terça-feira, 25 de setembro de 2012

Confiança total em Deus



Salmo 62

O Salmo 62 faz parte do segundo livro que compõe os Salmos, o primeiro vai do 1 ao 42 e esse, o segundo, do 43 ao 72. Ele era usado para canto no templo.

O salmista o dividiu para canto em três partes – 1ª) v.1-4; 2ª) v.5-8 e; 3ª) v.9-12. Observe que para cada parte a uma pausa. A Bíblia usa o termo Selá ou Pausa.

Quando Davi escreveu este salmo, estava enfrentando traição e perseguição. Isso o angustiava muito, pois possivelmente era seu filho Absalão que o estava enfrentando com falsidade, calunia, traição e perseguição.

Olhando para nós hoje, vivemos em uma sociedade em que temos muito a temer e nada em que confiar. Pois a situação está tão difícil em termos de relacionamentos que temos dificuldade de fazer amizades duradouras. Não nos confiamos e nem confiamos praticamente em ninguém.

Uma pergunta surge nessa situação nebulosa: Então, onde encontrar abrigo, confiança e segurança em todos os sentidos? O salmo responde: Somente em Deus!

Quando pensava e estudava descobri algo interessante nos versos 1, 2, 4, 5, 6. Eles tem um pequeno termo, em comum, em hebraico que significa literalmente “ainda assim”, que foi traduzido como “somente e só” nas versões ARA e ARC.

Observando isso, com a ajuda dessa pequena partícula hebraica, pude entender algo importante nesses versos sobre a tentativa mundana e maligna de minar a nossa confiança em Deus.

1º) No mundo em que vivemos as pressões para nos afastarmos da confiança em Deus são muitas, “ainda assim” (v.1 – somente) – A minha alma espera somente em Deus; dele vem a minha salvação.

2º) No mundo muitas formas de resistências são oferecidas para abandonarmos nossa confiança em Deus, “ainda assim” (v.2 – só) Só ele é a minha rocha e a minha salvação; é a minha defesa; não serei grandemente abalado.

3º) No mundo há muitas maquinações contra a nossa vida, em palavras e atitudes, para abalar nossa confiança em Deus “ainda assim” (v.4, 5 – somente) “Ó minha alma, espera somente em Deus, porque dele vem minha esperança”. (v.5)

4º) No mundo inúmeras maneiras de defesa são oferecidas em lugar da nossa confiança em Deus, “ainda assim” (v.6 – Só) “Só ele é a minha rocha e a minha salvação; é a minha defesa; não serei abalado”.

Com isso em mente, vamos observar as três partes desse salmo, que expressa claramente em quem confiar a nossa vida, as bênçãos advindas dessa confiança, em que confiam os homens e o poder, a graça e o julgamento divino.

I. Primeira Parte – v.1-4 – Em quem confiar a nossa vida

1. Em Deus, ele é o único digno de nossa total confiança – v.1, 2.

2. Não nos homens, eles vivem uma crise por causa do pecado – v.3, 4.

II. Segunda Parte – v.5-8 – As bênçãos da confiança total em Deus

1. Deus protege a nossa fé e a nossa vida – v.5, 6.

a. v.2b – ... não serei grandemente abalado.
b. v.6b – ... não serei abalado. Após refletir e enfrentar aquela difícil situação e sair vitorioso, Davi, afirma: em nada serei abalado!

2. Estimulo para anunciar e ensinar ao povo sobre o nosso Deus, para que possam depositar também a sua fé Nele – v.7, 8.

III. Terceira Parte – v.9-12 – Em que confiam os homens e o poder, a graça e o julgamento divino

1. Os homens são todos iguais e só confiam neles mesmo e no que podem ter – v.9, 10.

2. A Deus pertence o poder e a graça (misericórdia) – v.11, 12a.

3. Deus vai julgar o mundo com justiça – v.12b.

Conclusão – Para responder e pensar:

1)      Em quem confiamos a nossa vida?
2)      Temos desfrutado da proteção divina e falado de nossa fé?
3)      O que esperamos do poder e da graça de Deus no julgamento final?

Nenhum comentário:

Postar um comentário