domingo, 17 de março de 2013

Marta, a serva dedicada


Lucas 10.38-42

Uma observação em nosso estudo de hoje sobre Marta, é que sempre ela aprece junta com sua irmã Maria. As Escrituras apresentam elas sempre juntas.

Moravam no Vilarejo de Betânia, a três quilômetros de Jerusalém – João 11.18: Ora, Betânia estava cerca de quinze estádios perto de Jerusalém.

As irmãs, como todos os irmãos, eram muito diferentes em vários aspectos, mas semelhantes numa questão vital – ambas amavam a Jesus!

A família delas – Marta, Maria e Lazaro – se tornara amiga pessoal do Senhor Jesus. A ponto de o Evangelho declarar o amor de Jesus por eles – João 11.5: Ora, amava Jesus a Marta, e a sua irmã, e a Lázaro.
 
Essa família tinha uma qualidade especial, a hospitalidade. Marta, em particular, é sempre retratada como uma anfitriã meticulosa. Possivelmente Marta era a irmã mais velha, pois em todos os relatos evangélicos sobre eles, ela aparece em primeiro lugar e Lucas 10.38 menciona a casa da família como a casa de Marta – Indo eles de caminho, entrou Jesus num povoado. E certa mulher, chamada Marta, hospedou-o na sua casa.

Os Evangelhos apresenta três relatos significativos da interação de Jesus com essa amável família de Betânia: 1º) Lucas 10.38-42 – que descreve um pequeno conflito entre Marta e Maria sobre como dedicar-se melhor ao Senhor Jesus; 2º) João 11 – capítulo que relata a ressurreição de Lazaro e o tratamento pessoal de Jesus em relação a Marta e Maria; e 3º) João 12.1-11- Um jantar na casa da família em Betânia onde temos o episódio da unção dos pés de Jesus com o unguente caríssimo.

Não é fácil fazer uma descrição de Marta e de Maria em tão poucas palavras como neste texto, mas vamos caminhar pelo texto e observar algumas questões importantes. Por exemplo: “Algumas pessoas são por natureza muito dinâmicas e ativas; outras são naturalmente quietas e caladas. A pessoa ativa tem dificuldade para compreender a outra que se senta, pensa e contempla. E a pessoa devota dos momentos de silêncio e meditação muitas vezes despreza a que só se entrega à atividade. Não há nada mau em nenhuma das duas atitudes. Deus não fez todos iguais. Ele necessita de Martas e também de Marias”.[1]

Nosso assunto de hoje é sobre Marta. Na semana que vem falaremos sobre Maria. Então, nosso tema é: Marta, a serva dedicada!

Jesus falou sobre o serviço dedicado – João 12.26 – Se alguém me serve, siga-me, e, onde eu estou, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, o Pai o honrará.
 
Marta era uma serva dedicada, por isso a sua vida tem lições importantes a nos ensinar. Vamos observar três lições que aprendemos da vida de Marta no texto:

1ª) Lição – A Dedicação integral da sua vida ao Senhor – v.38

1. v.38b ...Marta, hospedou-o na sua casa. – a casa era de Marta. Mais de uma vez vemos ela receber Jesus e seus discípulos em sua casa – João 12.1, 2.

2. Servir na obra de Deus parece fácil, mas é uma das tarefas mais mal compreendidas no Reino de Deus.

a. Romanos 14.18 – Aquele que deste modo serve a Cristo é agradável a Deus e aprovado pelos homens.

b. 1 Pedro 4.11 – Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus. Se alguém fala, fale de acordo com os oráculos de Deus; se alguém serve, faça-o na força que Deus supre, para que, em todas as coisas, seja Deus glorificado, por meio de Jesus Cristo, a quem pertence a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém!
 
2ª) Lição – O cuidado com seus irmãos – v.39

1. Maria e Lázaro eram os irmãos mais novos de Marta. Ela tinha a responsabilidade de cuidar deles, isto é – educá-los, alimentá-los e protegê-los!

2. João 11.20-28 – o cuidado especial de Marta com seus irmãos mais novos é impressionante aqui!

3. João 12.1, 2 – Seis dias antes da Páscoa, foi Jesus para Betânia, onde estava Lázaro, a quem ele ressuscitara dentre os mortos. Deram-lhe, pois, ali, uma ceia; Marta servia, sendo Lázaro um dos que estavam com ele à mesa.

3ª) Lição – A humildade para reconhecer seus equívocos – v.40-42

1. v.40 – Marta não é do tipo de pessoa mundana voltada para o que é terreno, mas ela caracteriza a natureza de muitos cristãos que atuam incansavelmente pela causa do Senhor, mas que em vista disso se esquecem de parar diariamente para ter um momento de devoção e ouvir o Senhor através da oração e da Palavra. O caráter de Marta facilmente cai no extremo do ativismo laborioso para o Senhor, buscando realização e santidade no serviço. Mas, o serviço do Senhor dever ser realizado por aqueles que buscando santidade na oração e na Palavra.

2. v.41 – Jesus carinhosamente chama a atenção de Marta – Marta, Marta...

3. v.42 – Jesus explica a Marta que quem é da família não precisa de muita cerimônia para chegar e jantar em nossa casa. O que, na verdade, é importante nesses momentos de comunhão é deixar a pessoa a vontade.

Observamos que Marta aceitou humildemente a explicação de Jesus e voltou aos seus afazeres de dona de casa, mas, dessa vez com cuidado especial em não se deixar enganar pelo ativismo.

Concluindo

Três lições da vida de Marta:

1ª) Lição – A Dedicação de sua vida por completa ao Senhor – v.38
2ª) Lição – O cuidado com seus irmãos – v.39
3ª) Lição – A humildade para reconhecer seus equívocos – v.40-42

Pr. Walter Almeida Jr.
IBLB - Araras - 10/03/13


[1] Barclay, William. Comentário do Novo Testamento, p. 123.

Nenhum comentário:

Postar um comentário