sábado, 8 de agosto de 2015

Estudos Bíblicos na Carta aos Hebreus (2) - Jesus Cristo é superior aos Anjos

Hebreus 1.5-2.4

Em nosso estudo de introdução à Carta aos Hebreus vimos:

ð Que a Carta aos Hebreus foi escrita com o propósito de encorajar os cristãos perseguidos por causa da sua fé no início do cristianismo.
ð Que os destinatários originais eram judeus convertidos que estavam sofrendo agressões físicas e o roubo de seus bens materiais (Hb 10.32-34).
ð Que o autor de Hebreus exorta aos cristãos a permanecerem na fé cristã, sendo fiéis ao ensino do Evangelho (Hb 13.22), pois as consequências da apostasia são irreversíveis e horríveis (Hb 6.4-8; 10.31).
ð Que o estudo da Carta aos Hebreus é relevante, para nós hoje, pelo menos por três razões: Por sua relevância teológica, por sua relevância pastoral e por sua relevância apologética.
ð Que o tema da carta é “A superioridade de Cristo”, e em seu esboço, a carta, mostra como esse “tema é desenvolvido ao provar que Jesus Cristo é superior tanto em sua pessoa quanto em seu sacerdócio”.

Estudamos, também, os vv.1-4 do capítulo 1, com o seguinte tema: Jesus Cristo é a Revelação Superior.

Definimos revelação como o ato de Deus comunicar a sua existência e a sua vontade aos homens. E que Deus se revela de quatro maneiras: através da criação, na consciência dos homens, pela Bíblia e por intermédio de Jesus.

Hoje, vamos estudar Hb 1.5-2.4 com o tema: Jesus é superior aos anjos.

Uma coisa que observamos na carta aos Hebreus é o equilíbrio entre ensino e exortação. Do capítulo 1.1 ao 10.18 os textos são principalmente ensinamentos. Do 10.19 até o final do livro o texto é principalmente de exortação.[1]

Vendo a carta por esse ângulo do equilíbrio entre o ensino e a exortação, vamos estudar o texto, de hoje, vendo (1) seu ensino sobre a superioridade de Jesus em relação aos anjos e (2) a admoestação que isso nos traz.

I. Ensino – Jesus é melhor e superior aos anjos – 1.5-14

A principal palavra bíblica, em hebraico e, também, em grego, para anjo significa mensageiro, e ocorre cerca de 285 vezes no texto sagrado. O ensino sobre a existência dos anjos está em, pelo menos, 34 livros da Bíblia.

Os anjos foram criados por Deus antes da fundação do mundo e num estado de santidade. Eles são seres espirituais que não se reproduzem segundo a sua espécie, não morrem, são completamente distintos dos seres humanos, têm grande poder e são em número incontável – Cf. Sl 148.2, 5; Cl 1.16; Jó 38.6, 7; Jd 6; Hb 1.14; Mc 12.25; Lc 20.36; Sl 8.4, 5; 2Pe 2.11; Hb 12.22; Dn 7.10; Ap 5.11.

Anjos possuem personalidade, isto é, são seres pessoais. Eles possuem intelecto (1Pe 1.12), emoções (Lc2.13) e vontade (Jd 6). Tanto no Antigo como no Novo Testamento, foi possível interagir com eles – 2Sm 14.20; Ap 22.9. São “criaturas morais, alguns sendo caracterizados como santos (Mt 25.31; Mc 8.38; Lc 1.26; At 10.22; Ap 14.10), enquanto outros, os que descaíram, são descritos como seres que mentem e pecam (Jo 8.44; 1Jo 3.8-10)”.[2]

A Bíblia faz menção de anjos bons e anjos maus, também chamados de anjos eleitos e de anjos decaídos (1Tm 5.21; 2Pe 2.4; Jd 6), embora ressalte que todos os anjos foram originalmente criados bons e santos (Gn 1.31), tendo livre-arbítrio.[3]

O povo judeu em sua religião dava muita importância aos anjos, pelo fato de que a Lei foi entregue a Moisés por esses seres espirituais – cf. Dt 33.2; At 7.53; Gl 3.19. Alguns, por isso, chagaram ao absurdo de praticarem culto aos anjos – cf. Cl 2.18.

Portanto, foi necessário que o escritor demonstrasse que Cristo, o centro do Evangelho, é maior que os anjos. Se não fosse assim, ele não seria capaz de persuadi-los a permanecerem fiéis a Jesus em vez de voltar ao judaísmo.

O argumento do escritor teve grande força para os seus leitores originais, porque, ele, citou sete versículos das suas Escrituras, o Antigo Testamento, sendo um deles em 2Samuel e os outros nos Salmos. Usando esses textos, ele, destaca quatro pontos, todos combinados para destacar seu ponto central que Jesus Cristo é melhor que os anjos, sendo em muito superior a eles.[4]

1. Os anjos são apenas anjos – Jesus Cristo é o Filho de Deus – v.5

As citações do Antigo Testamento desse argumento são 2Sm 7.14 e Sl 2.7, textos que  atestam a identidade de Jesus como o Filho de Deus desde a eternidade. Importante observar que o Salmo é citado na primeira parte do v.5 e 2Sm na segunda parte, e ambos fazem referência ao relacionamento entre a primeira e a segunda pessoa da Trindade. Isso nunca é feito em relação aos anjos.

Apesar de os anjos serem chamados coletivamente de filhos de Deus, somente Jesus é o Filho exclusivo Dele – Jó 1.6; Hb 1.5. Assim como os seres humanos, os anjos são chamados filhos de Deus por criação, pois em algum momento da criação eles tiveram inicio (Gn 1.1), e embora estejam exaltados na presença de Deus, eles não são filhos nem herdeiros de Deus (Rm 8.17).[5]

2. Os anjos são apenas adoradores – Jesus Cristo é o adorado – v.6.

O v.6 apresenta Cristo como o primogênito. Aquele que é o herdeiro designado de um Deus que não pode morrer! Por isso, nesse contexto, o termo se refere à eterna divindade de Cristo como o Filho de Deus.[6]

A citação do AT é do Salmo 97.7, referente ao Hino de Moisés em Dt 32 (v.43). O termo deuses no Salmo e nações em Deuteronômio se refere aos anjos e a todas as criaturas naturais ou sobrenaturais como os deuses pagão, produzidos pela mente humana pecadora. (Sl 96.5)

Os anjos são adoradores do primogênito de Deus – Rm 8.29; Cl 1.15, 18. Eles estão ao redor do trono, mas não estão assentados no trono[7]Ap 5.11-13. Em Isaías 6, o profeta os viu fazendo exatamente isso.[8] (cf. Jo 12.41)

3. Os anjos são apenas criaturas – Jesus Cristo é o Criador – vv.7-12.

O v.7 cita o Salmo 104.4 onde há dois conceitos, ambos demonstrando que os anjos são seres inferiores e subordinados a Deus.

Os vv.8, 9 citam o Salmo 45.6, 7, um salmo messiânico com duas ênfases sobre a pessoa de Cristo: 1ª) Ele é o Rei divino que reinará eternamente com excelência e estabilidade; e 2ª) Ele é o Messias, o ungido de Deus, para trazer salvação, cura, consolo,  e libertação aos pecadores (cf. Is 61.1-3; Lc 4.18, 19).

Os vv.10-12 citam o Salmo 102.25-27, onde “Cristo é tratado pelo nome divino de Senhor e visto como o Criador, aquele que permanece imutável em meio a todas as coisas que mudam. Esses versículos abrangem toda a história, mostrando que Cristo existia antes da criação (e é, portanto, desde a eternidade), realizou toda a criação, permanecerá quando toda a criação findar e continuará a existir para sempre.”[9] A comparação feita aqui é entre o Criador, Jesus, e a criação, os anjos. Não dá para comparar!?

4. Os anjos são apenas servos – Jesus Cristo é Rei – vv.13, 14.

O v.13 cita o Salmo 110.1, outro salmo messiânico, que apresenta Cristo assentado à direita de Deus, enquanto aguarda o triunfo final sobre seus inimigos. Jesus Cristo está à direita de Deus reinando soberanamente, todas as coisas estão sujeitas a Ele, pois é Senhor! (cf. At 2.36; Ef 1.21; Cl 2.10; 1Pe 3.22).

O v.14 é claro sobre a função dos anjos: ... enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação? Antes de servirem os que herdarão a salvação, eles servem a Jesus. Eles anunciaram a sua concepção, o seu nascimento, a sua ressurreição, a sua ascensão e a sua segunda vinda – cf. Mt 1.20, 21; Lc 2.8-20; Mt 28.5-7; At 1.11. Os anjos, também, o serviram durante o seu ministério terreno e executarão os seus propósitos nos fins dos tempos – cf. Mt 4.11; Lc 22.43; Mt 13.41; 24.30, 31. Eles o teriam tirado da cruz se fossem ordenados por Ele – Mt 26.53.

Portanto, observando as sete citações selecionadas do Antigo Testamento usadas pelo escritor de Hebreus, nota-se uma progressão. “Elas tratam do eterno relacionamento de Cristo com o Pai, sua vinda ao mundo, sua unção por Deus e seu reinado. Nós o vemos criando e consumando o mundo, assentado e reinando para sempre sobre seus inimigos. Sete nos fala de perfeição. Acabamos de ler um atestado de realeza. Que são os anjos em relação a Ele?”[10]

II. Exortação – 2.1-4 – convém-nos atentar com mais diligência

Como já vimos, o ensino e a exortação fazem parte da estrutura da carta aos Hebreus. Por isso, em meio ao ensino bíblico e teológico da carta, há cinco exortações práticas e diretas: 1ª) Não nos desviemos da Palavra2.1-4; 2ª) Não endureçamos o coração à Palavra3.7-4.13; 3ª) Não sejamos morosos em ouvir a Palavra5.11-6.20; 4ª) Não sejamos obstinados à Palavra10.26-39; e 5ª) Não recusemos a Palavra10.25-29.

Nessa primeira admoestação da carta, somos exortados:

1. A apegarmo-nos ao conteúdo da Palavra – v.1.

A expressão portanto liga a exortação com aquilo que foi dito anteriormente no primeiro capítulo – ... convém-nos atentar com mais diligência para as coisas que temos ouvido... (v.1a). E o que eles tinham ouvido era o puro e simples Evangelho de Jesus Cristo. Deus falou, de maneira final e definitiva, por meio do seu Filho! A consequência do desapego à Palavra de Deus é o desvio da fé – ... para que em tempo algum nos desviemos delas. (v.1b) Um crente desatento pode naufragar ou se destruir espiritualmente. (cf. 1Tm 1.19)

2. A apegarmo-nos a autoridade da Palavra – v.2, 3.

a.    v.2Três coisas a observar: 1ª) A palavra fala pelos anjos – refere-se a Lei de Deus dada por mãos dos anjos – Dt 5.22; At 7.35-53; Gl 3.19; 2ª) Essa Lei permaneceu firme, isto é, valida ou com autoridade para baixar penalidade caso fosse quebrada ou ignorada; 3ª) Toda transgressão à essa Lei recebeu a justa punição. Portanto, como escaparemos nós se negligenciarmos o Evangelho dado pelas mãos do Filho de Deus?

b.   v.3aQuatro lições na pergunta: Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação? 1ª) Só há uma salvação e ela é de DeusSl 3.8; Jn 2.9; 2Tm 1.9; At 4.2; 16.31; 2ª) A salvação é grande em todos os sentidos, por isso a expressão tão grande salvação; 3ª) Essa tão grande salvação pode ser negligenciada – a expressão se não atentarmos significa negligenciar, desconsiderar, desprezar, desvalorizar e não importar-se com (cf. Mt 22.1; 1Tm 4.14; Hb 8.9). Outra forma de negligenciar o evangelho é não crer no seu conteúdo (cf. Is 5.24); 4ª) A punição é certa para o negligente. Qual a resposta à pergunta: Não escaparemos! Se a transgressão da Lei do Antigo Testamento gerou juízo imediato de Deus, imaginem o severo julgamento de Deus sobre aqueles que desprezarem o evangelho da graça[11] (cf. Mt 10.14, 15; Lc 12.47).

3. A apegarmo-nos ao poder da Palavra – v.3, 4.

Três lições da grandiosa salvação que é a manifestação do poder de Deus, por meio da pregação da Palavra: 1ª) Ela é poderosa em sua origemv.3b – ... começando a ser anunciada pelo Senhor... (cf. Mc 1.14, 15; Jo 3.32); 2ª) Ela é poderosa em sua transmissão e recepçãov.3c, 4a – ... confirmada pelos que a ouviram; Testificando também Deus com eles, por sinais, e milagres, e várias maravilhas... (cf. At 4.29-31; Rm 10.17); 3ª) Ela é poderosa em sua distribuiçãov.4b – ... e dons do Espírito Santo, distribuídos por sua vontade? É o Espírito Santo que de forma diversa e soberana presenteia o homem com a salvação.[12] O termo distribuir do grego merismoi, significa atribuir, conceder ou conferir (cf. Rm 12.3; 1Co 7.17)

Concluindo – Uma pequena reflexão final nas palavras de Stuart Olyott:

“É a própria grandeza do Evangelho que tornar a apostasia um perigo. Dar as costas a qualquer outro sistema de crença é simplesmente afastar-se de uma ideia humana. Mas com o evangelho não é assim. Não se trata apenas de uma ideia entre muitas. Deus falou! Sua palavra final à humanidade se encerra em seu Filho. Veja que é o Filho. Não há ninguém maior que ele.

Dar as costas ao evangelho é desprezar a maior pessoa do universo – o seu Criador, Juiz, aquele que pisará sobre todos os seus inimigos, o único em quem há salvação, porque, em si mesmo, ele fez a purificação de nossos pecados.

Neste ponto da carta, cada um de nós precisa fazer uma pausa para considerar como é a nossa relação com Cristo. Estou de fato ligado a ele? Se estiver, minha ligação com ele é mais forte ou mais fraca do que foi no passado?”[13]


Pr. Walter Almeida Jr.
IBL Limeira – 09/08/15




[1] Olyott, Stuart. A Carta aos Hebreus bem explicadinha, Editora Cultura Cristã, 2012, p. 12.
[2] Erickson, Millard J. Introdução à Teologia Sistemática, Vida Nova, 2008, p. 195.
[3] Duarte, Pr. Mateus. Apostila de Angelologia da FEST, Uberaba, MG, p. 26.
[4] Olyott, p. 20.
[5] Casimiro, Arival Dias. Revista Exposição Bíblica – Estudos Expositivos na Carta aos Hebreus, Z3 Editora, 2013, 3ª Lição, p. 11
[6] Olyott, p. 20.
[7] Casimiro, p. 12.
[8] Olyott, p. 20.
[9] Ibid., p.21.
[10] Olyott, p. 22.
[11] Casimiro, p. 14, 15.
[12] Ibid., p. 15.
[13] Olyott, p. 23, 24.

2 comentários:

  1. Gosto muito de ler, aprender e ensinar quando me deparo com estudos como este que são bem explicados. Parabéns aprendi muitas coisas.

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  2. Gosto muito de ler, aprender e ensinar quando me deparo com estudos como este que são bem explicados. Parabéns aprendi muitas coisas.

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