sábado, 13 de outubro de 2012

Salmo 119.9-16



Atitudes Práticas para obediência à perfeita Palavra de Deus


Vimos no primeiro estudo, na introdução ao Salmo 119, que ele é o mais longo dos salmos e o maior dos capítulos da Bíblia. Vimos, também, os oito termos hebraicos usados em todo o salmo para se referir a Palavra de Deus – leis, testemunhos, preceitos ou prescrições, estatutos ou decretos, mandamentos, julgamentos ou juízos, palavra e ordenanças.

Na primeira estrofe de oito versos, 119.1-8, que começa com a primeira letra do alfabeto hebraico Álef, vimos o anseio do salmista pela obediência à Palavra de Deus. Nos versos de 1 a 4 ele foi bem objetivo em mostrar o benefício da obediência à Palavra de Deus e nos versos de 5 a 8 em mostra o anseio, a expectativa e a resolução por uma vida obediente à Palavra de Deus.

Hoje, na segunda estrofe, 119.9-16, que começa com a segunda letra do alfabeto hebraico Bêt, vamos estudar sobre as atitudes práticas tomadas e sugeridas, pelo salmista, após entender os benefícios da obediência e a resolução por uma vida obediente à Palavra de Deus. Então, nosso tema hoje é Atitudes práticas para obediência à perfeita Palavra de Deus.

A estrofe começa apresentando um caso:

De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? (v.9a) – o caso do jovem é bem oportuno pelo fato da juventude ser um período da vida em que a pessoa está sob constante pressão, porque é um momento em que tem que tomar decisões importantes na sua vida e que determinarão, em parte, o seu futuro.
Na juventude há muito vigor físico, mas pouca habilidade para usá-lo; muita autoconfiança, mas pouca experiência para administrá-la; muita vontade, mas pouco conhecimento e sabedoria para orientá-la; enfim a juventude está vulnerável a ação destruidora do pecado.
Por isso, assim como na juventude, o cristão tem que buscar sabedoria, conhecimento e experiência em Deus, pela sua Palavra para poder ser bem sucedido em sua vida. O próprio Deus aconselhou um jovem guerreiro, Josué, a fazer isso, quando o nomeou a uma função mais elevada – Josué 1.8.

Diante disso, que atitude práticas são tomadas e sugeridas pelo salmista para a obediência à perfeita Palavra de Deus?

I. Atitudes Tomadas e Sugeridas – v.9b-12

1. v9bobservar (viver segundo) a Palavra de Deus.

2. v.10buscar de todo coração o Senhor, na Palavra de Deus.

3. v.11guardar no coração a Palavra de Deus, para não viver no pecado.

4. v.12pedir por compreensão da Palavra de Deus.

5. v.13falar a Palavra de Deus.

6. v.14alegrar-se com a Palavra de Deus.

7. v.15meditar e ter respeito (dar atenção) pela Palavra de Deus.

8. v.16 – ficar satisfeito e interiorizar a Palavra de Deus.

Todas essas atitudes práticas tomadas e sugeridas pelo salmista foram regadas pela oração, observe:

v.10b – ... não me deixes fugir aos teus mandamentos, ou seja, não deixes que eu me desvie.

v.12b – ... ensina-me os teu preceitos, ou seja, instrui-me na tua Palavra.

Isso indica que nossos compromissos e atitudes em relação à obediência ao nosso Deus, pela sua perfeita Palavra, devem ser banhados em oração.

Temos que observar, também, que a nossa vida exterior (nosso caminho) é fruto de fatores interiores, todos contidos na Palavra de Deus, centralizados nele em louvor e instrução!

Para terminar, a leitura dessa estrofe na versão linguagem de hoje da Bíblia:

9Como pode um jovem conservar pura a sua vida? É só obedecer aos teus mandamentos. 10Eu procuro te servir de todo o coração; não deixes que eu me desvie dos teus mandamentos. 11Guardo a tua palavra no meu coração para não pecar contra ti. 12Eu te louvo, ó Deus Eterno! Ensina-me as tuas leis. 13Costumo repetir em voz alta todas as ordens que tens dado. 14Fico mais alegre em seguir os teus mandamentos do que em ser muito rico. 15Estudo as tuas leis e examino os teus ensinamentos.16As tuas leis são o meu prazer; não me esqueço da tua palavra.

Pr. Walter Almeida Jr.
CBL Limeira – Outubro de 2012

Um comentário:

  1. Parabéns pelo belíssimo estudo.Aprendi bastanteQue Jesus continue abençoando a sua vida.

    ResponderExcluir