quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Promessas Cumpridas (4)


Miqueias 5.2-5a

Nos estudos anteriores vimos:

1º) A primeira promessa do Salvador – Gn 3.15. Concluímos afirmando que Gálatas 4.4, 5 deixa isso bem claro – “vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos.

2º) As Promessas feitas a Abraão, a Isaque e a Jacó – Gn 12.1-3 (terra, grande nação, proteção e descendência abençoadora). Concluímos conferindo o cumprimento das promessas feitas a Abraão, Isaque e Jacó.

3º) A Promessa do Grande Profeta (Dt 18) e A Promessa do Grande Rei (2Sm 7).

Hoje, quero concluir nossa série de estudos sobre as promessas cumpridas sobre a 1ª vinda de Jesus Cristo começando com Miqueias 5.2-5a e o seu cumprimento. Mas também citar Daniel 9.25 e Isaías 7.14 e seus cumprimentos.

Um texto e três profecias – Miqueias 5.2-5a

Essa passagem antevê a primeira vinda do Messias, o Cristo (v.2), um intervalo de tempo – a época atual da Igreja (v.3a) e o tempo depois da segunda vinda de Cristo – (5.3b-5a).

1. O lugar do nascimento de Jesus Cristo v.2 – Belém-Efrata ficava ao sul de Jerusalém. Cidade onde nasceu o rei Davi e onde, posteriormente, Cristo nasceria como seu descendente, o Rei dos reis.

a. Belém significa casa de pão – a região era conhecida como produtora de cereais.

b. Efrata significa fértil – porque tinhas muitas vinhas e olivais.

c. A origem do Rei – ... desde os tempos antigos, desde a eternidade. – fala da preexistência de Cristo.

d. Seu cumprimento na plenitude do tempo – Mateus 2.1.

2. Intervalo de tempov.3 – é uma referencia ao período entre a rejeição do Messias (Cristo) em sua primeira e a sua segunda vinda. Essa é a época da Igreja ou o tempo dos gentios, onde Israel rejeita Cristo, o Messias, mas pela conversão ou no futuro reino milenar voltará a Deus.

a. v.3a – Portanto, o SENHOR os entregará até ao tempo... – intervalo de tempo. (Rm 11.25)

b. v.3b – ... em que a que está em dores tiver dado à luz... – à virgem Maria dá a luz a Jesus, o Messias, que inicia o novo tempo. Essa profecia se cumpriu 700 anos depois em Lc 1.2-2.4.

c. v.3c – ... então, o restante de seus irmãos voltará aos filhos de Israel. Temos aqui uma profecia com duplo cumprimento: 1º) Referindo-se à conversão de Israel do seu cativeiro de pecados, como diz o texto: todo o que invocar o nome do Senhor será salvo (Rm 10.11-13; 11.1-10); 2º) Referindo-se à sua segunda vinda e o Milênio (Rm 11.25-36).

3. O tempo depois do intervalov.4 – temos aqui também uma profecia com duplo cumprimento, um na época atual e outro no futuro reino milenar.

a. Em nossa época – Cristo se manterá firme e apascentará o seu povo (igreja), suprindo todas as sua necessidades ... na força do SENHOR, na majestade do nome do SENHOR, seu Deus; e eles (Igreja do Senhor) habitarão seguros... Esse povo do Senhor, engrandecera o Senhor com a pregação do Evangelho do Senhor ... até aos confins da terra.

b. Futuro Reino Milenar – refere-se também ao reino milenar de Cristo, assentado no trono de Davi – (Is 9.6, 7; 14.24). Um real tempo de paz – v.5a.

Concluindo – Mais dois textos proféticos e seus cumprimentos:

1º) Profecia – Daniel 9.25 – Cumprimento – Lucas 2.1-7.
2º) Profecia – Isaías 7.14 – Cumprimento – Mateus 1.18-23 (Lucas 1.26-35)

Deus cumpriu todas as promessas feitas para a vinda do Messias, o Cristo Jesus, por isso ele é digno de confiança e cumprirá todas as suas promessas restantes sobre a segunda vinda de Cristo! Encerramos nossos estudos com Apocalipse 22.12-17:

E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim. Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que lhes assista o direito à árvore da vida, e entrem na cidade pelas portas. Fora ficam os cães, os feiticeiros, os impuros, os assassinos, os idólatras e todo aquele que ama e pratica a mentira. Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos testificar estas coisas às igrejas. Eu sou a Raiz e a Geração de Davi, a brilhante Estrela da manhã. O Espírito e a noiva dizem: Vem! Aquele que ouve, diga: Vem! Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário