segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Lições Importantes do Ministério de Paulo para os nossos Ministérios Hoje


                 (Sermão Pregado na Posse do Pr. Jeferson na PIBL Araras – 02 de dezembro 2012)
Atos 20.17-38
(testemunho, ensino e recompensa)

Introdução

Sem dúvida alguma o livro de Atos dos Apóstolos é um dos mais importantes do Novo Testamento. Seu primeiro título foi “Atos”, depois é que foi acrescentado “dos Apóstolos”, isso porque a palavra grega traduzida por atos é (praxeis) praxeis” e era usada para descrever as realizações de grandes homens o que, de fato, o livro de Atos dos Apóstolos faz, retratando personagens notáveis dos primeiros anos da igreja.
                          
É o segundo livro escrito por Lucas, que era médico e da equipe do apóstolo Paulo, a partir de sua segunda viagem missionária – observar as várias passagens em que aparece a expressão nós – Atos 16.10-17; 20.5-16; 27.1-26. O próprio Paulo testifica a amizade e companheirismo de Lucas em Colossenses 4.14; 2 Timóteo 4.11; Filemom 24. “Os escritos dos primeiros pais da igreja, tais como Irineu, Clemente de Alexandria, Tertuliano, Orígenes, Eusébio e Jerônimo afirmam a autoria de Lucas, e o mesmo acontece com o Cânon Muratoriano (170 d.C.)”[1].

Lucas, além de médico, “foi pesquisador esmerado e historiador minucioso, demonstrando conhecimento profundo das leis e dos costumes romanos, bem como da geografia da Palestina, da Ásia Menor e da Itália”[2]. Ao escrever Atos, usou fontes escritas (Atos 15.23-29; 23.26-30) e entrevistas feitas, sem dúvida, entre os apóstolos e irmãos da época – “... conforme nos transmitiram os que desde o princípio foram deles testemunhas oculares e ministros da palavra...” (Lucas 1.2; Atos 1.1).

“Lucas e Atos parecem ter sido escritos praticamente ao mesmo tempo, Lucas primeiro e Atos depois. Combinados, eles compõem um relato em dois volumes endereçados a Teófilo, apresentando uma história abrangente da fundação do Cristianismo, que vai do nascimento de Cristo à prisão domiciliar de Paulo em Roma”[3].

O primeiro livro escrito por Lucas foi o Evangelho de Jesus Cristo Segundo Lucas, que ele começa assim:

Visto que muitos houve que empreenderam uma narração coordenada dos fatos que entre nós se realizaram, conforme nos transmitiram os que desde o princípio foram deles testemunhas oculares e ministros da palavra, igualmente a mim me pareceu bem, depois de acurada investigação de tudo desde sua origem, dar-te por escrito, excelentíssimo Teófilo, uma exposição em ordem, para que tenhas plena certeza das verdades em que foste instruído.
Lucas 1.1-4

O segundo livro, que é o que estamos tratando, Atos dos Apóstolos, começa assim:

Escrevi o primeiro livro, ó Teófilo, relatando todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar até ao dia em que, depois de haver dado mandamentos por intermédio do Espírito Santo aos apóstolos que escolhera, foi elevado às alturas.
Atos 1.1, 2

Esses dois textos sugerem o seguinte: 1º) A obra de Lucas em dois volumes narra dois estágios do único ministério de Jesus; 2º) Atos é uma continuação dos atos e ensinos de Jesus, por meio dos apóstolos e da Igreja e; 3º) A ascensão de Cristo é o fato que separa os dois estágios, o qual encerra o ministério terreno de Jesus e inicia o seu ministério celestial.

Sobre esse Teófilo sabe-se pouco, provavelmente um alto funcionário do governo romano. Seu nome significa “amigo de Deus”. O que observamos aqui é uma preocupação pastoral de Lucas pelo “bem estar espiritual de Teófilo, que precisava de mais instrução sobre a pessoa, o ensino e a obra de Jesus”[4].

Segundo Arival Dias Casimiro, além de outros propósitos que podem ser apresentados, o livro tem dois propósitos relacionados a missões: 1º) O de motivar o crescimento da igreja e; 2º) o de oferecer aos cristãos um manual de missões[5].

Esse livro, além de seu valor histórico, “tem um valor teológico e prático permanentes para os cristãos de todas as épocas”[6].

Se observarmos os princípios contidos no livro de Atos, entenderemos “que a obra de Deus é feita pelo poder de Deus, com os recursos de Deus e dentro da metodologia de Deus”[7].

John MacArthur diz que “Atos é pródigo em transições: do ministério de Jesus para o ministério dos apóstolos; da antiga aliança para a nova aliança; de Israel como nação para a Igreja (composta tanto de judeus quanto de gentios) como povo testemunha de Deus”[8].

Para Carlos Osvaldo, “Atos talvez seja o melhor exemplo no Novo Testamento da multiplicidade de propósitos de uma obra”[9]. Seus propósitos sejam eles, apologéticos, teológicos ou didáticos, são enfatizados pelos estudiosos de acordo com sua abordagem específica.

“O tema central do livro de Atos é o progresso da mensagem do Reino das ruas estreitas de Jerusalém no começo da década de a.D. 30 às colinas abafadas de Roma no verão de a.D. 60. Este livro trata das forças, humanas e sobrenaturais, que permitiram que o Evangelho de Jesus Cristo atingisse o centro do Império Romano em menos de uma geração”[10].

Atos dos Apóstolos tem sido esboçado de diversas maneiras com fins pedagógicos. Um esboço que gosto de usar e sugerir, com algumas adaptações, é o de Carlos Osvaldo, que fez uma opção “por uma divisão do livro em duas partes, observando os seus limites racial-geográficos, com os doze primeiros capítulos tratando do crescimento do evangelho no mundo judaico ou palestiniano, e os últimos dezesseis descrevendo o mesmo fenômeno no mundo gentílico”[11].

Assim, os pontos principais do esboço do livro seriam:

1º) A mensagem soberana do reino proclamada no mundo judaico – 1.1-12.24
2º) A mensagem soberana do reino proclamada no mundo gentílico – 12.25-28.31

O texto que lemos e que vamos expor, rapidamente, hoje, está dentro do segundo ponto do esboço principal do livro. Olhemos agora o capítulo 20 de Atos:

Primeiro 20.1-3Fala sobre o ministério de Paulo na Macedônia e na Acaia, que segue sua estratégia de confirmar igrejas previamente estabelecidas e fazê-las participar de seus planos.

20.1, 2a – Paulo encorajou os crentes na Macedônia;

20.2b-3a – Paulo permaneceu em Corinto por três meses;

20.3b – Uma tentativa judaica de assassinar Paulo, o que fez com que ele decidisse iniciar a viagem para Jerusalém por terra, e não por mar.

Segundo20.4-38 Temos a descrição do ministério de Paulo a caminho de Jerusalém destacando a sua autoridade apostólica e a sua dedicação à orientação que recebera do Senhor.

20.4, 5 – Os seus companheiros na viagem eram representantes de diversas igrejas regionais, que estavam encarregados de levar o dinheiro das ofertas para os pobres da Judéia.

20.6-13 – O ministério de Paulo em Trôade revela seu poder apostólico e seu compromisso com a edificação dos irmãos.

20.14-35 – O ministério de Paulo aos presbíteros da igreja de Éfeso, em Mileto, revela sua filosofia de ministério e sua preocupação com o bem-estar espiritual da igreja.

     20.14-16 – Paulo convocou os presbíteros a Mileto para não correr o risco de demorar em Éfeso.

     20.17-21 – Ele faz uma recapitulação de sua filosofia de ministério durante seu tempo em Éfeso.

    20.22-24 – Ele reafirma o seu compromisso em fazer a vontade de Deus ao viajar para Jerusalém sob a direção do Espírito Santo.

     20.25-27 – Ele recorda a abrangência de seu ensino como a base para sua paz de espírito quanto ao destino espiritual de seus ouvintes.

