domingo, 4 de novembro de 2012

Oração e Compromisso, Oração e Perigos e Oração e Confiança



Salmo 119.33-40

Introdução

Na semana passada, expomos a quarta estrofe do Salmo 119 – 119.25-32, que começa com a quarta letra do alfabeto hebraico Dálet. Vimos que, assim como as outras letras do alfabeto hebraico, essa quarta letra tem um significado – porta, e também pode ser usada para indicar o número 4.

Observamos que o salmista apresenta aqui um tempo de tribulação que ele enfrentou ou estava enfrentando na sua caminhada de fé e busca de uma vida obediente à Palavra de Deus. Mas que, acima de qualquer coisa, o tempo de tribulação na vida do servo de Deus, deve ser um tempo de oração e de compromisso especial com o Senhor.

Nossa estrofe de hoje do Salmo 119 é 119.33-40, e começa com a quinta letra do alfabeto hebraico He (Rê) que também significa “casa”. Esta letra é também usada para indicar o numeral 5. Normalmente é transliterada como a letra “h” em português.

Nosso tema de hoje é: Oração e Compromisso, Oração e Perigos e Oração e Confiança. O salmista expressa sua dependência de Deus em nove pedidos de oração nos oito versos da estrofe: Ensina-me (33); Dá-me (34); Guia-me (35); Inclina-me (36); Desvia e vivifica-me (37); Confirma (38); Afasta (39); e vivifica-me (40).

O que ameaça o crescimento na obediência à Palavra de Deus, no caminho do Senhor (32), não é o ambiente hostil onde vive o forasteiro da fé, nem as dificuldades vividas na peregrinação aqui, “e sim, o coração inconstante que deseja obedecer (34), mas pode ser facilmente atraído para propósitos egoístas (36) e a seguir as seduções dos olhos (37). Portanto, há uma tensão dentro do próprio coração: a lealdade do coração ameaçada pela deslealdade do coração”.[1]

A solução que o salmista apresenta para isso é a oração, pois “só o Senhor pode manter o caminho obediente (33), o coração integro (34), guiar-nos à verdadeira felicidade (35), impedir-nos de buscar coisas que não têm valor (36, 37), livrar-nos das frustrações (39) e renovar as fontes da vida (40)”.[2]

A estrofe se divide em três partes: 1ª) Oração e Compromisso – vs.33-35; 2ª) Oração e Perigos – vs.36, 37; 3ª) Oração e Confiança – vs.38-40.

I. Oração e Compromisso – vs.33-35

1. v.33 – Ensina-me, SENHOR, o caminho dos teus decretos, e os seguirei até ao fim.

a.      Oração – Ensina-me...

b.      Compromisso - ... seguirei até o fim.

2. v.34 – Dá-me entendimento, e guardarei a tua lei; de todo o coração a cumprirei.

a.      Oração – Dá-me entendimento...

b.      Compromisso - ... e guardarei a tua lei; de todo o coração a cumprirei.

3. v.35 – Guia-me pela vereda dos teus mandamentos, pois nela me comprazo.

a.      Oração – Guia-me...

b.      Compromisso – ... me comprazo.

II. Oração e Perigos – vs.36, 37

1. v.36 – Inclina-me o coração aos teus testemunhos e não à cobiça.

a.      Oração – Inclina-me...

b.      Perigo – ... cobiça.

2. v.37 – Desvia os meus olhos, para que não vejam a vaidade, e vivifica-me no teu caminho.

a.      Oração – Desvia os meus olhos... e vivifica-me no teu caminho.

b.      Perigo – ... vaidade...

III. Oração e Confiança – vs.38-40

1. v.38 – Confirma ao teu servo a tua promessa feita aos que te temem.

a.      Oração – Confirma ao teu servo a tua promessa...

b.      Cuidado – ... aos que te temem.

2. v.39 – Afasta de mim o opróbrio, que temo, porque os teus juízos são bons.

a.      Oração – Afasta de mim o opróbrio, que temo...

b.      Cuidado – ... porque os teus juízos são bons.

3. v.40 – Eis que tenho suspirado pelos teus preceitos; vivifica-me por tua justiça.

a.      Oração – ... vivifica-me por tua justiça.

b.      Cuidado – ... pelos teus preceitos...

Concluindo

Em sua vida de oração por uma vida obediente a Palavra de Deus o salmista nos ensina que ao orarmos devemos assumir um compromisso de coração, de guardar o nosso coração, na confiança de que Deus, pela sua Palavra, nos dará forças para vencermos aos apelos do mundo, do pecado e da carne e seguirmos firmes na obediência as Escrituras.

Pr. Walter Almeida Jr. 
CBL Limeira – Nov. 2012


[1] D. A. Carson, Comentário Bíblico Vida Nova, Editora Vida Nova, pg. 858.
[2] D. A. Carson, Comentário Bíblico Vida Nova, Editora Vida Nova, pg. 858.

Nenhum comentário:

Postar um comentário