Jonas
1
Introdução
Desde o nosso nascimento o ser humano tem a
semente da religião da noção da existência de Deus. Isso significa que Deus
criou o homem com a capacidade de conhecê-lo e de se relacionar com ele. Por
isso Deus se revelou ao homem de três formas:
Através das obras
da criação;
Através da condução
da história e;
Através da Bíblia
Sagrada, sua revelação escrita!
Na sua revelação escrita ao homem, a
Bíblia, Deus revela o seu ser através de seus atributos. Atributos são qualidades, propriedades, virtudes ou características
próprias de uma pessoa. Vou chamar,
durante essa série de pregações bíblicas, atributos de Deus de qualidades de
Deus.
Então, as qualidades de Deus revelam não
somente quem e como ele é, mas também como ele se relaciona conosco. Escute o
que diz a Bíblia:
1 João 4.8 – Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor. Deus não
tem apenas amor, ele é o amor! Assim também é com todas as outras qualidades
inerentes à sua natureza.
Uma coisa tem que ficar clara para nós
sobre as qualidades de Deus: nenhuma
classificação feita pelo homem será perfeita e completa quando se trata de
qualidades divinas. Deus sempre excederá nossos esforços para compreendê-lo
e descrevê-lo. Escute o que dizem os seguintes textos:
Eclesiastes 3.11 – Tudo fez Deus formoso no seu devido tempo;
também pôs a eternidade no coração do homem, sem que este possa descobrir as
obras que Deus fez desde o princípio até ao fim.
Romanos 11.33, 34 –
Ó profundidade da riqueza, tanto da
sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e
quão inescrutáveis, os seus caminhos! Quem, pois, conheceu a mente do Senhor?
Ou quem foi o seu conselheiro?
Jó 36.26 – Eis que Deus é grande, e não o podemos
compreender; o número dos seus anos não se pode calcular.
Isaías 40.28 – Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos fins da terra, nem
se cansa, nem se fatiga? Não se pode esquadrinhar o seu entendimento.
Mas, apesar de saber que nossa
classificação das qualidades de Deus é imperfeita e incompleta, não há duvida
de que ela nos ajuda a entender melhor o nosso grande Deus! E as Escrituras
Sagradas nos estimulam a buscar esse conhecimento:
Daniel 11.32 – ... mas o povo que conhece ao seu Deus se
tornará forte e ativo.
Oséias 6.3 – Conheçamos e prossigamos em conhecer ao
SENHOR...
A classificação, que acredito ser, mais
adequada é a que divide as qualidades de Deus em qualidades incomunicáveis e qualidades
comunicáveis.
Qualidades
Incomunicáveis
São aquelas que revelam características que
somente Deus possui e, portanto, apontam para o seu caráter Absoluto e Supremo
sobre todas as coisas. Recebem esse nome porque são virtudes que não são
comunicadas ou transmitidas por Deus à natureza humana. Escute o que diz a
Bíblia:
1 Timóteo 1.17 – Assim, ao Rei eterno, imortal, invisível,
Deus único, honra e glória pelos séculos dos séculos. Amém!
Judas v.25 – ... ao único Deus, nosso Salvador, mediante
Jesus Cristo, Senhor nosso, glória, majestade, império e soberania, antes de
todas as eras, e agora, e por todos os séculos. Amém!
Qualidades
Comunicáveis
São assim chamadas porque ao criar o ser
humano à sua imagem e semelhança, aprouve a Deus comunicar-lhes ou transmitir-lhes
essas qualidades, embora em medida infinitamente menor. Escute o que diz a
Confissão de Fé de Westminster sobre isso: Depois
de haver feito as outras criaturas, Deus criou o homem, macho e fêmea, com
almas racionais e imortais, e dotou-as de inteligência, retidão e perfeita
santidade, segundo a sua própria imagem... (CFW IV.2)
Quando uma pessoa vem a Cristo e o recebe
como único e suficiente Salvador, observamos a reciprocidade entre as
qualidades comunicáveis de Deus e as qualidades correspondentes no ser humano.
Escute a Bíblia:
1 João 4.19 – Nós amamos porque ele nos amou primeiro.
Conhecer a natureza e as qualidades de Deus
é o primeiro passo para termos um relacionamento mais rico e frutífero com ele.
Essa, certamente tem sido a experiência de muitos cristãos em todas as épocas e
lugares.
O livro do profeta Jonas faz parte da
Bíblia do Antigo Testamento e está entre a categoria de livros proféticos. Há
dois tipos de livros proféticos no AT: 1) Os Profetas Maiores (5) – Isaías,
Jeremias, Lamentações de Jeremias, Ezequiel, Daniel; 2) Profetas Menores (12) –
Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu,
Zacarias, Malaquias.
Este livro recebe o nome de seu personagem
principal, Jonas, que quer dizer “pombo”, de quem o livro diz que é filho de
Amitai – v.1. Jonas só é mencionado outra vez no AT em 2 Reis 14.24-28. De
acordo com este texto, uma profecia, entende-se que Jonas exerceu seu ministério
no Reino do Norte de Israel. Os acontecimentos registrados no livro datam de
750 a.C.
O profeta Jonas é bastante conhecido pelo
fato de Jesus o tê-lo citado, e assim reafirmado que a sua vida e ministério
foram um fato histórico – Mateus 12.39-41.
Jonas pode ser estudado de diversos pontos
de vista: 1) Biográfico – traçando um perfil do profeta; 2) Histórico –
enfatizando os fatos e sua contribuição histórica para o povo de Israelita; 3)
Textual – observando-se a narrativa em seqüência lógica e cronológica.
Geralmente quando estudamos um livro da
Bíblia, fazemos esperamos uma promessa de Deus para a nossa vida. Mas, na
verdade, o nosso propósito ao estudar a Palavra de Deus, não deve ser encontrar
algo para nós, mas sim descobrir algo sobre o nosso Deus. Esse algo sobre Deus
pode ser: 1º) Uma verdade antiga que nos volta como novidade; 2º) Uma verdade
nova que nunca vimos antes; ou 3º) Uma verdade que precisamos ver e entender
mais claramente.
Então,
ao expormos o livro do profeta Jonas, nos três domingos em que estaremos aqui,
a partir de hoje, vamos fazê-lo com o propósito de compreendermos mais sobre a Pessoa do nosso Grande e Maravilhoso
Deus. Assim, creio que, sabendo mais sobre Deus, poderemos aprender mais sobre
nós mesmos e o que Deus quer que sejamos.
Esse
livro é primeiramente um livro sobre Deus e não sobre um profeta, ou um peixe
ou uma nação. Vamos, agora, observar o que ele ensina sobre Deus em cada um de seus capítulos?
1º) O
capítulo 1 ensina que Deus
é firme – Ele tem um propósito especial para a humanidade e para cada
pessoa em particular. Deus é firme na realização da sua vontade.
2º) No capítulo 2
ensina que Deus está presente – Ele, em sua firmeza, se mostra presente em
todas as situações no estabelecimento de sua vontade.
3º) Os capítulo 3 e 4
ensinam que Deus é poderoso e paciente – o arrependimento e a conversão de
toda a cidade de Nínive é uma manifestação extraordinária do poder de Deus. E a
maneira paciente de Deus tratar o profeta Jonas mostra sua maravilhosa
longanimidade!
Podemos
confiar completamente nEle para a realização dos seus propósitos, pois é firme,
presente, poderoso e paciente. A firmeza, a presença, o poder e a paciência de
Deus são, portanto, qualidades divinas que encontramos nós quatro capítulos de
Jonas, um em cada capítulo em particular.
Hoje,
no primeiro capítulo de Jonas, vamos observar a firmeza divina ao lidar com o
profeta. O dicionário Aurélio define a firmeza como a qualidade do que é firme, fixidez,
estabilidade, solidez, constância, persistência, resolução, decisão. Uma pessoa firme é uma pessoa estável, solida, constante,
persistente, resoluta e decidida no que faz. Então, ter firmeza é ser constante, perseverar, continuar, prosseguir...
Nosso
tema de hoje é: Deus é Firme – Ele tem um propósito especial para a humanidade
e para cada pessoa em particular. Deus é firme na realização da sua vontade.
I. Deus é Firme na comunicação da
sua Palavra – v.1, 2
1. Deus é bem específico em sua abordagem
a. v.1 – Veio a
Palavra do Senhor a Jonas, filho de Amitai, dizendo... Esta expressão – veio a palavra do Senhor – aparece 112 vazes
no AT e descrever a revelação de uma mensagem divina ao profeta.
2. Deus é claro na comunicação da sua palavra – ele sempre diz
porque, quando, o que e onde!
a. v.2a – Dispõe-te, vai à grande cidade de Nínive... – O desafio do
chamado era complicado para Jonas, pelo fato de Nínive ser a capital do reino
da Assíria, que considerava Israel (e também Judá) como estado vassalo.
b. v.2b – ... e clama contra
ela... – Jonas tinha a tarefa de clamar contra os pecados da cidade. A ‘malícia’, aqui
citada, é semelhante ao pecado de Sodoma e Gomorra, e pode ser ampliada e
especificada como: homossexualismo,
injustiça, adultério, mentira, incitamento à maldade, orgulho, vida fácil,
despreocupação com os pobres, etc.
c.
Deus sempre
foi específico e claro em comunicar a sua vontade através da sua Palavra à
humanidade:
Desde o início, com Adão – Genesis
2.15-17
Na história do seu povo no AT –
Josué 24.14, 15
Hebreus 1.1, 2 – Havendo Deus,
outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas,
nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas
as coisas, pelo qual também fez o universo.
O que o Filho Jesus falou? – Marcos
16.15
Porque? Romanos 3.23, 6.23
O que ele espera? Deus... que todos os homens sejam salvos e cheguem
ao pleno conhecimento da verdade. (1 Timóteo 2.4)
II.
Deus é Firme em sua ação em favor da humanidade– v.3-16
1.
v.3
– a tentativa de fuga do profeta Jonas mostra, metaforicamente, o homem em sua
tentativa de fugir de sua responsabilidade diante de Deus e de sua Palavra.
a. Nessa tentativa de fugir
de sua responsabilidade, o profeta, arcou com todos os custos e consequências
de sua escolha – v.3b “... pagou, pois, a
sua passagem e embarcou...”.
b. Para onde Jonas
estava fugindo? ... para longe da
presença do Senhor.
c.
Nossa humanidade está longe de Deus – Isaías 59.2 – Mas as vossas iniquidades fazem separação
entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para
que vos não ouça.
2.
v.4-11
– Deus, então, age em favor da humanidade caída!
a. v.4 – Age como o Senhor, com controle sobre as forças da
natureza!
b. v.5-7 – Age para revelar idolatria humana!
c.
v.8, 9 – Age para se
revelar como Senhor, Deus do céu, que fez o mar e a terra.
d. v.10, 11 –
Age para trazer temor ao coração e busca por salvação!
3.
v.12-16
– A ação firme de Deus a favor da recuperação do profeta e para a salvação dos
homens resulta em:
a. v.12, 13 – no reconhecimento da real situação da
vida do profeta e dos marinheiros!
b. v.14-16 – na entrega da vida do profeta e dos marinheiros
nas mãos de Deus.
Conclusão
Na Bíblia, a vontade expressa de Deus é a
redenção da humanidade, isto é, a salvação da humanidade de seus pecados. Para
isso Deus preparou um plano especial. O Plano da Salvação. Em toda a Bíblia,
Ele, comunica o seu plano e age firmemente no seu propósito salvador.
Aqui vimos sua firmeza em comunicar a sua
palavra e agir pela salvação da vida daqueles marinheiros e da cidade de
Nínive. A vida do profeta Jonas é apenas o instrumento que Deus usa para
comunicar a sua verdade e a sua ação efetiva no cumprimento de seu plano
salvador.
Hoje, da mesma maneira, Deus usa a minha
vida e a da Igreja Batista Livre, aqui em Marincek, para comunicar a sua
vontade e ação em favor da salvação da sua alma, pelo sacrifício de Jesus Cristo,
o filho de Deus, na cruz do calvário.
Agora, se você está ouvindo a voz de Deus
lhe chamando não endureça o seu coração, mas venha e clame a Ele por salvação.
Como você pode fazer isso? Ele mesmo diz, na Bíblia, na Carta aos Romanos
10.8-13:
A palavra
está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé que
pregamos. Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração,
creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o
coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação.
Porquanto a Escritura diz: Todo aquele que nele crê não será confundido. Pois
não há distinção entre judeu e grego, uma vez que o mesmo é o Senhor de todos,
rico para com todos os que o invocam. Porque: Todo aquele que invocar o nome do
Senhor será salvo.
Pr. Walter Almeida Jr.
PIBLI Limeira
(Mensagem pregada na IBL Marincek em Ribeira Preto - 05/08/12)
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Bibliografia
Bíblia Anotada - Charles C. Ryrie - ARA - SBB e Mundo Cristão
Bíblia de Estudo MacArthur - ARA - SBB
Comentários Expositivos Hagnos - Jonas - Hernandes Dias Lopes - Hagnos
Os Problemas de um Obreiro de Crianças e a Solução de Deus - APEC
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