segunda-feira, 8 de maio de 2017

Série: Livro de Jonas – Deus Está presente

Jonas 2

Introdução

Em nossa exposição do capítulo 1, vimos que ele ensina que Deus é persistenteEle não abandonou o profeta Jonas, mas continuou a tratar dele e a disciplina-lo, apesar de sua desobediência. E ele faz o mesmo conosco hoje. Vimos, inda, durante o estudo:

ü Que o nosso propósito ao estudar a Palavra de Deus, não deve ser encontrar algo para nós, mas sim descobrir algo sobre Deus.
ü O grande peixe não é o personagem principal do livro, nem mesmo Jonas; Deus é.
ü Deus é o Senhor não apenas de Israel, mas da natureza, da História e de todas as nações. Sua vontade se cumpre, sempre, no final. Os homens não podem criar-lhe obstáculos nem frustrá-lo. Sua graça é para todo o mundo.
ü O peixe só é citado duas vezes no livro enquanto Deus é quem ordena a Jonas a ir a Nínive.
ü Deus é quem manda uma tempestade atrás de Jonas.
ü Deus é quem manda o peixe engolir Jonas e depois vomitá-lo.
ü Deus é quem novamente comissiona Jonas a pregar em Nínive.
ü Deus é quem perdoa os habitantes de Nínive e exorta o profeta emburrado.
ü Nessa mesma linha de pensamento Vincent Mora diz: “Este peixe, que foi obsessão para a imaginação judaica e cristã não é o centro da narrativa. Não passa do instrumento providencial que traz Jonas de volta a seu ponto de partida”.

Agora vamos ver o capítulo 2, que ensina que Deus está presentemesmo se for na barriga de um grande peixe. Ele está conosco em todas as situações e pronto para ouvir-nos quando orarmos.

Este capítulo descreve a experiência do profeta e atribui a sua salvação a Deus. Observe o contraste desta experiência e da atitude de Jonas. Ele que não orou para decidir o que fazer1.3; que não orou quando veio a tempestade1.4; que não orou quando todos invocavam seus deuses1.5; que não orou quando a verdade sobre a sua fuga se tornou pública1.10, 11; que não orou quando os marinheiros oravam1.14; e que estando no navio, se recusava a levantar-se e invocar o nome de seu Deus (1.6), agora se sentia constrangido a orar ao Senhor seu Deus, do ventre do peixe (2.1).

Outra coisa para entendermos aqui é que a oração do profeta foi transformada em um Salmo de ação de graças, isto é, um cântico de louvor a Deus pela sua salvação. Jonas após a sua libertação do ventre do peixe transformou sua oração em um cântico. Isto é muito típico das narrativas do Antigo Testamento, um Salmo de ação de graças e celebração pela libertação e misericórdia do Senhor.

Desse fato da vida do profeta aprendemos que: 1º) Deus está presente mesmo em situações extremamente desesperadoras; 2º) Deus está presente quando oramos não importa onde e; 3º) Deus está presente e entende nossas atitudes.

I. Deus está presente mesmo em situações extremamente desesperadoras – vv.1, 2

1. v.1aventre do peixe – Jonas estava dentro de um grande peixe. Cientificamente só existe um tipo de animal marinho que poderia engolir Jonas inteiro e ele ainda ficar vivo, é a baleia do tipo “cachalote” encontrada no Mediterrâneo. Esse tipo não tem a garganta estreita como as outras baleias normais.

2. v.1b – orou ao Senhor, seu Deus – a estrutura literária da oração do profeta é típica de um Salmo de ações de graças:

ð Petição por livramento – v.2
ð Exposição do problema – v.3-6
ð Descrição da libertação – v.6, 7
ð Louvor pela libertação – v.8, 9

3. v.2a – na minha angustia, clamei ao Senhor, e ele me respondeu – Pense um pouco na angustia, no desespero do profeta quando abriu os olhos e se viu dentro da barriga de um peixe.

ð Salmo 120.1, 2 Na minha angústia clamei ao SENHOR, e me ouviu. SENHOR, livra a minha alma dos lábios mentirosos e da língua enganadora.

ð Salmo 118.5, 6 Invoquei o SENHOR na angústia; o SENHOR me ouviu, e me tirou para um lugar largo. O SENHOR está comigo; não temerei o que me pode fazer o homem.

ð Lamentações 3.55-57Invoquei o teu nome, SENHOR, desde a mais profunda masmorra. Ouviste a minha voz; não escondas o teu ouvido ao meu suspiro, ao meu clamor. Tu te aproximaste no dia em que te invoquei; disseste: Não temas.

4. v.2b – do ventre do abismo, gritei, e tu me ouviste a voz – aqui temos um caso típico do paralelismo da poesia hebraica. Vamos comparar a primeira parte deste verso com a sua segunda parte.

ð ventre do abismo – observe a diferença entre ventre do peixe e ventre do abismo. A palavra hebraica usada para ventre do abismo é sheol e significa lugar dos mortos ou inferno, pois era o lugar para onde iam as pessoas sem Deus, consideradas sem comunhão com Deus no Antigo Testamento. Pode também significar sepultura nas profundezas do mar.

ð tu me ouviste a voz – O profeta enfatiza a presença de Deus naquele lugar de angustia, a ponto de ouvir sua voz.

Não importa onde você e eu estejamos se somos salvos, filhos de Deus, ele está conosco – Mateus 28.20b; Salmo 139.1-10; Hebreus 13.5.

II. Deus está presente quando oramos não importa onde – vv.3-8

1. Escute e leia na Bíblia como Jonas descreve o lugar onde ele estava:

ð v.3 – no profundo, no coração dos mares
ð v.4 – lançado estou de diante de teus olhos
ð v.5 – o abismo me rodeou
ð v.6 – desci até aos fundamentos dos mares

Podemos entender claramente que o sofrimento de Jonas era resultado da disciplina divina sobre a sua desobediência! Deus ama os seus filhos e os disciplina corretivamenteHebreus 12.4-13.

2. Jonas tinha pavor da morte e ainda mais quando estava em desobediência, pois morrer sem comunhão com Deus no Antigo Testamento significava separação eterna da presença de Deus – Salmo 88.4, 5, 10-12.

ð vv.4, 5Estou contado com aqueles que descem ao abismo; estou como homem sem forças, Livre entre os mortos, como os feridos de morte que jazem na sepultura, dos quais te não lembras mais, e estão cortados da tua mão.

ð vv.10-12Mostrarás, tu, maravilhas aos mortos, ou os mortos se levantarão e te louvarão? (Selá.) Será anunciada a tua benignidade na sepultura, ou a tua fidelidade na perdição? Saber-se-ão as tuas maravilhas nas trevas, e a tua justiça na terra do esquecimento?

3. Jonas lembra do templo de Deus – sinal de sua presença entre o povov.4b. A pior coisa na vida de um crente em Cristo é lembrar-se do que fez e do que não faz mais para o Senhor por pura desobediência, como a de Jonas.

4. v.6bfizeste subir da sepultura a minha vida – Sepultura aqui é usada aqui para descrever o domínio da morte. Aqui vemos também a misericórdia divina em restaurar Jonas à comunhão de Deus.

5. vv.7, 8Estes dois versos mostram à resposta de Deus a oração de Jonas e o contrataste entre a idolatria vã e a fé genuína no Deus Vivo e Verdadeiro.

III. Deus está presente e entende nossas atitudes – vv.9, 10

1. v.9a – com voz do agradecimento – Um arrependimento sincero vem sempre acompanhado de ação de graças.

2. v.9b – eu te oferecerei sacrifícios – Na época de Jonas os sacrifícios eram de animais, hoje o sacrifício que Deus exige é o de Cristo já feito na cruz. Temos apenas que viver a nossa fé em obediência ao ensino de Jesus Cristo.

3. v.9c – o que votei pagarei – Na época de Jonas o povo de Deus fazia votos ou juramentos, hoje não necessitamos mais de fazer votos ou juramentos, temos apenas que viver o ensino de Jesus em Mateus 5.33-37.

4. v.9d – Ao Senhor pertence a salvação! – O profeta agora reconhece que só Deus é que salva. É interessante observarmos aqui o que acontece quando Deus leva o homem à salvação:

ð Jonasda desobediência ao arrependimento.
ð Ninivitasos levará da idolatria à féJonas 3.5-10.
ð Homens de hojesoberanamente, Deus, os leva ao arrependimento e a féAtos 11.17, 18.

5. v.10 – Este texto mais uma vez mostra a criação respondendo com obediência às ordens soberanas de Deus. Esta é a quarta vez que aparece este tipo de acontecimento no livro de Jonas – Jonas 1.4, 15, 17.

O comentário de rodapé da Bíblia de Estudo de Genebra diz o seguinte sobre este texto: “O peixe, que poderia ter sido a arma de Deus para a morte do profeta, pela graça se tornou em instrumento de libertação”.

Conclusão

1º) Deus está presente mesmo em situações extremamente desesperadoras.
2º) Deus está presente quando oramos não importa onde.
3º) Deus está presente e entende nossas atitudes.


Pr. Walter Almeida Junior

IBLAJP – 09/04/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário