sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Estudos Bíblicos no Livro de Malaquias (2) - Advertência sobre a profanação do culto a Deus

Malaquias 1.6-14

Em nosso estudo de introdução ao estudo de Malaquias vimos:

ð Que há princípios imutáveis sobre o serviço cristão, em qualquer área, no caso aqui para adoração em culto público ou privado, que não perderam a validade ou foram abolidos por Jesus;
ð Que a temática do livro gira em torno do culto que se deve prestar a Deus conforme ele deseja e expressa na sua Palavra;
ð Que o padrão que aparece em quase todo o texto do livro é: 1) Uma declaração de Deus; 2) Um questionamento do povo; 3) Uma resposta de Deus.
ð Que o estilo do livro é dialógico e é isso que o destaca dos outros profetas.
ð Estudamos Malaquias 1.1-5 com o seguinte tema: Por que continuar servindo e adorando a Deus em tempos de crise? Respondemos à pergunta em três pontos: 1º) Por que Ele fala conosco, não o que queremos ouvir, mas, o que precisamosv.1;   2º) Porque ele nos ama – vv.2-4; e 3º) Porque ele cuida de nós – v.5.

Terminamos com a seguinte afirmação: Deus fala com você, não o que você quer ouvir, mas o que você precisa ouvir; ele ama você independente de qualquer coisa; e ele cuida de você, mesmo que você não consiga perceber no momento.

Hoje, dando continuidade ao estudo do livro de Malaquias, vamos expor Malaquias 1.6-14, com o tema: Advertência sobre a profanação do culto a Deus.

Fazia cerca de cem anos que Israel tinha regressado do cativeiro Babilônico, que tinha durado 70 anos em razão da reiterada idolatria e falta de arrependimento, e as coisas não estavam acontecendo conforme a expectativa do povo. Eles continuavam tendo problemas com as nações pagãs vizinhas, o culto no templo em Jerusalém era caracterizado por excesso de formalidade, os sacerdotes tinham se corrompido, o templo construído era menor que o de Salomão e o povo ainda estava sob o domínio dos persas e a sua situação econômica era muito difícil.

Diante de tudo isso, o povo começou a desanimar. O amor pelas coisas de Deus foi pouco a pouco diminuindo e o povo começou a se dispersar em busca de seus próprios interesses. Os sacerdotes que eram responsáveis pelo culto começaram a pensar e agir como o mundo ao seu redor, deixando de fazer o seu trabalho da maneira correta, tolerando práticas pagãs nos cultos e que eram condenáveis segundo a Lei de Deus. Assim o coração do povo não mais considerava Deus e sua obra como prioridade, cada um dava prioridade a seus assuntos pessoais e só davam a Deus o que sobrava da sua atenção, do seu tempo e dos seus recursos. Era uma época de profundo esfriamento do povo em relação a Deus.

Por isso, Deus usou o profeta Malaquias para fala com o povo e lembrá-los de seu amor e do seu cuidado incondicional para com eles. E isso está nos primeiros cinco versículos do livro.

Agora, dos versículos 6 ao 14 temos um novo diálogo de Deus com o povo, iniciado por Deus, mas, direcionado primeiramente aos sacerdotes. Olhemos o texto:

v.6 – Temos aqui uma declaração de Deus sobre a falta de temor no culto e o desprezo do seu nome pelos sacerdotes, isto é, Ele “declara que os sacerdotes estavam profanando seu culto e desprezando seu nome”[1]. Na sua queixa, Deus, usa duas figuras, o pai e o senhor, que inspiram respeito e que teoricamente, as pessoas costumam honrar.

A Bíblia, tanto no AT como no NT, é muito clara sobre honrar pai e mãe (Êx 20.12; Ef 6.2, 3) e sobre respeito aos senhores (Ef 6.5-7; Tt 2.9, 10). Quanto mais honrar e reverenciar Deus, o Pai Criador dos céus e da terra e o seu poderoso nome (cf. Êx 20.1-7). “Deus tem zelo por seu nome, sua glória e sua reputação[2]”.

Por duas vezes Deus enfatiza a grandeza do seu nome aqui (cf. vv.11, 14), e por seis vezes no livro aparece a expressão meu nome. Pense na importância do nome do Senhor Deus!

Mas, eram os próprios responsáveis pelo culto, os sacerdotes, que estavam profanando o nome de Deus e aceitando uma adoração desprezível por parte do povo (vv.6a, 7a). Por isso, Deus os chama à responsabilidade. Era inaceitável a situação que havia se estabelecido.

O mais chocante nisso tudo, foi a resposta dos sacerdotes: Em que nós temos desprezado o teu nome? Em que te havemos profanado? (v.6b; v.7b) Essa resposta dos sacerdotes à queixa de Deus é de um cinismo, que só se compara à resposta do povo no v.2bEm que nos tens amado?

Não havia razão para essa resposta em forma de pergunta dos sacerdotes. Eles sabiam muito bem o que dizia a Lei sobre os sacrifícios apresentados a Deus para a expiação dos pecados e as ofertas oferecidas a Deus em gratidão pelo que ele é, o Deus Vivo e Verdadeiro (cf. Lv). Portanto, “a resposta dos sacerdotes era capciosa e cínica, e refletia com perfeição o estado espiritual deles e do povo àquela altura”[3].

Agora, a resposta de Deus em 4 partes:
1)      Deus dá provas de que eles estavam desprezando o culto – vv.7, 8.
2)      Deus diz que não aceita aquele tipo de culto – vv.13, 9.
3)      Deus mostra que o culto que eles estavam oferecendo era uma profanação – vv. 12, 7.
4)      Deus termina amaldiçoando o enganador – aquele que pretende prestar culto prometendo algo, mas que não o faz como deveria – v.14, 9.
Concluindo

Quando Deus exalta o nome de Jesus acima de todo o nome e a ele conduz todos os homens para o adorarem, está nos dizendo que Jesus é o Senhor do pacto, nele é que nossas almas realmente encontrarão o descanso prometido. Assim, cumprimos o mandamento de honrar o nome de Deus, honrando o nome de Jesus – Fp 2.10, 11.

Deus veio em nosso socorro ao enviar Jesus Cristo, o único capaz de honrar o seu nome de maneira perfeita. A santidade e obediência de Jesus nos abençoaram e nos deram vida – Rm 8.3, 4.

Jesus, por meio do ministério do Espirito Santo, nos ajuda a tomar o nome de Deus e honrá-lo. Pois, o Espírito Santo aplica as virtudes de Jesus em nosso coração – Ez 36.27; Jo 16.14; Rm 8.14-17.

Nosso culto público, hoje, pode seguir o seguinte ensino de Paulo – Ef 5.13-21; Cl 3.12-17. Assim estaremos adorando a Deus, como igreja, em espírito e em verdade – Jo 4.23, 24.

Pr. Walter Almeida Jr.
IBL Limeira – 17/01/16




[1] Lopes, Augustus Nicodemus. O culto segundo Deus: a mensagem de Malaquias para a igreja de hoje, Vida Nova, SP, 2012, p. 35.
[2] Ibid., p. 35.
[3] Ibid., p. 38.

Nenhum comentário:

Postar um comentário