sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Estudos Bíblicos no Livro de Malaquias (3) - Advertência sobre a fidelidade da pregação e do ensino da Palavra de Deus no culto

Malaquias 2.1-9

Em nosso estudo anterior em Malaquias 1.6-14 com o tema adorando e servindo a Deus em espírito e em verdade, vimos () que Deus dá provas de que os sacerdotes e o povo estavam desprezando o culto – vv.7, 8; () que Deus diz que não aceita aquele tipo de culto – vv.13, 9; () que Deus mostra que o culto que eles estavam oferecendo era uma profanação vv. 12,7; e () como Deus amaldiçoa o enganador – aquele que pretende prestar culto prometendo algo, mas que não o faz como deveria – v.14, 9.

Terminamos afirmando que o nosso culto público hoje, pode seguir ensino de Paulo em Ef 5.13-21; Cl 3.12-17, e assim estaremos adorando a Deus, como igreja, em espírito e em verdade – Jo 4.23, 24.

Hoje, dando continuidade ao estudo do livro de Malaquias, vamos expor Malaquias 2.1-9, com o tema: Advertência sobre a fidelidade da pregação e do ensino da Palavra de Deus no culto.

Temos visto no capítulo 1 de Malaquias que Deus ama o seu povo, que ele mesmo escolheu, e quer o melhor deles. Agora, no início do capítulo 2 vemos que Deus ama o seu povo e quer ser honrado por ele.

Malaquias 2.1-9 pode ser dividido em três partes: 1ª) Um chamado ao arrependimento dos sacerdotes infiéis na pregação e ensinovv.1-3; 2ª) Uma menção a aliança levíticavv.4-7; e 3ª) O castigo dos sacerdotes infiéis que não se arrependeremvv.8, 9.

I. Um chamado ao arrependimento dos sacerdotes infiéis na pregação e ensino vv.1-3[1]

1. v.1 – Deus deixa bem claro para quem era essa advertência – ó sacerdotes.

Diferente do capítulo um, em que Deus inicia um diálogo com o povo e seus sacerdotes, aqui ele não abre um diálogo, mas, pronuncia um castigo aos sacerdotes infiéis. Ele é bem direto – este mandamento (advertência – nvi) é para vós outros. O uso do termo mandamento “nesse contexto é um trocadilho, pois os sacerdotes, ou seja, aqueles que deveriam ensinar o mandamento, precisavam agora ouvir o mandamento que Deus tinha para eles”[2].

Na primeira vez que Deus adverte os sacerdotes, Ele o faz em relação aos sacrifícios e ofertas que no culto estavam sendo corrompidas – vv.6-14. Desta vez, Deus os denuncia e adverte por conta da infidelidade no ensino de Sua Palavra – vv.7-9.

2. vv.2, 3 – Aqui temos o declínio da função sacerdotal. Esse é o espírito do sacerdócio que se observa nos dias de Malaquias, marcado pela ociosidade e indiferença.
Os sacerdotes deveriam ouvir e se propor de coração a honrar o nome de Deus, algo que não estavam fazendo. Tinham que executar suas funções com zelo, segundo o que lhes era ordenado, respeitar o nome de Deus e falar dele o que era reto.

A função dos sacerdotes levíticos resumia-se basicamente a três tarefas: 1ª) oferecer o sacrifício de acordo com a Lei de Moisés, o que consistia em cumprir todo o ritual, separando os animais puros ou sem defeito dos impuros, e separando as partes que deviam ser queimadas no templo e fora dele; 2ª) guardar o templo e zelar por ele; e 3ª) instruir o povo na Lei de Deus e liberá-lo no louvor a ele, o que incluía cânticos e o uso de instrumentos musicais.

Os sacerdotes eram totalmente separados para a função que exerciam e sustentados pelos dízimos do povo. Essa era a aliança que Deus tinha com ele. Eram o veículo de Deus para instruir o povo e eram aqueles que zelavam pelo culto. Mas, em muitas ocasiões, eles fizeram o povo se desviar – Lm 4.13. Oseias 5, classifica os sacerdotes e os reis de Israel como um laço para o povo.

Mas, agora, o que aconteceria com os sacerdotes se eles não dessem ouvidos a Deus? Deus faz, aqui, cinco ameaças aos sacerdotes: 1ª) Deus enviaria sobre eles a maldição pactualv.2b. Essa maldição diz respeito aos castigos previstos na aliança, que encontramos em Deuteronômio 28; 2ª) Deus transformaria em maldição as bênçãos com as quais os sacerdotes abençoavam o povov.2c; 3ª) Deus afirma que os sacerdotes já estão amaldiçoados por causa de sua infidelidade de coraçãov.2d; 4ª) Deus reprovaria a descendência dos sacerdotes v.3a; 5ª) Deus desprezaria publicamente os sacerdotesv.3b.

II. Uma menção a aliança levítica – vv.4-7[3]

1. v.4 – Deus faz menção da aliança que fez com Arão três vezes nos vv.4, 5 e 8. Dentre o povo de Israel, Deus escolheu o irmão de Moisés, Arão, da tribo de Levi, e a sua descendência para serem sacerdotes e exemplo para o seu povo - Êx 28.1-12; Nm 1.50; 6.3-6, 11, 13. Deus chamou Arão e a sua descendência para serem ministros dele, cuidarem do serviço do culto e desempenharem uma série de funções relacionadas ao ensino e a guarda da Lei.

Em Números 25.6-13, Deus, ratificou essa aliança no episódio de Fineias. Deus falou a Moisés que a aliança levítica fora confirmada nesse episódio. Esse sacerdote que teve zelo pelo culto a Deus e pela pureza do povo, era o tipo de ministro que ele desejava. Essa é a aliança que fez com os levitas como sacerdotes, como guardiões da Palavra de Deus, da verdadeira fé e do verdadeiro culto.

2. v.5-7 – Agora, Deus usa o profeta Malaquias para chamar a atenção sobre o modo como o sacerdote levita, no começo, se comportava no ministério da aliança de vida e de paz que Deus fez com ele: 1º) Temia a Deusv.5; 2º) Trazia em sua boca o verdadeiro ensino da Leiv.6a – ensino que da iniquidade converteu a muitos; 3º) Agia com santidade e piedadev.6b; 4º) Era diligente no ministériov.6c, 7.
O sacerdote era o mensageiro do Senhor dos Exércitos; portanto, o povo iria buscar e ouvir da sua boca a instrução de Deus, sua vontade e seus caminhos. Ensinar a Palavra de Deus com verdade, disciplinar com mansidão os que resistem, responder às argumentações, derrubar os sofismas, instruir o povo na Palavra da verdade, esse era o verdadeiro ministério que Deus confiou aos sacerdotes levíticos e, hoje, por analogia, não por continuidade histórica, é o trabalho de todos que o Senhor chama para exercer o ministério da Palavra em meio ao seu povo.

III. O castigo dos sacerdotes infiéis que não se arrependerem – vv.8, 9

1. v.8 – Ao invés de servirem a Deus com fidelidade, os sacerdotes abandonaram o Senhor e desprezaram o seu ministério. Quatro pecados terríveis eles cometeram: 1º) se desviaram dos caminhos do Senhor; 2ª) desviaram a muitos dos caminhos do Senhor; e 3º) corromperam a aliança levítica; 4ª) foram parciais na aplicação da lei (v.9c; Dt 33.10; Tg 2.1)

2. v.9 – Por isso, os sacerdotes tiveram o castigo a altura, “sobreveio-lhes a pior vergonha e degradação”[4] (cf. v.3; Ne 13.29). Deus os tornou desprezíveis, e indignos diante de todo o povo, visto que não guardaram os seus caminhos, mas fizeram acepção de pessoas na lei.

Concluindo – Lições e aplicações:[5]

1)   Deus zela pelo seu culto – O culto é a expressão publica da teologia da igreja, do que ela acredita, das suas convicções práticas, de sua própria vida e maturidade espiritual. Portanto, não podemos ter em relação ao culto uma atitude trivial, mas devemos dar importância a tudo que diga respeito a ele, como está na Palavra de Deus.

2)   Uma das principais funções do ministério da igreja é a instrução da Palavra de Deus, seja na pregação o no ensino – Creio que uma das coisas em que a igreja deve insistir e preservar é a centralidade da Palavra de Deus, exposta em verdade, porque é isso que vai desviar muitos da iniquidade.

3)   É responsabilidade do povo de Deus não aceitar um culto corrompido, no qual a Palavra de Deus não seja ensinada com fidelidade – Creio que não devemos aceitar que líderes que se desviam dos caminhos de Deus e do ensino da sua santa Palavra continuem a exercer suas funções na igreja.

Pr. Walter Almeida Jr.
IBL Limeira – 23/01/16




[1] Lopes, p.56-65. Esse ponto segue o comentário do livro, com cortes e acrescimentos considerados necessários ao ensino local.
[2] Lopes, p. 60.
[3] Lopes, p.65-68. Esse ponto segue o comentário do livro, com cortes e acrescimentos considerados necessários ao ensino local.
[4] MacArthur, John. Bíblia de Estudo MacArthur, SBB, 2010, p. 1182.
[5] Lopes, p.68-71. Esse ponto segue o comentário do livro, com cortes e acrescimentos considerados necessários ao ensino local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário