domingo, 28 de setembro de 2014

Panorama do AT – Levítico (1) Primeira Parte: A maneira apropriada para aproximar-se de Deus e cultuá-lo

Levítico 1-27 (1-10)

Nos estudos anteriores no livro de Êxodo, vimos:

ü  1º) A ação de Deus no livramento de Israel do cativeiroÊx 1-18; 2º) A ação de Deus oferecendo a Israel uma regra para a vida sob a promessaÊx 19-31; 3º) A ação de Deus fazendo-se presente no meio do Seu povoÊx 32-40.

Hoje, vamos começar o estudo panorâmico do livro de Levítico, fazendo uma breve introdução ao livro e vendo a sua primeira parte.

I. Introdução ao Livro de Levítico

Como todos os livros do Antigo Testamento, Levítico, tem um título hebraico que vem da primeira palavra do livro “E chamou...” (Lv 1.1a), e um que provem da versão grega do AT, a Septuaginta, que passou para a versão latina, a Vulgata, que é o nome Levítico e significa: “assuntos dos levitas ou o que é relativo aos levitas”.

“As questões relativas à autoria e à data são resolvidas pelo versículo final do livro – Estes são os mandamentos que o SENHOR ordenou a Moisés, para os filhos de Israel, no monte Sinai.[1] (Lv 27.24; cf.: 7.38; 25.31; 26.46) Portanto, o autor é Moisés e “a data do livro é praticamente a mesma de Êxodo, uma vez que um intervalo de um mês e meio pode ser postulado entre a consagração do Tabernáculo em Êxodo 40.17 (1º de Nisã, 1445 a.C.) e a partida de Israel do Monte Sinai.”[2] (Nm 10.11) A comunicação das leis e normas a Moisés ocorreu durante o ano que o povo passou acampado ao pé do monte Sinai. Esdras afirmou a autoria de Moisés (Ed 6.18), bem como, Jesus atestou a autoria mosaica do livro – Mc 1.44; cf.: Lv 13.49.

Vinte dos vinte e sete capítulos do livro começam da seguinte forma: Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo...”, ou semelhantes. Em sua maioria, Deus manda que Moisés transmita uma mensagem a Israel ou a Arão e aos seus filhos. (cf.: 1.1; 4.1; 6.1; 8.1; 11.1; 12.1) A maior parte do material do livro apresenta mensagens vindas diretamente de Deus para Moisés.[3] Em 56 ocasiões Deus falou estas palavras a Moisés que as anotou pessoalmente ou providenciou seu registro.[4]

Ao ler Levítico é necessário ter em mente o seu caráter orientador: ele é como um capítulo fundamental da Lei, isto é, para a história impar do povo de Deus, constituída no e pelo Pentateuco: trata de um Deus santo e de um povo chamado a ser santo.[5]

Levítico apresenta o plano de Deus para ensinar o Seu povo escolhido a se aproximar d’Ele de maneira santa. Um destaque especial foi dado às funções sacerdotais, tornando reverente e santa esta aproximação a Deus.[6]

Então, o propósito geral do livro é a instrução sobre a adoração reverente nacional e individual a Deus em sua santidade, apresentando as condições para que Israel se aproximasse d’Ele e preservasse Sua presença santa entre o povo. E a sua ênfase principal é a santidade de Deus e a Sua exigência de santidade por parte de seu povo.[7]

Levítico, não apenas, “prescreve as condições para que Israel desfrutasse da presença e da bênção de Deus”[8], da adoração apropriada e da pureza ritual, mas, ele “estabelece uma ampla variedade de responsabilidades pessoais, familiares, sociais e econômicas, todas elas com o objetivo de capacitar Israel a manter o seu caráter nacional de santidade, para o qual Deus o havia criado”.[9] “Pode, com toda a propriedade, ser interpretado como um guia abrangente, que mostra como Israel devia por em prática, na rotina da vida cotidiana, à grande promessa feita no monte Sinai”[10]: E vós me sereis um reino sacerdotal e o povo santo – Êx 19.6.

O nosso estudo panorâmico de Levítico será dividido em três partes: 1ª) A maneira apropriada para aproximar-se de Deus e cultuá-lo Lv 1-10; 2ª) A maneira apropriada para a pureza física, moral e espiritualLv 11-16; e 3ª) A maneira apropriada para a consagração de toda a vida a DeusLv 17-27.

Hoje, após essa breve introdução, vamos estudar a primeira parte de Levítico:
A maneira apropriada para aproximar-se de Deus e cultuá-lo – Lv 1-10.

II. A maneira apropriada para aproximar-se de Deus e cultuá-lo – Lv 1-10

Levítico começa onde Êxodo termina. Assim que a nuvem cobriu a tenda da congregação, e a glória do Senhor encheu o Tabernáculo (Êx 40.34)... ...chamou o Senhor a Moisés, e falou com ele da tenda da congregação... (Lv 1.1).
Deus, agora, instruiu Moisés com o conteúdo de Levítico.

1. Através dos sacrifícios estabelecidos por Deus – 1.3-7.38

Temos aqui nesses seis capítulos a regulamentação da apresentação das ofertas e sacrifícios como demonstração de gratidão a Deus, como sinal de arrependimento diante de Deus e como expiação de algum pecado cometido. Essas ofertas ou sacrifícios são cinco e estão agrupados em três categorias: de consagração, de comunhão e de perdão (expiação).

a.  Ofertas ou sacrifícios de consagração – eram de dois tipos: 1º) Holocaustos – ato voluntário de adoração que expressava a consagração do ofertante a Deus no contexto da expiação (Lv 1) – O elemento para essa oferta era um de gado bovino, ou de ovino/caprino ou uma ave sem defeito. O animal era oferecido de acordo com a situação econômica do ofertante; 2º) Oferta de Manjaresato voluntário de adoração que expressava a devoção do ofertante a Deus (Lv 2) – Os elementos para essa oferta eram: grãos, flor de farinha, azeite, incenso, pão cozido sem fermento e sal.

b.  Ofertas ou sacrifícios de comunhão – um tipo: Sacrifícios pacíficosato voluntário de adoração que expressava a gratidão e o louvor do ofertante e o seu desejo de comunhão com Deus (Lv 3) – O elemento para esse sacrifício era de gado bovino, ou de ovino, ou de caprino.

c.  Ofertas ou sacrifícios de perdão – dois tipos: 1º) para os pecados involuntários de comissão e omissão e para as impurezas cerimoniais (4.1-5.13) – temos aqui a descrição do tipo de pessoa e do elemento para o sacrifício: sacerdote ungido4.3-12; a congregação4.13-21; um dos líderes do povo4.22-26; e um indivíduo comum4.27-35; e 2º) para pecados involuntários nos quais era necessário fazer restituição (5.14-6.7).

d.   Lv 6.8-7.38 – Legislação sobre os procedimentos nas diversas ofertas que são oferecidas para os sacerdotes.

2. Através da liderança do sacerdócio araônico – 8.1-10.20

a.    A consagração de Arão e seus filhos antes de ministrarem ao Senhor – 8.1-36.

b.   A primeira serie de sacrifícios oferecidos pelo sacerdócio araônico em favor do povo – 9.1-24.

c.    A primeira correção no ministério sacerdotal revelam a santidade de Deus e como ele abomina o relaxamento, a arrogância e um ministério independente dele – 10.

Concluindo – Lições da primeira parte:

1) Assim como Deus instituiu os diversos sacrifícios e ofertas para consagração, comunhão e perdão de Israel, ele enviou seu filho amado, Jesus, para ser o sacrifício definitivo para salvação da humanidade – cf.: Jo 1.17; 3.16.

2) Assim como foi Deus quem escolheu o sacerdócio araônico, ele é quem escolhe hoje a liderança da sua igreja – cf.: Ef 4.11, 12.

3) Assim como Deus corrigiu o erro dos primeiros sacerdotes, hoje ele também disciplina seus filhos e a liderança da sua igreja – cf.: Hb 12.5-8.

Pr. Walter Almeida Jr.
IBL Limeira – 25/09/14




[1] MacArthur, John. Bíblia de Estudo MacArthur, SBB, 2010, p. 145.
[2] Pinto, Carlos Osvaldo Cardoso. Foco e Desenvolvimento no Antigo Testamento, Editora Hagnos, Primeira Edição, 2006, p. 90.
[3] Cox, Leo G. Comentário Bíblico Beacon 1 – Gênesis a Deuteronômio, CPAD, 1ª Edição, 2005, p. 253.
[4] Ryrie, Charles C. A Bíblia Anotada, SBB e MC, 2007, p. 101.
[5] Fernandes, Leonardo Agostini. Pentateuco – Levítico, Introdução Geral, 2011, p. 52.
[6] Comentário Bíblico Moody (PDF). Levítico, p. 1.
[7] Pinto, p. 98.
[8] Ibid., p. 98.
[9] Carson, D. A. Comentário Bíblico Vida Nova, Editora Vida Nova, 1ª Edição 2009, p. 192.
[10] Clements, Robert E. Comentário Bíblico Broadman, Volume 2 – Levítico-Rute, 1994, p. 15, 16. 

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