terça-feira, 7 de agosto de 2012

Deus é Firme


Jonas 1

Introdução

Desde o nosso nascimento o ser humano tem a semente da religião da noção da existência de Deus. Isso significa que Deus criou o homem com a capacidade de conhecê-lo e de se relacionar com ele. Por isso Deus se revelou ao homem de três formas:

Através das obras da criação;
Através da condução da história e;
Através da Bíblia Sagrada, sua revelação escrita!

Na sua revelação escrita ao homem, a Bíblia, Deus revela o seu ser através de seus atributos. Atributos são qualidades, propriedades, virtudes ou características próprias de uma pessoa. Vou chamar, durante essa série de pregações bíblicas, atributos de Deus de qualidades de Deus.

Então, as qualidades de Deus revelam não somente quem e como ele é, mas também como ele se relaciona conosco. Escute o que diz a Bíblia:

1 João 4.8 – Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor. Deus não tem apenas amor, ele é o amor! Assim também é com todas as outras qualidades inerentes à sua natureza.

Uma coisa tem que ficar clara para nós sobre as qualidades de Deus: nenhuma classificação feita pelo homem será perfeita e completa quando se trata de qualidades divinas. Deus sempre excederá nossos esforços para compreendê-lo e descrevê-lo. Escute o que dizem os seguintes textos:

Eclesiastes 3.11 – Tudo fez Deus formoso no seu devido tempo; também pôs a eternidade no coração do homem, sem que este possa descobrir as obras que Deus fez desde o princípio até ao fim.

Romanos 11.33, 34 – Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos! Quem, pois, conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro?

Jó 36.26 – Eis que Deus é grande, e não o podemos compreender; o número dos seus anos não se pode calcular.

Isaías 40.28 – Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos fins da terra, nem se cansa, nem se fatiga? Não se pode esquadrinhar o seu entendimento.

Mas, apesar de saber que nossa classificação das qualidades de Deus é imperfeita e incompleta, não há duvida de que ela nos ajuda a entender melhor o nosso grande Deus! E as Escrituras Sagradas nos estimulam a buscar esse conhecimento:

Daniel 11.32 – ... mas o povo que conhece ao seu Deus se tornará forte e ativo.

Oséias 6.3 – Conheçamos e prossigamos em conhecer ao SENHOR...

A classificação, que acredito ser, mais adequada é a que divide as qualidades de Deus em qualidades incomunicáveis e qualidades comunicáveis.

Qualidades Incomunicáveis

São aquelas que revelam características que somente Deus possui e, portanto, apontam para o seu caráter Absoluto e Supremo sobre todas as coisas. Recebem esse nome porque são virtudes que não são comunicadas ou transmitidas por Deus à natureza humana. Escute o que diz a Bíblia:

1 Timóteo 1.17 – Assim, ao Rei eterno, imortal, invisível, Deus único, honra e glória pelos séculos dos séculos. Amém!

Judas v.25 – ... ao único Deus, nosso Salvador, mediante Jesus Cristo, Senhor nosso, glória, majestade, império e soberania, antes de todas as eras, e agora, e por todos os séculos. Amém!

Qualidades Comunicáveis

São assim chamadas porque ao criar o ser humano à sua imagem e semelhança, aprouve a Deus comunicar-lhes ou transmitir-lhes essas qualidades, embora em medida infinitamente menor. Escute o que diz a Confissão de Fé de Westminster sobre isso: Depois de haver feito as outras criaturas, Deus criou o homem, macho e fêmea, com almas racionais e imortais, e dotou-as de inteligência, retidão e perfeita santidade, segundo a sua própria imagem... (CFW IV.2)

Quando uma pessoa vem a Cristo e o recebe como único e suficiente Salvador, observamos a reciprocidade entre as qualidades comunicáveis de Deus e as qualidades correspondentes no ser humano. Escute a Bíblia:

1 João 4.19 – Nós amamos porque ele nos amou primeiro.

Conhecer a natureza e as qualidades de Deus é o primeiro passo para termos um relacionamento mais rico e frutífero com ele. Essa, certamente tem sido a experiência de muitos cristãos em todas as épocas e lugares.

O livro do profeta Jonas faz parte da Bíblia do Antigo Testamento e está entre a categoria de livros proféticos. Há dois tipos de livros proféticos no AT: 1) Os Profetas Maiores (5) – Isaías, Jeremias, Lamentações de Jeremias, Ezequiel, Daniel; 2) Profetas Menores (12) – Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias.

Este livro recebe o nome de seu personagem principal, Jonas, que quer dizer “pombo”, de quem o livro diz que é filho de Amitai – v.1. Jonas só é mencionado outra vez no AT em 2 Reis 14.24-28. De acordo com este texto, uma profecia, entende-se que Jonas exerceu seu ministério no Reino do Norte de Israel. Os acontecimentos registrados no livro datam de 750 a.C.

O profeta Jonas é bastante conhecido pelo fato de Jesus o tê-lo citado, e assim reafirmado que a sua vida e ministério foram um fato histórico – Mateus 12.39-41.

Jonas pode ser estudado de diversos pontos de vista: 1) Biográfico – traçando um perfil do profeta; 2) Histórico – enfatizando os fatos e sua contribuição histórica para o povo de Israelita; 3) Textual – observando-se a narrativa em seqüência lógica e cronológica.

Geralmente quando estudamos um livro da Bíblia, fazemos esperamos uma promessa de Deus para a nossa vida. Mas, na verdade, o nosso propósito ao estudar a Palavra de Deus, não deve ser encontrar algo para nós, mas sim descobrir algo sobre o nosso Deus. Esse algo sobre Deus pode ser: 1º) Uma verdade antiga que nos volta como novidade; 2º) Uma verdade nova que nunca vimos antes; ou 3º) Uma verdade que precisamos ver e entender mais claramente.

Então, ao expormos o livro do profeta Jonas, nos três domingos em que estaremos aqui, a partir de hoje, vamos fazê-lo com o propósito de compreendermos mais sobre a Pessoa do nosso Grande e Maravilhoso Deus. Assim, creio que, sabendo mais sobre Deus, poderemos aprender mais sobre nós mesmos e o que Deus quer que sejamos.

Esse livro é primeiramente um livro sobre Deus e não sobre um profeta, ou um peixe ou uma nação. Vamos, agora, observar o que ele ensina  sobre Deus em cada um de seus capítulos?

1º) O capítulo 1 ensina que Deus é firme – Ele tem um propósito especial para a humanidade e para cada pessoa em particular. Deus é firme na realização da sua vontade.

2º) No capítulo 2 ensina que Deus está presente – Ele, em sua firmeza, se mostra presente em todas as situações no estabelecimento de sua vontade.

3º) Os capítulo 3 e 4 ensinam que Deus é poderoso e paciente – o arrependimento e a conversão de toda a cidade de Nínive é uma manifestação extraordinária do poder de Deus. E a maneira paciente de Deus tratar o profeta Jonas mostra sua maravilhosa longanimidade!

Podemos confiar completamente nEle para a realização dos seus propósitos, pois é firme, presente, poderoso e paciente. A firmeza, a presença, o poder e a paciência de Deus são, portanto, qualidades divinas que encontramos nós quatro capítulos de Jonas, um em cada capítulo em particular.

Hoje, no primeiro capítulo de Jonas, vamos observar a firmeza divina ao lidar com o profeta. O dicionário Aurélio define a firmeza como a qualidade do que é firme, fixidez, estabilidade, solidez, constância, persistência, resolução, decisão. Uma pessoa firme é uma pessoa estável, solida, constante, persistente, resoluta e decidida no que faz. Então, ter firmeza é ser constante, perseverar, continuar, prosseguir...

Nosso tema de hoje é: Deus é Firme – Ele tem um propósito especial para a humanidade e para cada pessoa em particular. Deus é firme na realização da sua vontade.

I. Deus é Firme na comunicação da sua Palavra – v.1, 2

1. Deus é bem específico em sua abordagem

a.     v.1 – Veio a Palavra do Senhor a Jonas, filho de Amitai, dizendo... Esta expressão – veio a palavra do Senhor – aparece 112 vazes no AT e descrever a revelação de uma mensagem divina ao profeta.

2. Deus é claro na comunicação da sua palavraele sempre diz porque, quando,  o que e onde!

a.     v.2aDispõe-te, vai à grande cidade de Nínive... – O desafio do chamado era complicado para Jonas, pelo fato de Nínive ser a capital do reino da Assíria, que considerava Israel (e também Judá) como estado vassalo.

b.     v.2b – ... e clama contra ela... – Jonas tinha a tarefa de clamar contra os pecados da cidade. A ‘malícia’, aqui citada, é semelhante ao pecado de Sodoma e Gomorra, e pode ser ampliada e especificada como: homossexualismo, injustiça, adultério, mentira, incitamento à maldade, orgulho, vida fácil, despreocupação com os pobres, etc.

c.      Deus sempre foi específico e claro em comunicar a sua vontade através da sua Palavra à humanidade:

Desde o início, com Adão – Genesis 2.15-17
Na história do seu povo no AT – Josué 24.14, 15
Hebreus 1.1, 2 – Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo.
O que o Filho Jesus falou? – Marcos 16.15
Porque? Romanos 3.23, 6.23
O que ele espera? Deus... que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade. (1 Timóteo 2.4) 

II. Deus é Firme em sua ação em favor da humanidade– v.3-16

1. v.3 – a tentativa de fuga do profeta Jonas mostra, metaforicamente, o homem em sua tentativa de fugir de sua responsabilidade diante de Deus e de sua Palavra.

a.     Nessa tentativa de fugir de sua responsabilidade, o profeta, arcou com todos os custos e consequências de sua escolha – v.3b “... pagou, pois, a sua passagem e embarcou...”.

b.     Para onde Jonas estava fugindo? ... para longe da presença do Senhor.

c.      Nossa humanidade está longe de Deus – Isaías 59.2 – Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça.

2. v.4-11 – Deus, então, age em favor da humanidade caída!

a.     v.4 – Age como o Senhor, com controle sobre as forças da natureza!

b.     v.5-7 – Age para revelar idolatria humana!

c.      v.8, 9 – Age para se revelar como Senhor, Deus do céu, que fez o mar e a terra.

d.     v.10, 11 – Age para trazer temor ao coração e busca por salvação!

3. v.12-16 – A ação firme de Deus a favor da recuperação do profeta e para a salvação dos homens resulta em:

a.     v.12, 13 – no reconhecimento da real situação da vida do profeta e dos marinheiros!

b.     v.14-16 – na entrega da vida do profeta e dos marinheiros nas mãos de Deus.

Conclusão

Na Bíblia, a vontade expressa de Deus é a redenção da humanidade, isto é, a salvação da humanidade de seus pecados. Para isso Deus preparou um plano especial. O Plano da Salvação. Em toda a Bíblia, Ele, comunica o seu plano e age firmemente no seu propósito salvador.

Aqui vimos sua firmeza em comunicar a sua palavra e agir pela salvação da vida daqueles marinheiros e da cidade de Nínive. A vida do profeta Jonas é apenas o instrumento que Deus usa para comunicar a sua verdade e a sua ação efetiva no cumprimento de seu plano salvador.

Hoje, da mesma maneira, Deus usa a minha vida e a da Igreja Batista Livre, aqui em Marincek, para comunicar a sua vontade e ação em favor da salvação da sua alma, pelo sacrifício de Jesus Cristo, o filho de Deus, na cruz do calvário.

Agora, se você está ouvindo a voz de Deus lhe chamando não endureça o seu coração, mas venha e clame a Ele por salvação. Como você pode fazer isso? Ele mesmo diz, na Bíblia, na Carta aos Romanos 10.8-13:

A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé que pregamos. Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação. Porquanto a Escritura diz: Todo aquele que nele crê não será confundido. Pois não há distinção entre judeu e grego, uma vez que o mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam. Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.
 
Pr. Walter Almeida Jr.
PIBLI Limeira
(Mensagem pregada na IBL Marincek em Ribeira Preto - 05/08/12)
______________________________________________

Bibliografia

Bíblia Anotada - Charles C. Ryrie - ARA - SBB e Mundo Cristão
Bíblia de Estudo MacArthur - ARA - SBB
Comentários Expositivos Hagnos - Jonas - Hernandes Dias Lopes - Hagnos
Os Problemas de um Obreiro de Crianças e a Solução de Deus - APEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário