sábado, 25 de janeiro de 2014

Primeiro Mandamento

Êxodo 20.3

Na introdução ao Estudo dos Dez Mandamentos, vimos que:

ð O cristão precisa se relacionar de modo correto com a Lei de Deus, sem cair nos extremos do legalismo ou do antinomismo;

ð O cristão precisa entender quais as funções da Lei, que consiste em apontar para Cristo, refrear o mal no mundo e ser instrumento de santificação;

ð O cristão observa a Lei não para ser salvo, mas porque ele já foi salvo e, portanto, é dever dele buscar conhecer cada vez mais como viver de modo a agradar a Deus;

ð Os Dez Mandamentos tem deveres para com Deus e para com os homens;

ð A felicidade consiste em alinhar-se à verdade tal qual é descrita por Deus; e

ð Os Dez Mandamentos são pilares existenciais, válidos para nós hoje.

Terminamos a introdução com a seguinte pergunta: Será que em nossa profissão de fé diante da Igreja e em nosso testemunho de vida diariamente estamos resolvidos a seguir os preceitos da Lei de Deus, deixando de fazer o que Ele nos proíbe em sua Palavra, e fazendo toda a sua vontade auxiliados por sua graça?

A descrição geral dos dez mandamentos também receberam de Moisés o título de as “dez palavras”. (Êx 34.28; Dt 4.13) Com a ênfase em Deus falando essas palavras, todas as teorias sobre que Israel tenha emprestado padrões ou conceitos legais de outros povos vizinhos são inaceitáveis.[1] (Dt 5.12-16, 22, 32, 33)

Vemos que, após o prólogo histórico introdutório no v.2, o decálogo é formado como um preceito ou mandamento diretamente dado na segunda pessoa. Diferentemente dos Códigos legais antigos do Oriente Próximo que eram, na maior parte, “casuísticos ou formados por jurisprudência quanto à forma, ou seja, uma construção ‘se... então’ escrita na terceira pessoa, na qual uma suposta ofensa era seguida por uma afirmação de uma ação a ser formada ou uma penalidade a ser aplicada”[2].

Pelo decálogo, “a verdadeira teologia e o verdadeiro culto, o nome de Deus e o sábado, a honra familiar, a vida, o casamento, a propriedade, a verdade e a virtude estão bem protegidos”[3].

Nos Dez Mandamentos, como afirmamos na introdução ao seu estudo, há deveres para com Deus e para com os homens. Por isso, eles podem ser agrupados em duas categorias gerais: a verticalprincípios para o relacionamento do ser humano com Deus (vv.3-11) e a horizontalprincípios para o relacionamento do ser humano com o seu próximo ou com a comunidade (vv.12-17).

Hoje, vamos estudar o primeiro mandamento “Não terás outros deuses diante de mim.” (v.3)

Este mandamento é de suma importância, pois o contexto dele mostra que “o povo de Israel tinha habitado por um longo período no Egito, convivendo de perto com uma religião politeísta, e que a terra para qual Deus estava conduzindo o seu povo era também permeada pela crença em vários deuses. Assim, Deus, deixa claro ao seu povo que eles não deveriam confiar em nenhum outro deus além Dele (Dt 11.16; 7.25)”[4].

Mas, infelizmente, ao olharmos para a história de Israel, percebemos que a idolatria foi um dos grandes pecados que a marcaram, trazendo consequências desastrosas para o povo. Exemplos disso foi que, ainda no deserto, “antes mesmo que Moises descesse do Monte Sinai, o povo já havia se voltado para adoração de outros deuses, possivelmente ao deus Ápis, ao fazerem para si o bezerro de ouro (Êx 32.1-4), dando a ele o louvor pela libertação do Egito. Outro momento de grande enfraquecimento espiritual da nação de Israel foi durante o reinado de Acabe, o qual incentivou o culto a Baal, no território israelita”[5] (1Rs 16.30-33).

Não somente no passado do povo de Israel e da humanidade, mas, ainda hoje vemos isso nas diferentes concepções sobre Deus. O ateísmo propaga que Deus não existe, o agnosticismo opta por afirmar que Deus não pode ser conhecido, o deísmo afirma que Deus não esta ativo no mundo, o panteísmo não faz distinção entre Deus e o mundo, pois para eles Deus está permeado na criação e o politeísmo que, continua mais vivo do nunca, pois uma matéria publicada pela Revista Superinteressante[6], aponta que no hinduísmo indiano existe oficialmente mais de 330 milhões de deuses.

Diante disso, precisamos entender que, quando Deus exige adoração exclusiva, Ele não está preocupado com a concorrência nem protegendo a si mesmo, mas, protegendo o coração humano de suas próprias fantasias, porque não existem outros deuses. Eles são apenas a imaginação dos homens e a reprodução do próprio desejo do seu coração pecaminoso, uma verdadeira fabrica de ídolos[7] – 1Cr 16.26; 2Cr 32.19; 1Co 8.4-6.

Na concepção cristã reformada, o cumprimento deste mandamento não se restringe apenas em não ter oficialmente um deus além do nosso, mas vai além. O Breve Catecismo de Westminster ao definir quais sãos os deveres exigidos no primeiro mandamento afirma: Os deveres exigidos no primeiro mandamento são: conhecer e reconhecer Deus como único verdadeiro Deus, e nosso Deus; cultuá-lo e glorifica-lo como tal, pensar e meditar nele, lembrar-nos dele, altamente apreciá-lo, honrá-lo, adorá-lo, escolhê-lo, amá-lo, desejá-lo e teme-lo; crer nele, confiando, esperando, deleitando-nos e regozijando-nos nele; ter zelo por ele; invocá-lo, dando-lhe todo louvor e agradecimentos, prestando-lhe toda obediência e submissão do homem todo; ter cuidado de o agradar em tudo, e tristeza quando ele é ofendido em qualquer coisa; e andar humildemente com ele.[8]

Portanto, quando Deus proíbe substituí-lo por outros deuses, que de fato só existem na mente e no coração humano, Ele conduz à reflexão sobre a necessidade de um relacionamento pessoal e exclusivo de amor supremo com o Ele, o único Deus vivo e verdadeiro.

A conclusão a que chegamos é que o primeiro mandamento tem a ver com o nosso coração, e assim, mostra um dos maiores problemas sobre o nosso relacionamento com Deus: a nossa dificuldade para amá-lo acima de todas as coisas.

Existe uma conexão entre o primeiro mandamento e a necessidade do ser humano amar a Deus, pois o amor a Deus é uma decorrência necessária do fato de que somente ele é Deus. Na verdade, Deus se impõe como o valor máximo da nossa existência.[9]

Moisés falando ao povo sobre a Lei, disse: Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR. Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força. Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração... (Dt 6.4-6)

Jesus, ao resumir a Lei afirmou: Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força. O segundo é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes. (Mc 12.30, 31)

Concluindo

O primeiro mandamento nos ensina que “nada deve ser considerado como mais amável ou importante do que Deus. Colocar qualquer coisa à sua frente é idolatria”.[10] E idolatria “é inventar ou ter alguma coisa em que se deposite confiança, em lugar ou ao lado do único e verdadeiro Deus, que se revelou na sua Palavra”.[11]

Pr. Walter Almeida Jr.
Limeira, 25/01/14.




[1] MacArthur, John. Bíblia de Estudo MacArthur, SBB, 2010, p. 117.
[2] Ibid., p. 118.
[3] Ibid., p.118.
[4] Dias, Thiago de S. Como se relacionar com Deus à luz dos 4 primeiros mandamentos, p. 1.
[5] Ibid., p. 2.
[6] http://super.abril.com.br/religiao/hinduismo-330-milhoes-divindades-619195.shtml.
[7] Lição “Os Dez Mandamentos – Os Preceitos do Deus da Aliança”, Editora Cultura Cristã, 1º Trimestre de 2014, Lição 3, p. 10.
[8] Catecismo Maior de Westminster, Pergunta 104.
[9] Lição, p. 11.
[10] Nascimento, Misael Batista do. Os primeiros passos do discípulo, Editora Cultura Cristã, 2011, p. 12.
[11] Catecismo de Heidelberg, pergunta 95. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário