quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Estudo Bíblico (1) - Jesus, a sós com Deus


Marcos 1.35-39
Jesus, a Sós com Deus (1)

Introdução

Falamos muito em oração, leitura da Bíblia, testemunho, louvor e adoração. Nos envolvemos em muitas atividades, dentro e fora da nossa religiosidade. Não há nada de errado em nossas atividades diárias. O incorreto está na ordem de prioridades que damos a tudo que temos e vamos fazer diária, semanal, mensal e anualmente.

Queridos irmãos os estudos este mês visam, através do exemplo de Jesus Cristo, ajudar-nos a colocarmos nossa vidas e prioridades em ordem e preparar-nos para encararmos cada dia como um novo dia criado por Deus, sempre com ele no controle.

O texto de Marcos 1.35-39 mostra algo muito importante a respeito da vida pessoal de Jesus Cristo – Ele gostava de estar a sós com Deus, o seu Pai. Aqueles momentos de comunhão, de diálogo e intimidade com Deus. Jesus sabia que o êxito de sua missão estava em grande parte associado à sua vida pessoal com o seu Pai.

Jesus teve que conviver com duas naturezas: 1) a divina; 2) a humana – Era aqui, na natureza humana, onde o Diabo iria concentrar as suas forças contra o filho de Deus!

As lições que podemos aprender desta passagem da vida intima de Jesus com Deus, estão claras no próprio texto: 1º) v.35a – De madrugada, quando ainda estava escuro, ... – Um Momento Especial, Mesmo que Tivesse que Custar Alguma Coisa também Especial; 2º) v.35b – Jesus levantou-se, saiu de casa e foi para um lugar deserto... – Um Lugar Onde Pudesse Estar Realmente as Sós; e 3º) v.35c – ...onde ficou orando. – Um Diálogo com Qualidade.

I. “De madrugada, quando ainda estava escuro, ...” – v.35a
Um momento especial, mesmo que tenha que custar alguma coisa especial

1. Após um dia exaustivo Jesus, junto com seus discípulos, é claro foi descansar, dormir. Mas logo cedo, ainda escuro, levantou-se.

Não havia outro momento, a não ser aquele, quando todos ainda estavam dormindo. Isto custaria a Jesus uma parte de seu descanso diário. O melhor do sono, seria o que ele sacrificaria para ter diariamente um momento a sós com o Pai, aquele seria o momento especial de estar a sós com Deus. Não seria fácil, depois de um dia de ministério intenso ter que parar no melhor do descanso. Seria um sacrifício diário, senão não teria este momento especial.

Os discípulos logo se levantariam a sua procura – v.36. Os discípulos não davam um descanso!

2. Na Bíblia, temos o exemplo de um homem que também sacrificou uma amizade e colocou a sua vida em risco para ter momentos a sós com Deus. Daniel foi esse homem – Daniel 6 – v.10 – “Quando Daniel soube que o decreto tinha sido publicado, foi para casa, para o seu quarto, no andar de cima, onde as janelas davam para Jerusalém e ali fez o que costumava fazer: três vezes por dia ele se ajoelhava e orava, agradecendo ao seu Deus.”

Daniel tinha um costume – orar de joelhos três vezes ao dia!
Mesmo com uma lei temporária contra a sua vida devocional, ele não parou. Sacrificou a amizade do rei, um idolatra que queria ser um deus, e colocou a sua própria vida em risco, para manter aquele momento a sós com Deus. Daniel sabia quem era Deus e que nada é mais importante do que ele na vida!

O que faríamos hoje com uma lei dessa? A resposta de muitos seria: Vamos orar em espírito? Um mês só? Ora! Deus não vai se importar. É para o bem da obra! Não vamos ficar mal com o governo por isso? Deus nem vai se importar? Acho que Deus quer provar a nossa fé!

3. Pense em momento em que você pode dedicar para estar a sós com Deus. O que eu e você temos que sacrificar nesta nossa vida para termos um tempo a sós com Deus?

Nós temos tempo para tudo que gostamos de fazer. Pode ser a qualquer hora, se é alguma coisa importante para nós, nada atrapalha, nem mesmo as reuniões de oração, louvor, adoração, ensino e edificação da igreja! Que importância estou dando ao Deus que me criou e me salvou? “De madrugada, quando ainda estava escuro...”

II. Jesus levantou-se, saiu de casa e foi para um lugar deserto... – v.35b
Um Lugar Onde Pudesse Estar Realmente as Sós

1. Este momento especial de Jesus a sós com Deus, tinha que ser em algum lugar. Ele escolheu um lugar deserto. Isto é, um lugar onde ele estaria de fato sozinho com Deus.

2. Há algumas palavras nesta segunda parte do versículo que são dignas de nota:

Levantou-se – fala de despertamento.
Saiu e foi – fala de tomada de atitude.
Deserto – fala de escolhas.

3. Exemplo: Raph W. Neighbour Jr. em seu livreto Estação do Novo Convertido conta uma história do encontro de um pastor americano com um pastor japonês.
Num jardim no quintal da casa do pr. Japonês, um chalé de um quarto. O chalé era chamado de “quarto de escuta”. Era o lugar onde pr. japonês parava para ter um tempo especial com Deus. Esse lugar é mais uma atitude do coração do que um lugar físico. Significa abrir nossas vidas não somente para falar com Deus, mas também para ouvi-lo!

Temos um exemplo na Bíblia que exemplifica o parar para ouvir – Habacuque 2.1-2.

4. Jesus tinha um lugar desse. Um lugar especial para estar a sós com Deus. Era o Monte das Oliveiras, um lugar ao leste da cidade de Jerusalém – Lucas 21.37.

