carson, p. 779.
[7] Ibid., p.779.
[8] MacArthur, p. 714.

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