domingo, 5 de janeiro de 2014

O Fortalecimento da Fé Cristã (1)

1Pedro 1.1-11

Simão, que foi alcançado para o Senhor Jesus pelo seu irmão André, a quem o próprio Jesus deu o nome de Pedro ou Cefas – João 1.40-42; Mateus 16.18.

Esse Pedro, através de Silvano (em latim) ou Silas (em grego), escreveu sua primeira carta, Primeira Pedro, para “... resumidamente, exortando e testificando, de novo, que esta é a genuína graça de Deus; nela estai firmes.” (1Pedro 5.12)

Pedro foi o discípulo de Jesus que proferiu frases, durante e após o ministério terreno de Jesus, que deram origem a declarações de fé cristãs, como:

ü  Mateus 16.16 – Respondendo Simão Pedro, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.

ü  João 6.68, 69 – Respondeu-lhe Simão Pedro: Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna; e nós temos crido e conhecido que tu és o Santo de Deus.

ü  Atos 2.38, 39 – Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. Pois para vós outros é a promessa, para vossos filhos e para todos os que ainda estão longe, isto é, para quantos o Senhor, nosso Deus, chamar.

ü  Atos 3.19-21 – Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados, fim de que, da presença do Senhor, venham tempos de refrigério, e que envie ele o Cristo, que já vos foi designado, Jesus, ao qual é necessário que o céu receba até aos tempos da restauração de todas as coisas, de que Deus falou por boca dos seus santos profetas desde a antiguidade.

ü  Atos 10.34-43 – Então, falou Pedro, dizendo: Reconheço, por verdade, que Deus não faz acepção de pessoas; pelo contrário, em qualquer nação, aquele que o teme e faz o que é justo lhe é aceitável. Esta é a palavra que Deus enviou aos filhos de Israel, anunciando-lhes o evangelho da paz, por meio de Jesus Cristo. Este é o Senhor de todos. Vós conheceis a palavra que se divulgou por toda a Judéia, tendo começado desde a Galiléia, depois do batismo que João pregou, como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder, o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele; e nós somos testemunhas de tudo o que ele fez na terra dos judeus e em Jerusalém; ao qual também tiraram a vida, pendurando-o no madeiro. A este ressuscitou Deus no terceiro dia e concedeu que fosse manifesto, não a todo o povo, mas às testemunhas que foram anteriormente escolhidas por Deus, isto é, a nós que comemos e bebemos com ele, depois que ressurgiu dentre os mortos; e nos mandou pregar ao povo e testificar que ele é quem foi constituído por Deus Juiz de vivos e de mortos. Dele todos os profetas dão testemunho de que, por meio de seu nome, todo aquele que nele crê recebe remissão de pecados.

Pedro escreveu também essa Segunda Carta para “fortalecer a fé e a esperança cristã, e combater o falso ensino e as atitudes destrutivas decorrentes desse ensino destrutivo”. Em 2 Pedro 3.1, 2 ele diz: “Amados, esta é, agora, a segunda epístola que vos escrevo; em ambas, procuro despertar com lembranças a vossa mente esclarecida, para que vos recordeis das palavras que, anteriormente, foram ditas pelos santos profetas, bem como do mandamento do Senhor e Salvador, ensinado pelos vossos apóstolos

Nos vv.1, 2 temos o prefácio e a saudação de Pedro, onde aprendemos as seguintes lições e aplicações práticas: 1) Reconhecer quem éramos sem Cristo e quem somos com Cristo! 2) Ter comunhão com todos os que professam a nossa mesma fé!; e 3) Viver pela graça e pela paz do Senhor no pleno conhecimento de Deus e Salvador Jesus Cristo!

Hoje, vamos expor ou estudar 2 Pedro 1.3-11 com o seguinte tema: Fortalecimento da Fé Cristã (1)1º) Pelo conhecimento completovv.3, 4; 2º) Pelas sete virtudes que procedem da févv.5-9; 3º) Pela confirmação da vocação e eleiçãovv.10, 11.

I. Pelo conhecimento completo – vv.3, 4

Pedro, inspirado pelo Espírito Santo, espera nesta carta fortalecer a fé cristã de todos os que obtiveram fé igualmente preciosa (1.1), pelo pleno conhecimento (1.2) ou conhecimento completo (1.3b) da nossa salvação em Jesus Cristo. O cristão recebe força para viver a vida cristã pelo conhecimento completo do que Deus fez, faz e fará por ele:

1. Foi pelo divino poder que o crente recebeu a vida eterna e é pelo mesmo poder que ele pratica a piedade, isto é, vive como herdeiro da vida eterna aqui no mundo – João 1.12; Romanos 1.16; 1 Timóteo 3.16; 4.8; 6.3; Tito 1.1; 2.12; 2Pedro 3.11.

2. Pelo divino poder, também, o crente se torna participante da glória e virtude de Deus. Paulo diz isso mesmo em 1Tessalonicenses 2.12 - exortamos, consolamos e admoestamos, para viverdes por modo digno de Deus, que vos chama para o seu reino e glória.

3. Pelo divino poder o crente recebe de Deus a doação das suas preciosas e mui grandes promessas. Em Jesus, Paulo diz que temos o sim em todas as promessas de Deus – 2Coríntios 1.20 – “Porque quantas são as promessas de Deus, tantas têm nele o sim; porquanto também por ele é o amém para glória de Deus, por nosso intermédio.

4. Pelo divino poder nos tornamos coparticipantes da natureza divina – Romanos 8.9, 17; Gálatas 2.20; 3.29.

5. Pelo divino poder recebemos o livramento da corrupção das paixões que há no mundo – Gálatas 1.14; 5.24; 2Timóteo 4.8; Romanos 13.14; Efésios 4.22; Tito 2.12.

II. Pelas sete virtudes que procedem da fé – vv.5-9

Pedro, após afirmar que o pleno conhecimento de Deus em Jesus Cristo sobre a nossa salvação plena deve fortalecer nossa fé, mostra, agora, que essa fé fortalecida deve gerar disposição para o desenvolvimento de um caráter cristão maduro. Nessa compreensão o apóstolo diz: ... por isso mesmo, vós,... (v.5a) – referindo-se ao ato divino de livra-nos da corrupção das paixões que há no mundo (v.4b),  ... reunindo toda a vossa diligência... (v.5b) significando que o cristão deve ser cuidadoso e prudente no desenvolvimento de virtudes cristãs que procedem de sua fé. Paulo disse aos Romanos: No zelo, não sejais remissos; sede fervorosos de espírito, servindo ao Senhor – Romanos 12.11.

Associai significa adicionar ao que a pessoa já tem. No entendimento de Pedro, o crente já tem a fé para associar virtudes. Assim ele concorda com Judas (v.3): Amados, quando empregava toda a diligência em escrever-vos acerca da nossa comum salvação, foi que me senti obrigado a corresponder-me convosco, exortando-vos a batalhardes, diligentemente, pela fé que uma vez por todas foi entregue aos santos.

A essa fé que recebemos de uma vez por todas é que Pedro diz: associai. Tendo a sua fé como alicerce, o crente deve acrescentar as sete virtudes ou qualidades, uma sobre a outra, em um escala ascendente, até que o amor coroe o todo. A ideia é a da construção de um edifício de vários andares, tendo a fé como alicerce e o amor como telhado. Green, teólogo americano, desenvolveu o que ele chama de “a escada da fé”, tendo a fé como o degrau inicial e o amor como o último degrau.

Para Pedro, essas sete virtudes fortalecem a fé cristã porque procedem da fé. A fé é a porta de entrada para a vida cristã, pois sem fé é impossível agradar a Deus – Hebreus 11.6; 2Pedro 1.1; Romanos 10.17; Efésios 2.8. A Bíblia fala sobre três tipos de Fé: 1º) Fé salvadora – Romanos 3.25-28; 5.1, 2; 2º) Fé dom do Espírito Santo – 1 Coríntios 12.9; 3º) Fé como confissão de fé ou declaração doutrinária (conjunto de doutrinas da fé) – Romanos 1.17; Efésios 4.13; 6.16; Filipenses 1.27; 1Tessalonicenses 3.2; 1Timóteo 4.1, 6.  Por isso, a fé é o alicerce sobre o qual tudo mais é erguido ou acrescentado para fortalecimento e crescimento do cristão.

1. v.5b ... associai com a vossa fé a virtude... – virtude significa excelência moral ou vigor na vida cristã, que deve nos mover em direção a uma vida reta diante de Deus. A fé coloca-nos em comunhão com Deus e a virtude impulsiona-nos a viver esse relacionamento abençoado com Deus. (Filipenses 1.9; 1Pedro 1.22)

2. v.5c - ... com a virtude, o conhecimento... – conhecimento ou ciência que significa a compreensão ou sabedoria prática a fim de que a virtude não seja direcionada na direção errada. (1Coríntios 2.6, 7; Efésios 1.7, 8; Colossenses 1.9, 28; 3.16; 4.5; Tiago 3.17)

3. v.6a – ... com o conhecimento, o domínio próprio... – domínio próprio é a tradução do termo grego egkrateia que significa o poder de um individuo conter-se ou a capacidade efetiva de controlar seu corpo e sua mente. É ele que permite ao crente conhecer os seus limites e a viver de modo sábio, abstendo-se daquilo que é nocivo à vida. Domínio próprio que também aparece no texto do NT como temperança faz parte do fruto do Espírito descrito por Paulo em Gálatas 5.23.

4. v.6b – ... com o domínio próprio, a perseverança... – perseverança que literalmente significa a capacidade para permanecer debaixo de um grande peso, é a palavra neotestamentária básica para paciência. Perseverança, como usada aqui, é a disposição mental que não é abalada pela dificuldade e pela aflição, é o que não nos permite desistir diante das lutas. (Romanos 2.7; Efésios 6.18)

5. v.6c – ... com a perseverança, a piedade... – piedade aqui, diferente do que se pensa hoje em dia, mas, significa o compromisso cristão levado a sério e traz na sua etimologia a ideia de reverência e de uma consciência prática da presença de Deus em todos os aspectos da vida. (2Pedro 1.3; 1Timóteo 4.8; 5.4; Tito 1.1; Hebreus 12.28)

6. v.7a – ... com a piedade, a fraternidade... – fraternidade do grego philadelphia significa o afeto familiar entre os crentes como irmãos e irmãs na família de Deus. Esse termo vem da raiz phileo que significa calorosa afeição pessoal por outrem. Indica, aqui, que o caráter cristão não deve ser visto como uma conquista individual, pelo contrario, devemos nos unir aos demais na comunidade cristã a serviço do reino de Deus. (Romanos 12.10; 1 Tessalonicenses 4.9; Hebreus 13.1; 1Pedro 1.22; 3.8)

7. v.7b – ... com a fraternidade, o amor. – amor do termo grego agapao significa dar supremo valor a algo.  Palavra da mesma raiz do termo grego ágape que significa amor de Deus é a principal característica da vida cristã e o ápice do crescimento e fortalecimento da fé cristã. Esse tipo de amor, na verdade, já foi derramado no coração do crente pelo Espírito Santo – “... o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado.” Romanos 5.5

Pedro crê, e deixa claro, que se estas sete virtudes estiverem sendo uma prática crescente na vida do crente,... existindo em vós e em vós aumentando... (v.8a), isso fará com que o crente dê fruto e fruto com abundância (João 15.5),... com que não sejais nem inativos, nem infrutuosos no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. (v.8b)

Aqui também é retratado o triste estado do crente que não tem na sua vida a manifestação das virtudes da fé que fortalecem sua vida cristã – Pois aquele a quem estas coisas não estão presentes é cego, vendo só o que está perto, esquecido da purificação dos seus pecados de outrora. (v.9) (Hebreus 3.12-14; 10.19-25; 10.32-39)

II. Pela confirmação da vocação e eleição – vv.10, 11

1. v.10aPor isso, irmãos, procurai, com diligência cada vez maior,... – aqui, Pedro, exorta os irmãos a que sejam zelosos no cuidado da vida cristã e que isso demonstre a validade de sua experiência de salvação em Jesus Cristo. É justamente o que Hebreus 2.1-4 diz com muita clareza.

2. v.10b... confirmar a vossa vocação e eleição... – Pedro, assim como Paulo, sabia que aquele que começou boa obra (salvação pela vocação e eleição divina) iria terminar. Em Filipenses 1.6 está escrito: Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus. Mas, aqui, Pedro está estimulando os crentes a confirmarem essa verdade. Ele está aconselhando os irmãos a buscarem diligentemente, cada vez mais, a convicção da vida eterna. Ler Hebreus 6.9-12.

3. v.10c... porquanto, procedendo assim, não tropeçareis em tempo algum. – Se o crente viver de acordo com a vocação a que foi chamado, pode ter certeza que não vacilará em sua fé – Romanos 11.29; 1Coríntios 7.20; Efésios 4.1; 2Tessalonicenses 1.11; Hebreus 3.1.

4. v.11Pois desta maneira é que vos será amplamente suprida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. O apóstolo Pedro garante que se um cristão for firme em suas convicções e elas forem confirmadas pela vocação e eleição de Deus, esse tal crente desfrutará da entrada triunfal dos salvos no céu, que aqui ele chama de reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo! (Filipenses 3.20)

Conclusão

Pedro tinha convicção de que a fé dos crentes seria fortalecida se eles: 1º) Tivessem o conhecimento completo do que Deus fez, faz e fará por ele; 2º) Associassem à fé salvadora as sete virtudes que procedem dessa fé; e 3º) Confirmassem a sua vocação e eleição através de um modo cristão digno de viver.

Que Deus nos abençoe na compreensão da sua Palavra na Segunda Carta de Pedro!

Pr. Walter Almeida Jr.

Limeira (SP), 29/12/13

Nenhum comentário:

Postar um comentário