domingo, 25 de novembro de 2012

Plena satisfação em Deus pela sua Palavra


Salmo 119.57-64

Introdução

Na semana passada, expomos a sétima estrofe do Salmo 119, 119.49-56, que começa com a sétima letra do alfabeto hebraico Zâyin (z) e significa “arma”. Esta letra é também usada para indicar o numeral 7. Normalmente é transliterada como a letra “z” em português. Nosso tema foi: Centrando a vida na Palavra de Deus.

Terminei afirmando que: vivemos em uma época parecida com a do salmista, então, tomemos a decisão de centrarmos nossas vidas na Palavra de Deus como ele fez.  Assim, descobriremos, também, que as promessas de Deus trazem renovação, que o período de oposição é justamente a hora de se apegar ao ensino do Senhor, que as Escrituras trazem consolo (52), e que os momentos mais difíceis da vida precisam ser enfrentados com observância e vigilância na Palavra de Deus (56).

Nossa estrofe de hoje do Salmo 119 é 119.57-64, e começa com a oitava letra do alfabeto hebraico Hêt que significa “cerca”. Esta letra é também usada para indicar o numeral 8. Normalmente é transliterada como a letra “h ou ch” em português.

Nosso tema de hoje é: Plena satisfação em Deus por sua Palavra.

Quando lemos esta estrofe percebemos que ela, ou o salmista, começa e termina dirigindo-se ao Senhor, falando de sua suficiência para ele e de seu amor perfeito que preenche toda a vida. Observando isso perguntamos: 1º) Como reagimos àquele que é todo suficiente? (vs. 57-60) e 2º) Como vivemos em relação a alguém cujo amor se encontra em toda a parte? (vs. 61-64)

Quando o salmista preparou esta estrofe, acredito, ele tinha em mente “a tribo de Levi que não precisava de nenhuma outra fonte de suprimento além do Senhor”[1] (Josué 13.14, 33; 18.7). Pensando em nos hoje, somos como a tribo de Levi, o Senhor é a nossa porção!

Para a plena satisfação em Deus por sua Palavra, precisamos reagir (vs.57-60) e viver (vs.61-64) coerentemente com e para àquele que é todo suficiente e cujo amor leal alcança toda a nossa vida.

I. Reagindo coerentemente àquele que é todo suficiente – vs.57-60

1. Primeiro, assumir um compromisso de obedecer a Palavra de Deus – v.57.

2. Segundo, buscar de todo o coração a graça de Deus – v.58.

3. Terceiro, analisar e modificar o modo de agir com determinação – v.59.

4. Quarto, obedecer prontamente – v.60.

II. Vivendo coerentemente para àquele cujo amor leal alcança toda a nossa vida – vs.61-64

1. Primeiro, guardando a Palavra na adversidade – v.61.

2. Segundo, organizando a vida para ter tempo para Deus – v.62.

3. Terceiro, buscando e cultivando amizades tementes ao Senhor – v.63.

4. Quarto, reconhecendo em toda situação e lugar a bondade divina – v.64.

Concluindo

1) Em suma, uma vida comprometida com a Palavra de Deus, confiante em suas promessas e conforme os seus estatutos.[2] (vs.57-60)
2)  Portanto, toda situação deve ser usada para agradar a Deus, guardando a Palavra na adversidade, organizando a vida para arranjar tempo para nos deleitarmos com a Palavra e fazendo amizade com os que seguem a Palavra.[3] (vs.61-64)


Pr. Walter Almeida Jr.
CBL Limeira – Nov. 2012


[1] D. A. Carson, Comentário Bíblico Vida Nova, Editora Vida Nova, pg. 859.
[2] D. A. Carson, Comentário Bíblico Vida Nova, Editora Vida Nova, pg. 859.
[3] D. A. Carson, Comentário Bíblico Vida Nova, Editora Vida Nova, pg. 859.

Nenhum comentário:

Postar um comentário