segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Deus está presente


Jonas 2

Introdução

Na mensagem anterior vimos que: Deus se revelou ao homem de três formas:

Através das obras da criação;
Através da condução da história e;
Através da Bíblia Sagrada, sua revelação escrita!

Na sua revelação escrita ao homem, a Bíblia, Deus revela o seu ser através de seus atributos. Atributos são qualidades, propriedades, virtudes ou características próprias de uma pessoa.

A classificação, que acredito ser, mais adequada é a que divide as qualidades de Deus em qualidades incomunicáveis e qualidades comunicáveis.

Qualidades Incomunicáveis – São aquelas que revelam características que somente Deus possui.

Qualidades Comunicáveis – São assim chamadas porque ao criar o ser humano à sua imagem e semelhança, aprouve a Deus comunicar-lhes ou transmitir-lhes essas qualidades, embora em medida infinitamente menor.

Então, ao expormos o livro do profeta Jonas, vamos fazê-lo com o propósito de compreendermos mais sobre a Pessoa do nosso Grande e Maravilhoso Deus. Assim, creio que, sabendo mais sobre Deus, poderemos aprender mais sobre nós mesmos e o que Deus quer que sejamos.

Esse livro é primeiramente um livro sobre Deus e não sobre um profeta, ou um peixe ou uma nação. Vamos, agora, observar o que ele ensina sobre Deus em cada um de seus capítulos?

1º) O capítulo 1 ensina que Deus é firme – Ele tem um propósito especial para a humanidade e para cada pessoa em particular. Deus é firme na realização da sua vontade.

2º) No capítulo 2 ensina que Deus está presente – Ele, em sua firmeza, se mostra presente em todas as situações no estabelecimento de sua vontade.

3º) Os capítulo 3 e 4 ensinam que Deus é poderoso e paciente – o arrependimento e a conversão de toda a cidade de Nínive é uma manifestação extraordinária do poder de Deus. E a maneira paciente de Deus tratar o profeta Jonas mostra sua maravilhosa longanimidade!

Podemos confiar completamente nEle para a realização dos seus propósitos, pois é firme, presente, poderoso e paciente. A firmeza, a presença, o poder e a paciência de Deus são, portanto, qualidades divinas que encontramos nós quatro capítulos de Jonas, um em cada capítulo em particular.

Meu tema de hoje é Deus está presenteEle, em sua firmeza, se mostra presente em todas as situações no estabelecimento de sua vontade. Vamos ver isso no capítulo 2 do livro, que descreve a experiência do profeta e atribui a sua salvação a Deus.

Observe o contraste desta experiência e da atitude de Jonas. Ele que não orou para decidir o que fazer1.3; que não orou quando veio a tempestade1.4; que não orou quando todos invocavam seus deuses1.5; que não orou quando a verdade sobre a sua fuga se tornou pública1.10, 11; que não orou quando os marinheiros oravam1.14; e que estando no navio, se recusava a levantar-se e invocar o nome de seu Deus 1.6, agora se sentia constrangido a orar ao Senhor seu Deus, do ventre do peixe 2.1.

Outra coisa para entendermos aqui é que a oração do profeta foi transformada em um Salmo de ação de graças, isto é, um cântico de louvor a Deus pela sua salvação. Jonas após a sua libertação do ventre do peixe transformou sua oração em um cântico. Isto é muito típico das narrativas do Antigo Testamento, um Salmo de ação de graças e celebração pela libertação e misericórdia do Senhor.

Desse fato da vida do profeta aprendemos que: 1º) Deus está presente em qualquer situação; 2º) Deus está presente quando oramos em qualquer lugar e; 3º) Deus está presente quando erramos e quando acertamos.

I. Deus está presente em qualquer situação – v.1, 2

1. v.1aventre do peixe – Jonas estava dentro de um grande peixe. Cientificamente só existe um tipo de animal marinho que poderia engolir Jonas inteiro e ele ainda ficar vivo, é a baleia do tipo “cachalote” encontrada no Mediterrâneo. Esse tipo não tem a garganta estreita como as outras baleias normais.

2. v.1borou ao Senhor, seu Deus – a estrutura literária da oração do profeta é típica de um Salmo de ações de graças:

Petição por livramento – v.2
Exposição do problema – v.3-6
Descrição da libertação – v.6, 7
Louvor pela libertação – v.8, 9

3. v.2ana minha angustia, clamei ao Senhor, e ele me respondeu
Pense um pouco na angustia, no desespero do profeta quando abriu os olhos e se viu dentro da barriga de um peixe.
Salmo 120.1; 118.5; Lamentações 3.55.

4. v.2bdo ventre do abismo, gritei, e tu me ouviste a voz – aqui temos um caso típico do paralelismo da poesia hebraica. Vamos comparar a primeira parte deste verso com a sua segunda parte.

a.     ventre do abismo – observe a diferença entre ventre do peixe e ventre do abismo. A palavra hebraica usada para ventre do abismo é sheol e significa lugar dos mortos ou inferno, pois era o lugar para onde iam as pessoas sem Deus, consideradas sem comunhão com Deus no Antigo Testamento. Pode também significar sepultura nas profundezas do mar.

b.     tu me ouviste a voz – O profeta enfatiza a presença de Deus naquele lugar de angustia, a ponto de ouvir sua voz.

Não importa onde você e eu estejamos se somos salvos, filhos de Deus, ele está conosco – Mateus 28.20b; Salmo 139.1-10; Hebreus 13.5.

II. Deus está presente quando oramos em qualquer lugar – v.3-8

1. Escute e leia na Bíblia como Jonas descreve o lugar onde ele estava:

v.3 – no profundo, no coração dos mares
v.4 – lançado estou de diante de teus olhos
 v.5 – o abismo me rodeou
v.6 – desci até aos fundamentos dos mares

Podemos entender claramente que o sofrimento de Jonas era resultado da disciplina divina sobre a sua desobediência! Deus ama os seus filhos e os disciplina corretivamente – Hebreus 12.4-13.

2. Jonas tinha pavor da morte e ainda mais quando estava em desobediência, pois morrer sem comunhão com Deus no Antigo Testamento significava separação eterna da presença de Deus – Salmo 88.4, 5, 10-12.

3. Jonas se lembra do templo de Deus, sinal de sua presença entre o povo – v.4b.

A pior coisa na vida de um crente em Cristo é lembrar-se do que fez e do que não faz mais para o Senhor por pura desobediência, como a de Jonas.

4. v.6bfizeste subir da sepultura a minha vida

Sepultura aqui é usada aqui para descrever o domínio da morte.
Aqui vemos também a misericórdia divina em restaurar Jonas à comunhão de Deus.

5. v.7, 8Estes dois versos mostram à resposta de Deus a oração de Jonas e o contrataste entre a idolatria vã e a fé genuína no Deus Vivo e Verdadeiro.

III. Deus está presente quando erramos e quando acertamos – v.9, 10

1. v.9acom voz do agradecimento – Um arrependimento sincero vem sempre acompanhado de ação de graças.

2. v.9beu te oferecerei sacrifícios – Na época de Jonas os sacrifícios eram de animais, hoje o sacrifício que Deus exige é o de Cristo já feito na cruz. Temos apenas que viver a nossa fé em obediência ao ensino de Jesus Cristo.

3. v.9co que votei pagarei – Na época de Jonas o povo de Deus fazia votos ou juramentos, hoje não necessitamos mais de fazer votos ou juramentos, temos apenas que viver o ensino de Jesus em Mateus 5.33-37.

4. v.9dAo Senhor pertence a salvação! – O profeta agora reconhece que só Deus é que salva. É interessante observarmos aqui o que acontece quando Deus leva o homem à salvação:

Jonas – da desobediência ao arrependimento.
Ninivitas – os levará da idolatria à fé – Jonas 3.5-10.
Homens de hoje – soberanamente, Deus, os leva ao arrependimento e a fé – Atos 11.17, 18.

5. v.10 – Este texto mais uma vez mostra a criação respondendo com obediência às ordens soberanas de Deus. Esta é a quarta vez que aparece este tipo de acontecimento no livro de Jonas – Jonas 1.4, 15, 17.

O comentário de rodapé da Bíblia de Estudo de Genebra diz o seguinte sobre este texto: “O peixe, que poderia ter sido a arma de Deus para a morte do profeta, pela graça se tornou em instrumento de libertação”.

Conclusão

1)    Deus está presente em qualquer situação;
2)    Deus está presente quando oramos em qualquer lugar;
3)    Deus está presente quando erramos e quando acertamos.

Pr. Walter Almeida Jr.
PIBLI Limeira
Agosto de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário