sábado, 10 de novembro de 2012

Crescimento constante pela Palavra de Deus


Salmo 119.41-48

Na semana passada, expomos a quinta estrofe do Salmo 119 – 119.33-40, que começa com a quinta letra do alfabeto hebraico He (Rê) que também significa “casa”. Esta letra é também usada para indicar o numeral 5. Normalmente é transliterada como a letra “h” em português. Nosso tema foi: Oração e Compromisso, Oração e Perigos e Oração e Confiança.

Nossa estrofe de hoje do Salmo 119 é 119.41-48, e começa com a sexta letra do alfabeto hebraico Vav que significa “prego”. Esta letra é também usada para indicar o numeral 6. Normalmente é transliterada como a letra “v” em português.

Nosso tema de hoje é: Crescimento constante pela Palavra de Deus.

Nas estrofes anteriores, em busca da excelência da vida na perfeição da Palavra de Deus, a luta foi com “o problema de viver uma vida pura (Bêt) num mundo estranho (Guimel) cheio de pressões (Dálet) e com o coração dividido ()”.[1] Agora, vemos o salmista lembrar que, mais importante que qualquer outra coisa nessa caminhada de fé e obediência as Escrituras, estão as misericórdias e a salvação do Senhor (v.41). A misericórdia sabe, cuida, provê e nunca falha e a salvação livra completamente!

Assim, aqui nessa estrofe, ele expõe que, aquele que é alcançado pela misericórdia (graça de Deus) e é salvo por ela, experimenta crescimento constante pela Palavra de Deus, primeiro no testemunho verbal (v.41-43), segundo no testemunho de vida exemplar (v.44-46) e terceiro num coração que ama a Palavra (v.47, 48).

I. Testemunho constante pela Palavra de Deus no testemunho verbal – v.41-43

1. v.41 – O salmista reconhece que a vida não é fácil, mas, com a misericórdia e a salvação de Deus, é possível caminhar crescendo e testemunhado como servo de Deus. Para ele, a misericórdia do Senhor é como um rio que flui sem nunca parar, sem nunca secar. Este é o motivo porque ele diz: “Venham também sobre mim as tuas misericórdias...”.

a.    No NT o apóstolo Paulo também dá testemunho desta verdade em 2 Coríntios 4.7-10!
b.   Leiamos o que diz o profeta Jeremias em Lamentações de Jeremias 3.21 a 25.

“Toda esta bondade e todas estas misericórdias refletem o caráter de Deus que é chamado de Pai de misericórdias e Deus de toda consolação – 2 Coríntios 1.3. Tudo isto se traduz em uma coisa apenas: Deus é o único capaz de nos salvar. Este é o motivo porque precisamos confiar exclusivamente em Deus e na maravilhosa obra de salvação que Ele fez através do Senhor Jesus Cristo. Deixemos de lado todas as coisas e nos voltemos de todo coração para Deus”.[2]

2. v.42-43 – Os conhecem a misericórdia e a salvação do Senhor falam sobre isso:

a. v.42 – com confiança, mesmo ao questionador hostil. Podemos confiar que a Palavra de Deus responderá até mesmo aos que nos insultam. Jesus falou sobre isso em Mateus 13.11 e João 14.26.
b. v.43 – na dependência da vontade divina. (João 15.5)

Mas, dentro de nossas limitações, precisamos estar preparados para responder àqueles que nos perguntarem sobre a razão da nossa esperança e fé. Pedro falou muito bem sobre isso em 1 Pedro 3.13-17.

II. Testemunho constante pela Palavra de Deus na vida exemplar – v.44-46

1. v.44 – O testemunho verbal eficiente requer o contexto de uma vida obediente. O salmista entendia isso e se comprometeu com o Senhor – Observarei de continuo e para todo sempre a tua lei!

2. v.45 – Uma vida que demonstra a verdadeira liberdade que a obediência a Palavra de Deus traz.

a.  No NT Paulo, Tiago e Pedro falam sobre a liberdade em Cristo – Gálatas 5.1, 13; Tiago 1.25; 2 Pedro 2.16.

b.  Pedro fala, também sobre a obediência – 1 Pedro 1.2, 22.

3. v.46 – Testemunhando assim, com a vida debaixo da poderosa mão de Deus, não há embaraço nem medo, mesmo testemunhando diante das maiores autoridades.

III. Testemunho constante pela Palavra de Deus de um coração que a ama – v.47, 48

Esses versos têm “como elo o amor pela Palavra, pois a boca que fala a Palavra (42, 43) e a vida que a exemplifica (44-46) têm de brotar de um coração que ama”.[3]
                            
1. v.47 – A alegria do amor pela Palavra de Deus!

2. v.48 – A oração, a adoração e a meditação na Palavra de Deus, por amor a ela e ao Deus da Palavra.

Não podemos esquecer do que Jesus falou sobre o coração – Mateus 6.21; Lucas 6.45.

Concluindo

Esses versos do Salmo 119 também nos lembram que “a Palavra falada, primeiramente deve ser apropriada (41), confiada (42b, 43b), obedecida (44), procurada (45) e amada (48)”.[4]

Que o Senhor ajude aos que já experimentaram a graça salvadora de Deus manifestada aos homens (Tt 2.11), a com amor e fidelidade à sua Palavra, testemunharem por palavras e atitudes daquilo que está no coração. Paulo diz que essa é a palavra da fé que pregamos, a que está no coração. (Romanos 10.8)

Pr. Walter Almeida Jr.
CBL Limeira – Nov. 2012




[1] D. A. Carson, Comentário Bíblico Vida Nova, Editora Vida Nova, pg. 858.
[2] Exposição do Salmo 119 – A Excelência da Palavra de Deus – Rev. Alexandros Meimaridis – pg. 19.
[3] D. A. Carson, Comentário Bíblico Vida Nova, Editora Vida Nova, pg. 858.
[4] Comentário Cultura Bíblica, Introdução e Comentário dos Salmos 73-150, Mundo Cristão, pg. 438.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário