segunda-feira, 23 de maio de 2016

Estudos Bíblico na Carta aos Gálatas (9) - A graça do evangelho da graça

Gálatas 4.21-31

No estudo anterior em Gálatas 4.12-20 com o tema: O ministério do evangelho da graça, expomos o texto e vimos que Paulo colocou seu ministério em risco ao falar a verdade aos gálatas sobre a justificação pela fé somente e sobre o engano do ensino dos judaizantes. Mas, para ele valeu a pena, pois seu objetivo era que Cristo seja formado em vós (v.19).

Hoje, em Gálatas 4.21-31, veremos que “ao continuar comparando graça e lei, fé e obras, nesse trecho de Gálatas, Paulo emprega uma história do Antigo Testamento como uma analogia, ou ilustração, do que vinha ensinando. De modo claro ele confronta os dois filhos de Abraão – Ismael e Isaque”[1].

Paulo está usando seu último argumento para provar a justificação pela graça, mediante a fé, no lugar da salvação pelas obras da lei. O contexto ainda mostra que Paulo está refutando os falsos mestres judaizantes que perturbavam a igreja e adulteravam a verdade. Pois, diante da pressão dos judaístas (6.12,13), os crentes da Galácia já haviam concordado em se deixar circuncidar (5.2). O argumento de Paulo é que quem queria a circuncisão na prática queria a lei (5.3) e queria estar sob a lei (4.21).[2]

John Stott fala que são três os estágios no argumento desse parágrafo: 1º) o histórico – vv.22, 23 – onde Paulo lembra a seus leitores que Abraão teve dois filhos: Ismael, filho de uma escrava, e Isaque, filho de uma mulher livre; 2º) o alegórico – vv.24-27 – quando ele argumenta que esses dois filhos e suas mães representam duas religiões: uma religião de servidão, que é o judaísmo, e uma religião de liberdade, que é o cristianismo; e 3º) o pessoal – vv.28-31 – onde ele aplica a sua alegoria a nós. Se somos cristãos, não somos como Ismael (escravos), mas como Isaque (livres). Finalmente, o apóstolo demonstra o que devemos esperar se nos parecemos com Isaque.[3]

William Barclay diz que, para os rabinos judeus toda passagem da Escritura possuía quatro significados: 1) PeshaP – o significado simples e literal; 2) Remaz – o significado sugerido; 3) Derush – o significado implícito, que se deduzia por investigação; 4) Sod – o sentido alegórico. As primeiras letras dessas quatro palavras – PRDS – são as consoantes da palavra “paraíso” (paradise em inglês), e segundo os rabinos, quando alguém conseguia penetrar esses quatro significados diferentes, alcançava a glória do paraíso.[4]

Alegorizar é procurar um sentido oculto ou obscuro que se acha por trás do significado mais evidente do texto, mas lhe está distante e na verdade dissociado. Em outras palavras, o sentido literal é uma espécie de código que precisa ser decifrado para revelar o sentido mais importante e oculto. Segundo esse método, o literal é superficial, e o alegórico é o que apresenta o verdadeiro significado.[5]

R. E. Howard diz que Paulo usou métodos rabínico sem virtude do seu desejo de enfrentar seus oponentes no nível deles e por ter sido essa sua formação educacional. Dessa forma, nesse caso, a alegoria foi uma ilustração confirmatória da verdade que, por argumentação, Paulo já havia provado convincentemente. Mesmo porque, o texto não endossa o método alegórico como a maneira normativa de interpretarmos as Escrituras. O verdadeiro significado da Escritura é o natural e o óbvio. Certamente Paulo não quis dizer que Moisés escreveu a história para que ela fosse transformada em uma alegoria.[6]

Hoje, nosso tema é: A graça do evangelho da graça. Vamos abordá-lo em três pontos: 1º) Ismael e Isaque – duas realidades espirituais – vv.21-23; 2º) Agar e Sara – duas alianças – vv.24-27; e 3º) Aplicações espirituais – vv.28-31.

I. Ismael e Isaque – duas realidades espirituais – vv.21-23

Paulo ensinou aos irmãos da Galácia que eles passaram à plena condição de filhos de Abraão no momento em que creram em Cristo. Os falsos mestres estavam ensinando que precisavam se submeter a todas as leis do Antigo Testamento, incluindo a circuncisão, para de fato se tornarem filhos de Abraão.

1.    v.21 – Aqui, as palavras de Paulo são endereçadas às pessoas cuja religião é legalista, que imaginam que o caminho a Deus é por meio da observância de certas regras. São indivíduos que transformam o evangelho em lei e supõem que o seu relacionamento com Deus depende de uma obediência restrita a regulamentos, tradições e cerimônias. São até crentes professos, mas que vivem escravizados por esses preceitos. Ele diz que, estar sob a lei é o caminho da servidão, pois a verdade dos fatos é que aqueles que estão sob a lei estão debaixo de escravidão. Isso porque a própria lei da qual querem ser servos se levantará como seu juiz para condená-los.[7]

2.    v.22 – Paulo confronta aqueles que cultivavam uma falsa esperança no seu parentesco com Abraão para dizer que o patriarca tinha dois filhos, porém de mães diferentes e de naturezas diferentes. Ismael era filho de Hagar, uma mulher escrava, e nasceu segundo a carne. Isaque era filho de Sara, a mulher livre, e nasceu segundo a promessa.[8]

3.    v.23 – John Stott diz que Isaque não nasceu segundo a natureza, mas, antes, contra a natureza. Seu pai tinha 100 anos de idade e sua mãe, que fora estéril, tinha mais de 90 anos (cf. Hb 11.11). Ismael nasceu segundo a natureza, mas Isaque contra a natureza, sobrenaturalmente, por meio de uma promessa excepcional de Deus.[9]

Ismael é símbolo da lei, e Isaque é símbolo da graça. Um nasceu segundo a carne, e o outro segundo a promessa. Essas duas diferenças entre os filhos de Abraão, Ismael tendo nascido escravo segundo a natureza, e Isaque tendo nascido livre segundo a promessa, Paulo considera “alegóricas”. Todos são escravos por natureza, até que no cumprimento da promessa de Deus sejam libertados. Portanto, todos são Ismaéis ou Isaques, sejam escravos por natureza ou livres pela graça de Deus.[10] Arival diz que os dois filhos ilustram os nossos dois nascimentos: o nascimento físico e o novo nascimento (Jo 3.6).[11]

Donald Guthrie tem razão em dizer que Ismael foi o resultado da confiança de Abraão no planejamento humano em vez da confiança na promessa de Deus. William Hendriksen diz que, quando Paulo afirma que Ismael “nasceu segundo a carne”, ele tem duas coisas em mente: que Ismael nasceu segundo um propósito carnal (Gn 16.2) e em virtude da capacidade física que Abraão e Hagar tinham (Gn 16.4). Adolf Pohl complementa que Abraão e Sara tentaram empurrar a aliança para a linhagem de Ismael e é nesse sentido que agem “segundo a carne”, a saber, distantes de Deus.[12]

Warren Wiersbe diz que Isaque ilustra o cristão em vários aspectos: ele nasceu pelo poder de Deus, trouxe alegria, cresceu e foi desmamado, e acabou perseguido.[13] As bênçãos espirituais são dádivas da graça, e não resultado do esforço humano. As riquezas eternas são confiadas aos filhos, ou seja, aqueles que recebem a Cristo como Salvador, e não aos escravos que vivem sob a tirania da lei (Rm 8.17).[14]

II. Agar e Sara – duas alianças – vv.24-27

Tendo apresentado Ismael e Isaque como dois filhos de Abraão, representando aqueles que vivem na escravidão sob a lei e aqueles que vivem na liberdade sob a graça, Paulo agora apresenta as duas mulheres de Abraão, bem como as duas Jerusaléns, símbolos da antiga e da nova aliança. Assim, as duas mulheres, Hagar e Sara, bem como as duas Jerusaléns, a terrena e a celestial, representam as duas alianças, a antiga e a nova.[15]

1.    vv.24, 25 – Hagar é a mulher escrava que gera para a escravidão. Ela é tipificada pelo monte Sinai e pela Jerusalém terrena. Representa aqueles que confiam na lei para a sua salvação. Cinco vezes nesta seção, Hagar é chamada de “escrava” (4.22, 23, 30, 31). Hagar não era mulher de Abraão, mas foi dada a ele como tal, para dessa relação temporária nascer um filho, com a vã expectativa de que fosse o filho da promessa.[16]

Warren Wiersbe tem razão quando diz que Hagar tentava fazer o que só Sara poderia realizar, e por isso fracassou. A lei não pode dar vida (3.21), nem justiça (2.21), nem o dom do Espírito (3.2), nem uma herança espiritual (3.18). Isaque era o herdeiro de Abraão, mas Ismael não participou dessa herança (Gn 21.10). Portanto, Hagar, a escrava, é o monte Sinai e a Jerusalém atual. Ela é o símbolo da antiga aliança, na qual o homem está debaixo da lei e é escravo dela.[17]

2.    vv.26, 27 – Sara, a mulher livre, é símbolo da Jerusalém lá do alto. E a mãe de todos os filhos da promessa, aqueles que nasceram do Espírito. Sara é o símbolo daqueles que nasceram do alto, de cima, do Espírito. Os filhos de Sara têm o céu como origem e destino. Eles nasceram do céu, são cidadãos do céu, estão-se preparando para o céu e irão para o céu. Sara representa todos aqueles que foram salvos pela fé em Cristo, independentemente das obras da lei.[18]

R. E. Howard conclui esse ponto, dizendo que a comunidade judaica (que vive pela lei) é filha da Jerusalém na Palestina, mas a comunidade cristã (que vive pela fé) é filha da Jerusalém eterna.[19]

Portanto, a lei não pode dar vida nem fertilidade; o legalismo é estéril. Se as igrejas tivessem capitulado ao legalismo, teriam ficado estéreis, mas, porque permaneceram firmes na graça, mostraram-se prolíficas e se propagaram por todo o mundo.[20]

III. Aplicações espirituais – vv.28-31

Paulo evoca os eventos históricos, explica-os e agora faz as devidas aplicações.[21]

1)   Paulo faz uma declaração categórica – v.28. Paulo chama os crentes da Galácia de irmãos e diz a eles que, embora pressionados e seduzidos pelos falsos mestres, eles eram filhos da promessa, haviam nascido do Espírito, e não da carne, mas sobrenaturalmente. Eram membros da família de Deus, e não apenas adeptos de uma religião legalista.

2)   Paulo fala de uma certeza esclarecedora – v.29. Os legalistas sempre se levantaram, se levantam e se levantarão para perseguir a igreja de Deus. Essa tensão jamais deixou de existir. E uma guerra sem trégua. John Stott tem razão quando afirma que a perseguição da verdadeira igreja, a descendência espiritual de Abraão, nem sempre vem do mundo, mas dos religiosos, ou seja, da igreja nominal, os filhos de Ismael.

3)   Paulo fala de uma ordem expressa – v.30. Assim como Sara deu ordem a Abraão para lançar fora de casa Hagar e Ismael, também devemos lançar fora da nossa vida espiritual toda espécie de legalismo carnal. Warren Wiersbe acertadamente escreve: E impossível a lei e a graça, a carne e o Espírito entrarem em acordo e conviverem. Deus não pediu a Hagar e a Ismael que voltassem de vez em quando para fazer uma visita; foi um rompimento permanente. Os judaizantes do tempo de Paulo - e de nossos dias - tentam conciliar Sara com Hagar e Isaque com Ismael, uma conciliação contrária à Palavra de Deus. E impossível misturar a lei com a graça, a fé com as obras e a justificação que Deus concede com a tentativa humana de merecer a justificação.

4)   Paulo fala de uma constatação inequívoca – v.31. Paulo conclui seu argumento demolidor dizendo para os crentes da Galácia que somos filhos da graça, e não da lei; de Sara, e não de Hagar; da livre, e não da escrava. Consequentemente, nossa conduta deve expressar nossa fé. Se somos filhos da livre, devemos tomar posse da nossa liberdade em vez de viver como escravos, pois apenas em Cristo podemos herdar as promessas, receber a graça e desfrutar da liberdade de Deus.

Concluindo

A graça do evangelho da graça está em que:

1)   Deus salva o pecador, seja ele quem for – religioso legalista ou sem religião.
2)   A graça de Deus é absolutamente suficiente para a salvação.
3)   A graça de Deus recebida pela fé torna os crentes em filhos de Deus e livres da condenação da lei e do pecado.


Pr. Walter Almeida Jr.
IBL Limeira – 21/05/16



[1] MacArthur, John. Gálatas – A maravilhosa Graça de Deus, Editora Cultura Cristã, 2011, p. 67.
[2] Lopes, Hernandes Dias. Gálatas – A carta da liberdade, Editora Hagnos, p. 197, 198.
[3] Lopes, p. 198, 199.
[4] Lopes, p. 199.
[5] Lopes, p. 199.
[6] Lopes, p. 200.
[7] Lopes, p. 198.
[8] Lopes, p. 200.
[9] Lopes, p. 200.
[10] Lopes, p. 201.
[11] Casimiro, Arival Dias. Estudos Bíblicos Gálatas & Tiago – Liberdade, Fé e Prática, Z3 Editora, 2011, p. 19.
[12] Lopes, p. 202.
[13] Lopes, p. 203.
[14] Lopes, p. 204.
[15] Lopes, p. 204.
[16] Lopes, p. 205.
[17] Lopes, p. 206, 207.
[18] Lopes, p. 207.
[19] Lopes, p. 206.
[20] Lopes, p. 210.
[21] Lopes, p. 201-213. Esse ponto segue literalmente o comentário do livro nas páginas já citadas, com cortes e acréscimos necessários ao ensino local.

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