sábado, 6 de outubro de 2012

Salmo 119 – Buscando a excelência da vida na perfeição da Palavra de Deus



Introdução

O Salmo 119 é o mais longo dos salmos e o maior capítulo da Bíblia. Juntamente com o Salmo 1 e 19 exaltam a perfeição da Palavra de Deus. Esse é um salmo acróstico composto de vinte e duas estrofes, uma para cada letra do alfabeto hebraico. Cada estrofe tem oito versos e cada uma dessas linhas poéticas começa pela mesma letra hebraica da estrofe.

Para se referir a Escritura ou a Lei do Senhor, o salmista usa oito termos hebraicos diferentes e cada verso, a exceção dos vs.90, 122 e 132, menciona pelo menos um desses termos. Os termos devidamente traduzidos são: 1) lei; 2) testemunhos, 3) preceitos (prescrições); 4) estatutos (decretos); 5) mandamentos; 6) julgamentos (juízos); 7) palavra e; 8) ordenanças. A palavra promessa é por vezes traduzida como palavra, pois os tradutores buscam o melhor equilíbrio na língua de destino. Ela se refere a qualquer coisa que tenha sido dita por Deus. Como nem tudo o que Deus fala é promessa no sentido nato da palavra em português os tradutores têm optado por traduzir a mesma por “palavra”.

Além destas oito expressões, outras também podem ser usadas para se fazer referência à auto revelação de Deus. Nos vs.3 e 37 encontramos a expressão “teus caminhos” sem o acompanhamento de nenhum dos termos mencionados acima. Já no v.132 encontramos “teu nome” e no v.90 temos “tua fidelidade”. Estas duas últimas expressões servem para se referir primariamente à imutabilidade daquilo que Deus tem decretado.

Na busca da excelência da vida na perfeição da Palavra de Deus, o salmista expressa o seu amor pela Lei do Senhor e o desejo de obedecer-lhe, reconhecendo suas imperfeições e falhas, procurando ser dirigido por ela antes do romper do dia até depois do pôr do sol, observe: 1) v.147 – antes do alvorecer; 2) v.97 – todo o dia; 3) v.164 – sete vezes no dia; 4) v.55, 148 – durante a noite; e 5) v.62 – à meia noite.

Salmo 119.1-8 – Anseio pela Obediência a Palavra de Deus

O Salmo 119 tem como característica, na abertura de cada estrofe, afirmar que a obediência a Palavra de Deus é a chave para a vida. Esses oito primeiros versos mostram o anseio do salmista pela obediência a Palavra de Deus.

Ele, o salmista, sabia que os bem-aventurados são aqueles que vivem pela Palavra de Deus com constância e compromisso (1-3). A Palavra de Deus afirma isso claramente: “Tu ordenaste os teus mandamentos, para que os cumpramos à risca”. (4). Os que buscam a obediência aos mandamentos de Deus não se decepcionam (6), antes rendem graças em um louvor sincero (7). Mas tudo isso na esperança e certeza da presença e cuidado divino (8).

Os versos 1-4 são bem objetivos em mostrar o benefício da obediência a Palavra de Deus e os versos 5-8 em mostra o anseio, a expectativa e a resolução por uma vida obediente a Palavra de Deus.

1. Os benefícios da Obediência a Palavra de Deus – v.1-4

Duplamente bem-aventurados (quão verdadeiramente felizes):

a. v.1os que tem um padrão habitual de vida segundo as Escrituras.
Conf.: Salmo 1.1, 2 – não crê, não se comporta, nem vive como o mundo ímpio. Antes, Palavra de Deus é sua única regra de fé e prática.
Considera a Palavra de Deus mais importante que o mais preciso bem material deste mundo – 119.14, 72, 127, 162, e mais prazerosa que o melhor prazer mundano – Salmo 119.103; Conf.: Pv 13.13; 16.20; 19.16.
Por isso são considerados “irrepreensíveis no seu caminho”.

b. v.2os que assumem um compromisso absoluto – intelectual, intencional e emocional – de obediência a Deus pela sua Palavra (prescrições).
“... de todo o coração...” – refere-se a intelecto, intenção (vontade) e emoção (sentimentos) – conf.: 119.7, 10, 11, 32, 34, 36, 58, 69, 70, 80, 111, 112.
Como compromisso absoluto aparece seis vezes – 119.2, 10, 34, 58, 69, 145.

c. v.3Pelo compromisso absoluto de uma vida em obediência as Escrituras “não praticam iniquidade e andam nos seus caminhos”.
“não praticam...” – literalmente: tomaram uma decisão firme de não praticar.
“... caminhos.” – termo hebraico derek que literalmente significa hoje “estilo de vida”.

d. v.4 Tu ordenaste os teus mandamentos, para que o cumpramos à risca.
Tu ordenaste... – ênfase “Tu mesmo”.
... mandamentos... – (preceitos) termo hebraico mitswah que traduz a ideia simples de fazer o que lhe é ordenado.
v.4b “... para que o cumpramos à risca.” NVI “para que sejam fielmente obedecidos”.

“O benefício do compromisso absoluto de uma vida em obediência as Escrituras é ser verdadeiramente feliz independentemente das circunstancias vividas durante o período da existência humana”.

2. O anseio, a expectativa e a resolução por uma vida obediente a Palavra de Deus – v.5-8

a. v.5 – “Tomara que sejam firmes os meus passos...” – quem dera eu fosse assim – o salmista desejava apaixonadamente obedecer a Palavra de Deus. Conf.: v.8b – “... não me desampares jamais”.
“... para que eu observe os teus preceitos.” – preceitos, termo hebraico piqqud que sugere a aplicação da Palavra de Deus às mínimas coisas da vida.
Se o anseio do salmista em obedecer a Palavra de Deus se tornasse realidade, ele sabia que isso se aplicaria a todas as áreas de sua vida.

b. v.6 – Essa era a expectativa do salmista, ele não seria envergonhado, isto é, não se decepcionaria nem se desapontaria com a vida a luz dos mandamentos de Deus.

c. v.7 – Dar graças, louvar a Deus, de coração pela vida e por  ter aprendido do próprio Deus, os Seus retos juízos dele.
Render-te-ei graças – canto, ação de graças, regozijo, louvor – 119.54; 62; 164; 171.
juízos – termo hebraico mishpat vem do verbo “dar sentença” e significa decidir o que é certo e o que é errado.

d. v.8 – A resolução aqui é simples, mas firme e enfática – Cumprirei os teus decretos...
decretos – termo hebraico hoq derivado do verbo gravar e significa aqui algo como “gravar na pedra” para perpetuidade.
... não me desampares jamais”. – a ideia dessa afirmação ou pedido é: “eu tomei a decisão de obedecer o que o Senhor me ensinou me abençoe ou eu sei que o Senhor vai me abençoar”.

O desejo de viver em absoluta obediência a Palavra de Deus deve levar o cristão a tomar a firme decisão de buscar, guardar, considerar e praticar o ensino das Escrituras, para uma vida verdadeiramente feliz.

Pr. Walter Almeida Jr.
PIBLL – Outubro de 2012
________________________________________________________________________

Bibliografia

Bíblia Anotada, J. C. Ryrie, ARA 2ª Edição, SBB e Mundo Cristão.
Bíblia de Estudo McArthur, ARA 2ª Edição, SBB.
Bíblia Sagrada, ARA 2ª Edição, SBB.
Bíblia Sagrada, NVI, SBI.
Comentário Bíblico Vida Nova, D. A. Carson, Vida Nova.
Estude a Bíblia, Alan M. Stibbs, Shedd Edições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário