terça-feira, 7 de agosto de 2012

Marcas do Verdadeiro Cristianismo


Filemom 4-7

Introdução

No estudo anterior, na introdução ao estudo, vimos o seguinte:

1)    Que segundo Carlos Oswaldo Pinto em seu livro Foco e Desenvolvimento no Novo Testamento, o propósito de Filemom é “encorajar a aplicação completa do princípio da igualdade dos irmãos em Cristo por meio do perdão de Onésimo, o escravo, por Filemom, um senhor de escravos”.

2)    Que ela é, na verdade, uma das cartas pessoais de Paulo e foi chamada de “a obra prima da arte de escrever cartas”. Foi escrita por volta de 62 (61) d.C. quando Paulo estava em sua primeira prisão em Roma. Outras cartas escritas neste período foram: Efésios, Filipenses e Colossenses.

3)    Possivelmente, Filemom, juntamente com Arquipo eram líderes (anciãos) da igreja em Colossos. O que se vê na carta, também, é que Filemom colocava a sua casa a disposição da igreja – (v.2)... e à igreja que está em tua casa...

4)    O assunto principal da carta é um escravo chamado Onésimo, nome grego comum que significa útil. Ele era escravo de Filemom e tinha fugido de casa, possivelmente roubando alguma coisa, ou, tinha fugido por roubar algo (v.18, 19), o que lhe custaria a vida, segundo as leis romanas.

Na exposição do texto vimos:

1)    Que no v.1 Paulo vê: Jesus acima de si, Filemom diante de si e Timóteo ao seu lado.
2)    No v.2 quem era Áfia, Arquipo e a Igreja em Colossenses.
3)    E no final, no v.3, graça e paz – charis shalom!

Hoje, vamos expor o texto com o tema:
Marcas do Verdadeiro Cristianismo

I. Dou graças ao meu Deus, lembrando-me, sempre, de ti nas minhas orações... (v.4)

1.     Lembrança que leva a oração – esse poderia ser o tema desse versículo!

2.     Paulo não se lembrava de Filemom de vez em quando, mas como ele mesmo afirma: “... lembrando-me, sempre, de ti...”.

3.     Assim como Paulo, não devemos deixar que as circunstâncias da nossa vida cotidiana atrapalhem nossa vida de oração!

4.     Leia e medite comigo em Filipenses 4.6 – Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.

5.     Vemos aqui que Paulo agradecia a Deus por Filemom e isso nos ensina que: a) Paulo se ocupava intimamente com seus colaboradores e; b) Paulo conseguia alegra-se com seus irmãos em Cristo que estavam realizando a obra de Deus. Observe o que ele diz em Romanos 12.15 – Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram.

6.     Três perguntas para reflexão: 1ª) Somos pessoas que se alegram com o sucesso de outras pessoas e louvamos a Deus por isso? 2ª) Somos pessoas que se preocupam intimamente com outras pessoas a ponto de intercedermos por elas? 3ª)  Somos o tipo de pessoa pelo qual os outros quando se lembram de nós louvam a Deus?

II. ... estando ciente do teu amor e da fé que tens para com o Senhor Jesus e todos os santos... (v.5)

Quando Paulo se lembrava de Filemom, de que ele se lembrava nele? Amor e fé!

Isso indica que a fé de Filemom produzia o fruto do amor!  A fé desse homem não era uma fé qualquer, mas sua fé era em Jesus e seu amor, também não era um amor qualquer, mas amor por todos os santos.


Uma coisa a notar aqui é que Paulo coloca o amor antes da fé,
diferente do que faz em outras cartas, observe comigo:

Efésios 1.15 – Por isso, também eu, tendo ouvido da fé que há entre vós no Senhor Jesus e o amor para com todos os santos...

Colossenses 1.3, 4 – Damos sempre graças a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, quando oramos por vós, desde que ouvimos da vossa fé em Cristo Jesus e do amor que tendes para com todos os santos...

Assim Paulo quis dizer que: As pessoas viam, sentiam e experimentavam o seu amor e sabiam: esse homem tem uma fé profunda em Jesus Cristo.

Leia e pense comigo o que Lucas falou a respeito de Jesus em Atos 1.1: Escrevi o primeiro livro, ó Teófilo, relatando todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar...

Amados, devemos considerar esse ensino de modo muito especial e procurar viver nossa fé de modo prático, como nos é ensinado em:

1 João 3.18 – Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas de fato e de verdade.

Tiago 1.22-25 – (22) Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. (23) Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não praticante, assemelha-se ao homem que contempla, num espelho, o seu rosto natural; (24) pois a si mesmo se contempla, e se retira, e para logo se esquece de como era a sua aparência. (25) Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar.

III. ... para que a comunhão da tua fé se torne eficiente no pleno conhecimento de todo bem que há em nós, para com Cristo. (6)

As marcas do verdadeiro cristianismo não são apenas uma vida de oração e a pratica da fé pelo amor, mas inclui também a comunhão da fé eficiente que leva ao pleno conhecimento de todo o bem que há em nós, para com Cristo. Amados, essa nossa comunhão da fé começa com Deus! Observe comigo alguns textos:

ð 1 João 1.3 – ... o que temos visto e ouvido anunciamos também a vós outros, para que vós, igualmente, mantenhais comunhão conosco. Ora, a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo.

Atos 2.42 – E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações.

1 Coríntios 1.9 – Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados à comunhão de seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor.

1 Coríntios 10.16 – Porventura, o cálice da bênção que abençoamos não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos não é a comunhão do corpo de Cristo?

1 João 1.6 – Se dissermos que mantemos comunhão com ele e andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade.

1 João 1.7 – Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.

2 Coríntios 6.14 – Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas?

... para com Cristo. (v.6b) – demonstra que devemos viver nossa vida a partir de Jesus e em direção a Ele, como está escrito em:

Hebreus 12.2 –... olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus.

Romanos 11.36 – Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!

IV. Pois, irmão, tive grande alegria e conforto no teu amor, porquanto o coração dos santos tem sido reanimado por teu intermédio. (v.7)

1.     Pois, irmão, tive grande alegria e conforto no teu amor... (v.7a) – o amor de Filemom trouxe grande alegria e conforto a Paulo na prisão em Roma. Que amor é esse? É o amor de Deus, mas no fruto do Espírito – Gálatas 5.22, 23 – Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. Observemos outros textos:

1 Coríntios 13.13 – Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor.

Mateus 22.36-40 – Mestre, qual é o grande mandamento na Lei? Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas.

1 João 4.20, 21 – Se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê. Ora, temos, da parte dele, este mandamento: que aquele que ama a Deus ame também a seu irmão.
 
2.     ... porquanto o coração dos santos tem sido reanimado por teu intermédio. (v.7b)

A palavra grega traduzida por reanimado no v.7 é a mesma usada por Jesus em Mateus 11.28 – Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.

Amados irmãos devemos estas cientes e ter consciência de que o nosso modo de viver sempre influenciará as outras pessoas – ou para o bem ou para o mal!

Por isso devemos observar o que João diz: ... aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou. 1 João 2.6 

Conclusão

Então as marcas do verdadeiro cristianismo são:

Vida de Oração,
Pratica da Fé pelo Amor,
Comunhão de Fé Eficaz e
Vida cristã prática!

Pr. Walter Almeida Jr.
PIBLI Limeira
Estudo para EBD na IBL Marincek em Ribeira Preto - Agosto 2012)
____________________________________________

Bibliografia

Bíblia de Estudo MacArthur - ARA - SBB
Estudo da Epístola a Filemom - Norbert Lieth - Actual Edições

Nenhum comentário:

Postar um comentário