Durante as constantes mudanças que seu ministério exigia, ele teve que escolher outros lugares onde ter este tempo com seu Pai – Lc 5.16Mas Jesus retirava-se para lugares solitários, e orava.

Nós já vimos o exemplo de Daniel que tinha este tempo três vezes ao dia. Mas este tempo solitário com Deus era em um lugar especial.

Quando Daniel soube que o decreto tinha sido publicado, foi para casa, para o seu quarto, no andar de cima, onde as janelas davam para Jerusalém e ali fez o que costumava fazer: três vezes por dia ele se ajoelhava e orava, agradecendo ao seu Deus.
Daniel 6.10

5. Por que eu preciso de um lugar e um tempo a sós com Deus?

Ter um lugar e dedicar tempo é necessário para que o amor cresça em qualquer relacionamento. Com Deus não é diferente! Precisamos de um tempo diário com ele!

Pense num casal de namorados, depois noivos e quando casam! Diz um ditado popular: Quer conhecer uma pessoa de verdade? Vá morar com essa pessoa!

Quer conhecer Deus de verdade? Tenha um lugar especial e dedique tempo neste lugar para falar com Ele!

O texto de Mc 1.35 diz: De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus levantou-se, saiu de casa e foi para um lugar deserto, onde ficou orando.

III. ...onde ficou orando. – v.35c
Um Diálogo com Qualidade

1. Então Jesus tinha um lugar especial onde podia estar solitário e dedicava neste lugar um tempo especial, de qualidade, com Deus. O que Jesus ficava fazendo? O texto diz orando!

2. Quero enfatizar e estudar sobre necessidade de orarmos a sós e juntos como igreja (como corpo).

A oração pode ser definida assim: Orar é falar com Deus e ouvir a sua Voz. Essa definição nos leva a pensar que a oração é comunhão continua, diária, com Deus. Então posso afirmar que a oração tem como propósito a comunhão com Deus.

3. Quando Jesus ensinou sobre a oração, ele identificou algumas atitudes dos religiosos de sua época, que não devemos ter ao oramos – Mateus 6.5-15.
Ele disse: quando orarem não sejam com os hipócritas – v.5a. Porque?

1º) v.5beles gostam de ficar orando em pé nas sinagogas e nas esquinas – atitude hipócrita, farisaica para impressionar os religiosos e os não religiosos.

2º) v.5ceu lhes asseguro que eles já receberam sua recompensa – o reconhecimento dos religiosos e dos não religiosos.

3º) v.7E quando orarem, não fiquem sempre repetindo a mesma coisa, como fazem os pagãos. Eles pensam que por muito falarem, serão ouvidos. – era uma tentativa de impressionar e persuadir a Deus a agir de acordo com a vontade humana.

4. Mas, neste mesmo texto, Jesus ensinou sobre um lugar e um tempo especial de oração e também sobre qualidade na oração.

v.6aMas quando você orar... – naquele momento, naquele tempo a sós com o Pai!

v.6b – ... vá para o seu quarto, feche a porta... – no lugar solitário, sozinho!

v.6c – ... e ore a seu Pai, que está em secreto. Então seu Pai, que está em secreto, o recompensará. – Tenha comunhão, um diálogo de qualidade, com o Pai que está lá no lugar que você escolheu e lá ele vai responder, dialogar, conversar.

5. Então, após esse ensino, Jesus fala sobre os elementos da oração, deixando um exemplo, uma oração modelo.

v.9       – Exalte ao Senhor – Louvor!
v.10     – Aceite a vontade de Deus. Ele vai responder sim, não ou espere!
v.11     – Peça a Deus por você mesmo e suas necessidades e também interceda pelos outros.
v.12     – Confesse seus pecados aos Senhor, receba o perdão e tenha uma atitude de perdão em relação ao seu irmão e semelhante.
v.13a   – Confie no Senhor e no seu cuidado conosco em nos guardar do mal.
v.13b   – Adore ao Senhor – Amém!
vv.14, 15 – Uma advertência séria sobre perdão e comunhão!

6. Se a oração e um momento de comunhão, de diálogo, como é que ouço a voz de Deus. Será que Deus está falando? Raph W. Neighbour Jr. em seu livreto “Estação do Novo Convertido”, diz que a pergunta correta nesta seria: Estou ouvindo?

Tenho certeza que cada irmão aqui presente já ouviu a voz de Deus pelo menos uma vez na vida. Como foi que Deus falou para você receber Jesus como seu Salvador e Senhor? Esse chamado foi por meio de uma palavra convincente e singular ou foi uma convicção crescente do seu chamado para recebê-lo? Tudo isso vem pela Palavra de Deus que é usada pelo Espírito Santo!

Há uma frase que gostaria que os irmãos não esquecessem: Quando oramos falamos com Deus, quando lemos a Bíblia, Deus fala conosco!

Pois é, no momento e lugar especial onde você vai ter aquele tempo de comunhão com Deus, você precisa estar com a Bíblia, pois é por ela que Deus fala conosco.

Concluindo

“De madrugada, quando ainda estava escuro,
Jesus levantou-se, saiu de casa e foi para um lugar deserto, onde ficou orando”.
Marcos 1.35

Querido irmão, pense agora por um momento:
1) Qual seria um bom horário para estar a sós com Deus –  para orar, ler e ouvi-lo?
2) Qual seria um bom lugar para estar a sós com Deus – para orar, ler e ouvi-lo?
3) Entenda que este tempo diário será um tempo alegre, de crescimento e intimidade com Deus!
4) Escute o que diz 1 Tessalonicenses 5.16-19 (NVI):

“Alegrem-se sempre. Orem continuamente. Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus. Não apaguem o Espírito”.



Pr. Walter Almeida Jr.

Um comentário: