domingo, 3 de março de 2013

Oração, louvor e quebrantamento


Salmo 119.169-176

Em nosso penúltimo estudo do Salmo 119, vimos a vigésima primeira estrofe, 119.161-168, que começa com a vigésima primeira letra do alfabeto hebraico Sin ou Shin que significa dente. Esta letra era usada para indicar o numeral 300 e é transliterada em português pela letra S e também pelo som composto pela combinação das letras Sh. Nosso tema foi: Coração fiel, vida fiel e observância fiel.

Hoje, nossa estrofe do Salmo 119 é a vigésima segunda que também é a última, 119.161-168, que começa com a vigésima segunda letra do alfabeto hebraico Tau que significa marco. Esta letra era usada para indicar o numeral 400 e é transliterada em português pela letra T quando acompanhada de uma notação vocálica chamada daguesh, e também pelo som composto pela combinação das letras th quando sozinha.

Nosso tema de hoje é oração, louvor e quebrantamento.

Em síntese, essa estrofe, trata a cada dois versos o seguinte: os “vv.169, 170 são orações em que o salmista pede para ser ouvido e para que o Senhor aja conforme a sua Palavra; os vv.171, 172 são orações pedindo receptividade a Palavra ensinada e reconhecida pelo que ela é; os vv.173, 174 pedem e anseiam por ação divina com base na reação já demonstrada diante da Palavra e; os vv.175, 176 enfocam necessidades pessoais, a sensação das forças se esgotando e a tendência a se desgarrar”[1]. Mas, mostra o caminho para a vitalidade e renovação das forças na Palavra de Deus.

I. Oração – pedindo para ser ouvido e por uma ação divina

1. v.169a – Chegue a ti, SENHOR, a minha súplica...

2. v.170a – Chegue a minha petição à tua presença...

3. v.173a – Venha a tua mão socorrer-me... 

4. v.175b – ... ajudem-me os teus juízos.

5. v.176b – ... procura o teu servo...

II. Louvor – bendizendo com base na Escritura ensinada pelo Senhor

1. v.171 – Profiram louvor os meus lábios, pois me ensinas os teus decretos.

2. v.172 – A minha língua celebre a tua lei, pois todos os teus mandamentos são justiça.

3. v.175a – Viva a minha alma para louvar-te...

III. Quebrantamento – reconhecimento da necessidade da graça de Deus

1. v.169b – ... dá-me entendimento, segundo a tua palavra.

2. v.170b – ... livra-me segundo a tua palavra.

3. v.173b – ... pois escolhi os teus preceitos.

4. v.174 – Suspiro, SENHOR, por tua salvação; a tua lei é todo o meu prazer.

5. v.175b – ... ajudem-me os teus juízos.

6. v.176 – Ando errante como ovelha desgarrada; procura o teu servo, pois não me esqueço dos teus mandamentos.

Concluindo

Na oração nos achegamos ao Senhor e no louvor o engrandecemos e damos graças. O quebrantamento vem dessa aproximação e adoração ao Senhor, com base em sua Palavra, onde reconhecemos quem somos, confessamos nossos pecados e recebemos força para continuar a jornada da fé na busca da excelência da vida na perfeição da Palavra de Deus.

Pr. Walter Almeida Jr.
CBL Limeira – 03/03/2013



[1] Carson, D. A. – Comentário Bíblico Vida Nova, Vida Nova, 2009, p. 864.

Nenhum comentário:

Postar um comentário