sábado, 22 de dezembro de 2012

A Palavra de Deus e o Compromisso Cristão – para sempre


Salmo 119.89-96

Na semana passada, expomos a décima primeira estrofe do Salmo 119, 119.81-88, que começa com décima primeira letra do alfabeto hebraico kaf e significa “palma da mão”. Esta letra era usada para indicar o numeral 20. Normalmente é transliterada como a letra “k” em português. Nosso tema foi “A oração e a Palavra de Deus – regra para o presente e esperança para o futuro”.

Nossa estrofe, de hoje, do Salmo 119 é 89-96 e começa com décima segunda letra do alfabeto hebraico Lâmed que significa aguilhão. Essa letra era usada para identificar o numeral 30 e é normalmente transliterada como a letra l em português.

A palavra hebraica que é traduzida por para sempre no v.89 e por nunca no v.93 é a mesma, e divide a estrofe em duas partes: 1ª) Parte – A Palavra do Senhor – é para sempre e; 2ª) Parte – O compromisso pessoal com a Palavra do Senhor – é para sempre também.

“O pensamento se move da palavra no céu (89) para a palavra desfrutada pessoalmente (92), e depois desta (93) para a palavra em sua própria natureza ilimitada (96).”[1]

Nosso tema de hoje é A Palavra do Senhor e o Compromisso Cristão – para sempre.

I. A Palavra do Senhor – para sempre – v.89-92

1. v.89 – Assim como o céu, morada de Deus, existe para sempre, a Palavra de Deus também!

a. Tua palavra (89), que expressa a natureza e a vontade do Senhor, é o ponto fixo no céu![2]
b. A Palavra de Deus está firmemente estabelecida no céu (89), e é de valor infinito (96).[3]
c. Para sempre... firmada... no céu. A Palavra de Deus jamais mudará e sempre será espiritualmente relevante.[4]
d. A Palavra de Deus é firme, constante e segura. A Palavra de Deus está firmada para sempre. E este fato tem implicações tremendas sobre a vida de todos os seres humanos quer eles gostem disso ou não![5]

2. vv.90, 91 – A fidelidade de Deus é que sustenta a criação de geração em geração. O Salmista percebe que existe uma analogia entre a fidelidade de Deus na criação e a fidelidade de Deus na Sua Palavra. As duas são fixas, constantes e imutáveis. Por causa da constância que podemos observar no mundo criado nós podemos ter a certeza de que Deus será sempre fiel à Sua aliança feita conosco. Se a Palavra de Deus é suficiente para criar e sustentar todo o universo, ela certamente é suficiente para sustentar um indivíduo![6] (Conf.: Hb 1.3b; 11.3)

a. v.91b – ... tudo se mantem até hoje; porque ao teu dispor estão todas as coisas. – Está claro, aqui, para o salmista, que o Deus soberano que criou todas as coisas, está também no controle de todas as coisas que criou! (Conf.: Rm 11.36)

3. v.92 – O salmista reconhece que a Palavra que sustenta o universo é a mesma Palavra que sustenta os filhos de Deus em qualquer época e situação neste mundo, cada vez mais angustiante e tenebroso.

II. O Compromisso Cristão – para sempre – vv.93-96

1. v.93 – A Palavra eterna do Deus eterno “dá durabilidade à pessoa que tem prazer nela. Isso leva naturalmente ao compromisso, pois a palavra que guardou da morte trouxe também”[7] vida.

2. v.94 – Esse compromisso com a Palavra é uma marca naqueles que são salvos pelo Senhor! “Esta é uma oração completa com um argumento poderoso. Somos de Deus através da criação, da eleição e da redenção”[8]. Precisamos nos consagrar a Deus, para vivermos e sermos usados por Ele.

3. v.95 – O salmista, como já vimos anteriormente nos vs. 69, 78 e 85, continua no mesmo período de hostilidade, mas, independente desta situação e de todos os sentimentos que o assolavam, ele deliberadamente resolveu preocupar-se em centrar a sua vida na Palavra de Deus, que declara quem Deus é, o que fez e o que continua a fazer!

4. v.96 – O compromisso do salmista em buscar a excelência da vida na Palavra de Deus está no fato de que a Palavra de Deus é de conteúdo ilimitado! (Conf.: Mt 24.35)

Concluindo

Que a viva e eficaz Palavra de Deus possa discernir os pensamentos e propósitos do nosso coração e nos levar, pelas misericórdias de Deus, a uma apresentação de nossas vidas como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que deve ser o nosso culto racional, e que isso nos ajude a não nos conformarmos com este século, mas que nos transforme, diariamente, pela renovação da nossa mente, para que experimentemos qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. (Conf.: Hb 4.12; Rm 12.1, 2)


[1] D. A. Carson, Comentário Bíblico Vida Nova, Vida Nova, pg. 860.
[2] Ibid., pg. 860.
[3] Charles C. Ryrie, A Bíblia de Estudo Anotada – Expandida, pg. 590.
[4] Jonh MacArthur, Bíblia de Estudo, pg. 776.
[5] Rev. Alexandros Meimaridis – Apostila de Exposição do Salmo 119, pg. 32.
[6] Ibid., pg. 32.
[7] Carson, pg. 860.
[8] Alexandros, pg. 33.

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