(Gostei dessas reflexões do Rev. Mauro Meister e estou postando aqui para nossa reflexão também)
Seguindo as reflexões de Solano (artigo publicado no blog "O Tempora, O Mores" com o título de "Por ocasião dos 495 anos da Reforma Protestante", as minha reflexões, sobre o que é ser reformado no nosso contexto:
Meus pesamentos a respeito da nossa identidade como reformados.
Vocês já sabem e me conhecem bem, sou reformado. É claro que sempre existirá aquele que pensa ser mais reformado que o outro... fazer o que? E também aquele que é contra esta 'ideia perniciosa' que foi a reforma.
O que penso sobre ser reformado? (sem ser exaustivo)
1. Em primeiro lugar, ser reformado é ser crente (fide) em Cristo (Christus), salvo pela graça (gratia), amante das Escrituras (Scriptura) e viver de maneira que agrade a Deus (Deo Gloria).
2. Segundo, é entender bem na Escritura a diferença entre lei e graça a ponto de não descartar a lei, mas viver pela graça, sem legalismo.
3. É não confundir a Reforma Protestante com uma mera tradição humana e mais uma forma de religiosidade no grande shopping center das religiões.
4. É não identificar o que a Escritura ensina com usos e costumes de uma época ou uma geração, mas, ao amar o que nos foi ensinado por nossos pais, não cultuar o seu modo vida naquilo que se confundiu com a cultura do seu tempo.
5. Ser reformado é amar a Igreja na manifestação da sua própria geração a ponto de lutar por ela e contra ela fim de cooperar na obra de Cristo, de apresentá-la diante de Deus sem mancha, ruga ou mácula.
6. É ser livre para a adoração a Deus dentro daquilo que a Escritura prescreve, sem rejeitar a tradição por conta de um espírito moderno e, ao mesmo tempo, não abraçar a tradição por conta do meu espírito tradicionalista.
7. É amar a Missio Dei e entender que dela procede toda a missão do povo de Deus, sem abraçar um conceito reducionista de missões e sem abandonar a missão em nome da conveniência.
8. Ser reformado é amar a vida na terra, amar o céu e amar a vida no novo céu e na nova terra. Ser reformado bíblico exige de mim uma esperança que vai além do horizonte humano e se encrava na eternidade presente e futura.
9. Ser reformado é ter uma convicção bíblica tal, que me confundo com a reforma, de modo que não preciso falar que sou reformado todos os dias, em todos os lugares e em todos os meu pronunciamentos. Aliás, aprendi de um grande professor que posso ensinar toda doutrina reformada sem jamais me referir a ela, porque ela não é distinta da doutrina bíblica.
Por fim, vou celebrar esta identidade, esta história, esta bênção, amando a Deus e amando ao próximo.
Mauro Meister
Nenhum comentário:
Postar um comentário