Em nosso estudo anterior dos salmos messiânicos,
vimos o Salmo 40 e o tema foi: “Louvor e
Dedicação, Oração e Livramento”. Aprendemos que o salmo começa com uma
expressão muito forte de ação de graças e conclui com uma mistura de oração e
lamento confiante. É um salmo de louvor (vv.1-10) e petição por livramento
(vv.11-17).
O salmo messiânico de hoje é o Salmo 41. A referência messiânica
direta, que o identifica como salmo messiânico, é: Salmo 41.9 – João 13.18 (Atos 1.16).
Após uma experiência pessoal amarga com seu
amigo, companheiro e conselheiro de governo Aitofel, Davi, escreve o Salmo 41.
Esse fato é relatado em 2 Samuel 15-17. “Inicialmente ele (Aitofel) foi um
conselheiro eloquente e extremamente inteligente da casa real. Mas,
posteriormente, ele abandonou Davi e se pôs ao lado dos inimigos dele. Com isso
Davi teve uma amarga decepção, o que o motivou a escrever... Sua experiência
dolorosa mostra profeticamente a traição de Judas a Jesus, aproximadamente
1.000 anos depois”[1].
Nosso tema de hoje é Bem-aventurança, consciência e gratidão. Para uma compreensão mais
proveitosa do salmo, vamos estudá-lo em três pontos: 1º) A bem-aventurança da
misericórdia – vv.1-3; 2º) Consciência
– pecados pessoais e luta espiritual – vv.4-10;
e 3º) Gratidão e Louvor – vv.11-13.
I. A
bem-aventurança da misericórdia – vv.1-3
1. v.1a – Bem-aventurado o que
acode ao necessitado... – A preocupação e o ensino sobre o cuidado aos
necessitados nos livros da Lei é enfático – Conf. Êx 22.21-27; 23.6-11; Lv
19.9, 10, 33, 34; Dt 10.17-19. Provérbios 14.21 e 19.17 fala da retribuição
abençoada do Senhor para o que se compadece dos pobres.
ü Jesus falou sobre essa bem-aventurança em Mateus 5.7 e foi claro sobre
a bênção de ser misericordioso - ... alcançarão misericórdia.
ü Na regra áurea dada por Jesus em Mateus 7.12, ele “resume de maneira
precisa a essência dos princípios éticos contidos na Lei e nos Profetas”[2].
2. v.1b-3 – “aqui a promessa
abrange socorro na tribulação, proteção e restauração, bênção temporal,
refúgio, força e consolo na doença”[3].
II.
Consciência – pecados pessoais e luta espiritual – vv.4-10
1. v.4 – Davi tinha consciência
de que era um pecador como qualquer outro ser humano (Sl 51.3-5). Por isso, após
afirmar que quem acode ao necessitado recebe a bênção divina, ele pede a bênção
do perdão divino para os seus próprios pecados.
2. v.5-9 – Davi tinha
consciência, também, da luta espiritual que o servo de Deus enfrenta. No caso
dele, “a oposição humana e, acima de tudo a traição de um amigo de confiança”[4].
ü
v.9 – A traição de Davi por
um amigo pessoal e de governo, Aitofel, retrata a traição de Jesus por Judas –
Jo 13.18, 19. No AT há pelo menos cinco textos qua falam direta ou
indiretamente da traição de Judas e que se cumprem no NT – 2Sm 17; Sl 41.9;
55.12-14; 109.8, 9; Zc 11.12, 13.
ü
O amargo fim de Aitofel e Judas – 2Sm 17.23; Mt 27.5.
3. v.10 – Aqui temos um pedido
não apenas do servo Davi, mas do rei Davi. Como servo de Deus, Davi, pede graça
para viver (10a), como rei constituído por Deus, Davi, pede força para fazer o
que é devido ao seu ofício (10b).
III.
Gratidão e Louvor – vv.11-13
1. v.11, 12 – Davi expressa aqui sua
gratidão a Deus: 1º) pelo seu perdão – Com isto conheço que
tu te agradas de mim... (11a); 2º) pela vitória na luta – ... em não
triunfar contra mim o meu inimigo. (11b); 3º)
pelo sustento e direção do Senhor – Quanto
a mim, tu me susténs na minha integridade... (12a); e 4º) pela presença constante
do Senhor – ... e me pões à tua presença para sempre. (12b)
2. v.13 – Davi encerra esse
salmo louvando a Deus por quem Ele é, por sua grandeza e por sua verdade.
ü
O v.13 também é uma
doxologia e encerra o primeiro livro de Salmos (1-41). Assim também se encerram
todos os outros quatro livros de Salmos – Conf.: Sl 72.18, 19; 89.52; 106.48;
150.6.
Concluindo
Para MacArthur as palavras bem-aventuranças e bendito
nos vv.1 e 13, “servem como apoio de livros numa estante. Entre esses apoios,
outros elementos incluem: 1) confiança (vv.1b-3; 11, 12), 2) orações (vv.4,
10), e 3) lamento (vv.5-9), com momentos de sabedoria e louvor. A mensagem de
Davi, no Sl 41, fala do amoroso e terno cuidado de Deus na unidade de terapia
intensiva da vida”[5].
Pr. Walter Almeida Jr.
CBL Limeira – 09/06/13
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