    20.28-31 – Ele aconselha aos presbíteros a se apoiarem e se ajudarem mutuamente, e a protegerem a igreja, como pastores, com muito cuidado por causa do possível surgimento futuras de heresias.

    20.32-35 – Ele encomenda os presbíteros à graça de Deus com uma exortação a um ministério autossustentado e sacrificial.

    20.36-38 – E, por fim, temos a calorosa despedida dos presbíteros e Paulo, e um contraste entre essa manifestação afetuosa e as intenções assassinas dos judeus em relação a sua pessoa.

Bem, que lições poderemos aprender deste texto sobre o ministério de Paulo? Creio que três lições importantes estão claras aqui para nós, hoje: 1º) A lição do testemunho no ministério cristão; 2º) A lição do ensino no ministério cristão; e 3º) A lição da recompensa do ministério cristão.

I. A lição do testemunho no ministério cristão – vs. 18-21

Quem foi e quem se tornou Paulo? Em Atos 22.1-15 temos uma síntese de sua vida!

C.E. Macartney escreve:

"O mais amargo inimigo tornou-se o maior amigo. A mão que escrevia a acusação dos discípulos de Cristo, levando-os à presença dos magistrados e para a prisão, agora escrevia epístolas do amor redentor de Deus. O coração que bateu de júbilo quando Estevão caiu sobre as pedras sangrentas, agora se regozijava em açoites e apedrejamentos por amor de Cristo. Do outrora inimigo, perseguidor, blasfemador proveio a maior parte do Novo Testamento, as mais nobres declarações de teologia,  os mais doces poemas de amor cristão" (J.O. Sanders, p.28).

Em que consistiu o testemunho de Paulo em Éfeso?

1. v.18 – em seu procedimento piedoso – “... Vós bem sabeis como foi que me conduzi entre vós em todo o tempo...”

2. v.19a – em humildade – “... servindo ao Senhor com toda a humildade...”

3. v.19b – em quebrantamento – “... lágrimas e provações...”

4. vs.20 –  verbalmente (na pregação e no ensino) – “... jamais deixando de vos anunciar coisa alguma proveitosa e de vo-la ensinar publicamente e também de casa em casa...”

O procedimento piedoso, a humildade, o quebrantamento diante das provações e o testemunho verbal na pregação e ensino de Paulo tinham um objetivo comum: testificar “... tanto a judeus como a gregos o arrependimento para com Deus e a fé em nosso Senhor Jesus Cristo”. (v.21)

II. A lição do ensino no ministério cristão – v.20, 22-27

Paulo é claro aqui: “... jamais deixando de vos anunciar coisa alguma proveitosa e de vo-la ensinar publicamente e também de casa em casa...” (v.20).

Temos aqui duas coisas importantes feita por Paulo: 1ª) ... jamais deixando de vos anunciar coisa alguma proveitosa... – isto é, a pregação da mensagem da cruz ou o plano da salvação; e 2ª) ... e de vo-la ensinar publicamente e também de casa em casa... – ou seja, o ensino sistemático da mensagem da cruz e suas implicações ou doutrina para crescimento e edificação.

Jesus em seu ministério, comunicou aos seus discípulos e aqueles que comissionou para apóstolos, um pacote completo de ensinamentos e ordenou-lhes expressamente que ensinassem todas as coisas que eles tinham aprendido com ele. Escute as palavras de Jesus: (Mateus 28.19, 20)

Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.

Paulo fez justamente isso, escute o que ele disse no v.27 – “... jamais deixei de vos anunciar todo o desígnio de Deus.”

v.22, 23 – Por isso ele, Paulo, estava tranquilo para continuar sua viagem, mesmo sabendo que as circunstancias e o que o esperava era um tempo de tribulação.

Escute sua declaração de clássica de filosofia de ministério – v.24: Porém em nada considero a vida preciosa para mim mesmo, contanto que complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus para testemunhar o evangelho da graça de Deus.

Qual era o objetivo do ministério didático de Paulo? “... o ministério que recebi do Senhor Jesus para testemunhar o evangelho da graça de Deus. Portanto, eu vos protesto, no dia de hoje, que estou limpo do sangue de todos; porque jamais deixei de vos anunciar todo o desígnio de Deus”. (vv.24b, 26, 27)

John MacArthur diz que ... todo o desígnio de Deus... foi “todo o plano e propósito de Deus para a salvação do ser humano nos mínimos detalhes: as verdades divinas da criação, eleição, redenção, justificação, adoção, conversão, santificação, vida santa e glorificação”[12].

III. A lição da recompensa no ministério cristão – vv. 28-35

1. vv.28-31 – temos aqui, da parte de Paulo, uma advertência oportuna, que se provou correta por acontecimento posteriores em Éfeso – 1Tm 1.3-7; 19-20; 6.20-21. Falsos mestres já estavam, realmente, atuando nas igrejas da Galácia e Corinto – Gl 1.6; 2Co 11.4.

a. v.28 – Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes a igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue.

Atendei – um chamado a auto avaliação do ministério. A ênfase aqui está na responsabilidade dos líderes de vigiarem e protegerem a igreja, não uma comunidade qualquer, mas a igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue.

b. v.31 – Portanto, vigiai, lembrando-vos de que, por três anos, noite e dia, não cessei de admoestar, com lágrimas, a cada um.

Paulo, agora, diz lembrem-se de como foi meu modo de vigiar e proteger a igreja de Deus ... por três anos, noite e dia, não cessei de admoestar, com lágrimas, a cada um.

2. vv.32-35 – Paulo, agora, fala da recompensa ministerial de quem recebeu o chamado para servir ao Senhor com toda a humildade, lágrimas e provações... ... jamais deixando de anunciar coisa alguma proveitosa e de ensinar publicamente e também de casa em casa, testificando o arrependimento para com Deus e a fé em nosso Senhor Jesus Cristo.  Em nada considerando a vida preciosa para si mesmo, contanto que complete a carreira e o ministério que recebeu do Senhor Jesus para testemunhar o evangelho da graça de Deus. Pregando o reino. Jamais deixando de anunciar todo o desígnio de Deus. No tempo que for necessário, noite e dia, não cessando de admoestar, com lagrimas, a cada um.  (vv.19-21, 24, 25, 27)

a. Que recompensa?

1ª) Edificação pela palavra da graça de Deus – v.32a
2ª) Herança entre todos os que são santificados – v.32b
3ª) Bem-aventurança da doação – dar – v.35

Escute o que Paulo disse em 2 Timóteo 4.6-8:

Quanto a mim, estou sendo já oferecido por libação, e o tempo da minha partida é chegado. Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda.

Concluindo – vv.36-38 – Vamos orar!

Vamos orar para que a lição do testemunho, do ensino e da recompensa do ministério de Paulo e dos pastores de Éfeso, seja uma realidade em nossos ministérios hoje!

O texto diz (36-38)

Tendo dito estas coisas, ajoelhando-se, orou com todos eles. Então, houve grande pranto entre todos, e, abraçando afetuosamente a Paulo, o beijavam, entristecidos especialmente pela palavra que ele dissera: que não mais veriam o seu rosto.
E acompanharam-no até ao navio.


Pr. Walter Almeida Jr.
CBL  Limeira  - SP




[1] John MacArthur, Bíblia de Estudo MacArthur, SBB, 2010, p. 1433.
[2] Ibid., p. 1433.
[3] Ibid., p. 1315
[4] Arival Dias Casimiro, Plante Igrejas, p. 18.
[5] Ibid., p. 21.
[6] Ibid., p. 17.
[7] Ibid., p. 8
[8] MacArthur, p. 1434.
[9] Carlos Osvaldo Cardoso Pinto, Foco e Desenvolvimento no Novo Testamento, Hagnos, 2008, p. 188.
[10] Ibid., p. 191.
[11] Ibid., p. 191
[12] MacArthur, p. 1473.

Nenhum comentário:

Postar um comentário