segunda-feira, 8 de maio de 2017

Estudo da Primeira Carta de João - 1Jo – As Características Para a Comunhão

1João 2.28-3.24

Estamos estudando a Primeira Carta de João do ponto de vista da “Comunhão que Deus Preparou para o Seu Povo”. Já estudamos:

1º) Introdução ao Estudo da Primeira Carta de João
As Cartas e sua Classificação no NT. 1João – Carta Geral. Autoria e Data – João, 90 d. C.

2º) 1João 1.1-4 – Onde Começa a Nossa Comunhão
1) Começa com Deus; 2) Leva a Comunhão na Igreja; 3) Leva a Plena Alegria

3º) 1João 1.5-2.2 – As Condições para a Comunhão
1) Conformidade com um Padrão; 2) Confissão de Pecados

4º) 1João 2.3-27 – A Conduta na Comunhão
1)      O Caráter da Nossa Comunhão – Imitação; 2) O Mandamento para a Nossa
Comunhão – Separação; 3) O Credo para a Nossa Comunhão – Afirmação

Hoje vamos continuar o nosso estudo enfatizando: As Características da Comunhão em 1João 2.28-3.24. E faremos isso em três pontos: 1º) Em relação à nossa expectativapureza2.28-3.3; 2º) Em relação à nossa posição – justiça e amor3.4-18; e 3º) Em relação as nossas orações – respostas3.19-24.

I. Em relação à nossa expectativa – pureza – 2.28-3.3

1. v.28a – a afirmação de João enfatiza que a preparação para a segunda vinda de Jesus é permanecer nele. Esta afirmação está de acordo com o ensino do Novo Testamento. Mas, uma observação é importante: permanecer por estar salvo, não para a salvação! (cf. Jo 8.31; 15.4-7, 10; At 11.23; 14.22; 1Co 16.13; 2Ts 2.15).

2. v.28b – manifestou do grego parousia, significa: manifestação. Aqui, prontidão é a ênfase de João (cf. Mt 24.42; 26.41).

3. v.29 – a comunhão com Deus, o novo nascimento não é uma coisa para ficar guardada, escondida, mas sim, para manifestar a justiça de Deus. Jesus ensinou isso em Mt 5.13-16; 5.20.

4. 3.1-3

v.1ª – Vejam como é grande o amor.... O termo grego traduzido por vejam é uma exclamação! João enfatiza duas coisas aqui a respeito do amor – ágape: 1ª) sua qualidade e distinção; e 2ª) o relacionamento do amor com a filiação.

Por analogia o v.1 revela quatro verdades: 1ª) a fonte do amor – Deus, o Pai; 2ª) o amor é um dom gratuito; 3ª) o amor confere filiação; 4ª) o amor confere confirmação (cf. Jo 1.12).

v.1b – a manifestação do amor divino na vida cristã é a grande diferença entre o salvo e o perdido. Assim como o mundo rejeita o amor de Deus, rejeita também os que foram alcançados por esse amor. Isso aconteceu com Jesus – cf. Jo 17.14; 1.11.

v.2 – aqui de novo a parousia, e a afirmação da segurança da salvação. (1) seremos semelhantes a ele (2) e o veremos como ele é! (cf. Romanos 8.29; João 17.24).

v.3 – a nossa comunhão, que vem pela manifestação do amor de Deus em Jesus Cristo, e a nossa esperança de vida eterna no céu, deve nos motivar e estimular a uma vida pura. (cf. 2Cor 7.1; Rm 15.13 – Deus exige pureza tripla – 1Ts 5.23).

II. Em relação à nossa posição – justiça e amor – 3.4-18

João em sua carta mais uma vez chega num ponto que, tem que combater outra doutrina falsa – a do perfeccionismo. Ela era ensinada pelos falsos mestres da sua época. Esse ensino ainda hoje tem grande força no meio cristão evangélico e protestante reformado. Por isso, aqui, João traça uma linha entre os verdadeiros filhos de Deus e os filhos do Diabo.

Justiça

1. v.4a – ... comete (pratica o) pecado... – ou seja, vive habitualmente no pecado.

O termo grego usado por João para designar pecado aqui e hamartia que é igual ao termo hebraico usado no Antigo Testamento chattath e significa incapacidade de atingir o alvo. Esses termos afirmam, que primeiro o pecado é cometido contra Deus e depois contra a humanidade. É o que poderíamos dizer pecado religioso e ético. Na verdade, João, tanto no Evangelho com nas cartas mostra que o pecado pertence ao reino das trevas que se opõe ao reino da luz.

2. v.4b – ... porque o pecado é iniquidade (a transgressão da lei). João afirma agora, que o pecado é rebeldia, porque o termo grego que ele usa para transgressão da lei é anomia e significa sem lei, ilegal, anarquia. A aplicação é que, pecado é a violação de um estado moral sustentado pela lei.

3. v.5 – Este versículo mostra duas verdades: 1ª) ...ele se manifestou para tirar os nossos pecados...o objetivo da vida de Jesus Cristo; e 2ª) ...e nele não existe (há) pecado.a impecabilidade de Jesus Cristo.

4. v.6 – aqui João coloca um assunto muito sério e que precisamos entender.

v.6a – não pratica o pecado (não vive pecando) – A pessoa que permanece em Jesus Cristo após a sua conversão não vive na pratica do pecado – cf. v.9.
v.6b – qualquer que permanece em pecado (aquele que vive pecando) – A pessoa que se converte mas continua na pratica do pecado não nasceu de novo. Escute o restante do versículo – não o viu nem o conheceu – cf. v.8.

5. v.7 – João faz mais uma advertência contra os falsos mestres – ninguém vos engane (não vos deixeis enganar por ninguém). João coloca uma coisa que ele aprendeu com Jesus, a questão dos frutos – cf. Mt 7.15, 16. Em outras palavras cuidado com os que só falam, aquela turma do faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço.

6. v.8b – Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo.

Cl 2.8-15 – um texto esclarecedor do poder de Cristo sobre o diabo, mas que o falso ensino quer que os crentes não saibam disso (cf. Cl 2.16-23; Hb 2.14).

7. v.10 – Aqui é colocado a diferença entre os filhos de Deus e os filhos de diabo: (1) A conduta reta (na justiça) é evidencia de que a pessoa é filha de Deus; (2) A conduta injusta é evidencia de que a pessoa é filha do Diabo; (3) E o amor é o padrão pelo qual a conduta é medida.

Até aqui, João deixa claro a posição do crente nascido de novo em relação a sua conduta diante de Deus e do mundo: não vive na pratica do pecado, mas na pratica da justiça. Essa justiça deve estar de acordo com o ensino de Jesus em Mt 5.17-20.

Amor

1. v.11 – Então, João, repete outra vez a nova concepção que eles receberam de Jesus sobre o mandamento do amor de Deus derramado no coração dos salvos – cf. Jo 13.34; Rm 5.5.

2. v.12 – Agora João coloca diante de seus leitores a triste história de Caim e Abel – Gn 4.8. Caim era irmão de Abel? Caim o ama como irmão? Caim se deixou dominar pela inveja, pelo ódio, pelo homicídio. Caim matou o irmão porque a suas obras eram más. O ato de Caim foi a expressão natural de uma vida pecaminosa. Será possível acontecer isso hoje?

3. v.13 – Da forma como Caim odiava seu irmão o mundo nos odeia, porque o ódio é do mundo. Uma das diferenças entre o crente e o incrédulo é o amor de Deus – cf. Jo 15.18, 19.

4. vv.14, 15 – Aqui está uma das características internas da convicção de que um crente tem a vida eterna e do descrente que não tem a vida eterna, mas parece ter: ... porque amamos os irmãos” –  v.14b. João iguala o sentimento, ódio, a uma ação – um homicídio. Porque um descrente quando odeia uma pessoa, a primeira coisa que pensa em fazer é tirar a vida dela. Escute o que Jesus disse – Mt 5.21-26. Tudo começa com um sentimento! No pensamento de Jesus, quem odeia quer matar! Por isso não apenas: “Não matarás”, mas não odiarás, não insultarás, etc. Veja o contraste nos versículos a seguir:

5. vv.16-18 – Quem ama faz justamente o contrário: Segue o exemplo de Cristo que deu a vida pelos pecadores. Doa a sua vida – seu tempo, seus talentos, seu sanguev.16. Usa seus bens – v.17. Não com palavras demagogas, mas torna real as suas palavras – v.18 (cf. Tiago 2.14-17).

O amor do cristão autêntico é um amor do tipo do de Deus – v.17c. Um amor pratico, que age em favor do amado. Essa é uma característica da nossa comunhão em relação a nossa posição diante de Deus.

III. Em relação as nossas orações – respostas – 3.19-24

1. vv.19, 20 – João faz uma afirmação aqui que deixa muito claro o seguinte: Só reconhecemos que estamos na verdade e temos a certeza disso, quando o amor de Deus que está em nossa vida se torna uma pratica em nosso viver cotidiano. Por isso o nosso coração pode ficar tranquilo. Se por um acaso houver dúvida em nosso coração: Deus é maior que o nosso coração, ele sabe todas as coisas! João aqui invoca um atributo divino – onisciência!

2. vv.21, 22 – Então, João, explica aos seus leitores que na vida de comunhão uma consciência limpa, a obediência aos princípios da Palavra de Deus e a adoração leva o crente a ter a certeza da resposta as suas orações.

3. vv.23, 24 – João, agora, faz uma síntese do que vem enfatizando – o mandamento de Deus é: (1) Crer em Jesus Cristo e amar de forma pratica os irmãos – cf. Jo 13.34; 14.11; (2) Se os crentes viverem dessa forma pratica, eles permanecem em Deus e Deus permanece nelesv.24a.

João termina essa sessão de seu comentário sobre as características da comunhão, em relação a resposta das nossas orações, com a afirmação de que o crente sabe que permanece em Deus e Deus nele, pelo Espírito Santo que recebeu na conversão, que veio do próprio Senhor – v.24b.

Conclusão –  As Características da Comunhão

1.    Em relação à nossa expectativa – pureza.
2.    Em relação à nossa posição – justiça e amor.

3.    Em relação as nossas orações – respostas de orações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário