domingo, 2 de junho de 2013

Louvor e Dedicação, Oração e Livramento


Salmo 40

Em nosso estudo anterior dos salmos messiânicos, vimos o Salmo 34 e o tema foi: “Louvor, ensino e bênçãos”. Aprendemos como Davi testemunha e louva a Deus por sua bondade para com ele (vv.1-7), estimula e instrui o povo a provar que o Senhor é bom (vv.8-16), e a desfrutar diariamente da sua maravilhosa bondade (vv.17-22).

O salmo messiânico de hoje é o Salmo 40. A referência messiânica direta, que o identifica como salmo messiânico, é: Salmo 40.6-8 – Hebreus 10.5-10.

Este salmo começa com uma expressão muito forte de ação de graças e conclui com uma mistura de oração e lamento confiante. É um salmo de louvor (vv.1-10) e petição por livramento (vv.11-17). O que temos, na primeira parte do salmo, é Davi louvando a Deus por livramentos passados (vv.1-4) e dedicando sua vida a Ele (vv.5-10), e na segunda parte, Davi apresentado ao Senhor uma nova situação (vv.11, 12) e intercedendo por livramento (vv.13-17).

Nosso tema de hoje é Louvor e Dedicação, Oração e Livramento. Para um estudo mais proveitoso vamos dividir o Salmo 40 em duas partes: 1ª) Louvor e Dedicaçãovv.1-10; e 2ª) Oração e Livramentovv.11-17.

I. Louvor e Dedicação – vv.1-10

Nesses versos temos “a espera que acabou (1-3); a confiança que foi recompensada (4, 5), o compromisso pessoal de fazer a vontade de Deus que é assumido (6-8), o testemunho publico que é prometido (9, 10)”[1].

1. Louvor – ação de graças!

a. v.1-3 – Davi louva a Deus, porque o simples fato de esperar nEle com confiança trouxe para a sua vida “livramento pessoal, segurança, renovação e impacto público eficaz”[2].

b. v.4, 5 – “A bem-aventurança acompanha a confiança por causa da abundância dos feitos do Senhor”[3].

A maneira como os servos de Deus reagem diante das situações adversas da vida “constitui um vigoroso testemunho, e nada é mais poderoso do que manter uma atitude de espera confiante. Essa atitude é notada (verão), estimula a reverencia pelo Deus que responde a fé (temerão) e leva outros a terem fé também (confiarão)”[4].

2. Dedicação

a. v.6-8 – nesses versos, Davi não fala simplesmente sobre a dedicação de sua vida ao Senhor, mas, profeticamente, sobre o sacrifício único de Jesus e sua completa entrega na obra de redenção. Hebreus 10.1-18 esclarece muito bem esse fato!

b. v.9, 10 – o salmista, em sua dedicação ao Senhor sabe que, “nenhum ritual é satisfatório (6), somente o compromisso sério com a vontade de Deus (7, 8). Isso não pode ser apenas uma questão de santidade interior; precisa ser um testemunho público”[5].

II. Oração e Livramento – vv.11-17

1. v.11-13 – essa oração do salmista é um pedido por livramento, mas, por livramento pela graça e verdade de Deus. Por que graça e verdade? Porque a graça perdoa e a verdade estabelece a justiça. Davi precisava de perdão para suas próprias iniquidades (v.12) e de justiça sobre os que lhe perseguiam. (vv.14, 15)

2. v.16 – mas a oração também pede alegria para os que servem a Deus!

3. v.17 – Consciente de quem era, um ser humano pecador – pobre e necessitado, “Davi, sabe que, por maiores que tenham sido as misericórdias do passado, enquanto nossa vida terrena continuar estaremos sempre precisando de novas misericórdias no céu e na terra”[6]. (Hb 7.25)

Concluindo

Assim como Davi, devemos contemplar o futuro à nossa frente com uma atitude de espera confiante sabendo que, independentemente do que o Senhor fez no passado, “existe a necessidade constante e urgente de sua atenção e ação salvadora (17)”[7].


Pr. Walter Almeida Jr.
CBL Limeira – 02/06/13


[1] Carson, D. A. Comentário Bíblico Vida Nova, Vida Nova, 2009, p. 774.
[2] Ibid., p. 774.
[3] Ibid. p. 774.
[4] Ibid., p. 774.
[5] Ibid., p.775.
[6] Ibid., p.775.
[7] Ibid., p.774.

Nenhum comentário:

Postar um comentário